terça-feira, 7 de junho de 2011

OBRAS PÚBLICAS À LA NABANTINA

A empreitada em curso na Estrada do Convento já aqui deu que falar. Volta-se ao assunto porque o subempreiteiro encarregado da  consolidação dos taludes não teve dúvidas: perante um projecto mal executado, respeitou-o de forma estrita. O muro de suporte que logicamente devia estar atrás da árvores, obedece estritamente aos parâmetros indicados no projecto... que visivelmente não teve em conta a existência das árvores...
...apesar de haver muito espaço livre, o que teria permitido alargar a via, deixando-as  no passeio a construir. Agora andam lá trabalhadores de outra empresa "para desenrascar a situação".
As fotos acima mostram o talude (ribanceira) entre o parque de estacionamento e a Estrada do Convento. Era suposto que as obras em curso naquela artéria resolvessem de vez e de forma adequada o problema da sua urgente consolidação. Pois não senhor! Nesta última foto apercebe-se, à direita e entre as árvores, o novo muro de betão, lá em cima. Tudo indica, por conseguinte, que vamos continuar a ter uma paisagem tipo século XIX decadente... enquanto não houver desabamento.
Na mesma área, o empreendimento ParqT -que já tanto deu que falar- previa imensas maravilhas, entre as quais uma vasta zona arborizada e ajardinada no terraço. Foram até colocados projectores, um dos quais se vê nesta foto.
Apesar de ter ao seu serviço 574 funcionários, a autarquia não tem jardineiros. Os espaços verdes urbanos são manutencionados por sociedades privadas, em regime de avença. Não admira por isso que o previsto espaço ajardinado, na cobertura do parque de estacionamento, agora propriedade da autarquia, esteja neste estado. A dez metros dos Paços do Concelho, que rico postal turístico!
Deixado aos caprichos da natureza, o citado espaço a ajardinar até tem sistema de rega automática e tudo, conforme se vê na foto. O que não impediu a morte prematura de várias árvores plantadas logo no início.
Para finalizar, por agora, o sumptuoso ascensor, totalmente inútil, visto que as instalações para café/pastelaria/cervejaria/bar/esplanada, que se vêem ao fundo, à esquerda, nunca chegaram a abrir... Bem dizem os lordes conservadores ingleses: "Não se pode dar muito dinheiro ao pobres. Estragam tudo, sujam tudo e fazem demasiado barulho!"

6 comentários:

Anónimo disse...

UMA questão de "Bonecas"

Não o fiz enquanto a discussão andou nas redes sociais, propositadamente porque acho importante estes movimentos de opinião. Embora por vezes eles tenham um lado um pouco negativo de algum facilitismo, particularmente neste mundo pós-facebook, na forma por vezes ligeira e pouco esclarecida como se discutem os assuntos.

O caso de que aqui falo é o das chamadas "bonecas dos tabuleiros" que faziam parte do projecto ornamental da rotunda das discórdias, aquela ali junto à "ponte nova", e que Paiva ou Corvêlo, não estou certo qual dos dois, decidiram em nome do município não colocar.

Pois bem, agora que a discussão se fez, e chegou já à Câmara que decidiu voltar atrás e apoiar este movimento, já me sinto mais livre para dar a minha opinião, mesmo sendo ela contra corrente. Na verdade, acho que a decisão de não respeitar o projecto e não colocar lá aquelas figura foi das poucas decisões de bom senso que vi nos últimos anos alguém do PSD tomar na Câmara.

Posso vir a enganar-me, mas estou convencido que quando elas lá forem colocadas muito mais gente vai pensar como eu. Não consigo mesmo perceber como pode alguém ter projectado aquilo daquela forma. Figuras em silhueta numa rotunda!!

Para que fique claro (que isto quando toca à Festa é tudo muito sensível!), não está em causa a existência do tema Festa dos Tabuleiros na rotunda. Sempre defendi que esse ou os Templários, deveriam ser o tema dominante do que quer que lá estivesse. O que não me agrada é mesmo a execução estética da coisa. Claro que o "gosto" é uma coisa subjectiva, mas neste caso não me oferece grandes dúvidas.

O que não quer dizer que, estando as "bonecas" já construídas, elas não pudessem ser aplicadas noutro sítio. Podiam e deviam, e por exemplo a ideia de as colocar no muro (também polémico, mas na minha opinião de polémica exagerada) junto às moagens, era uma ideia muito mais interessante e de gosto muito menos duvidoso.
Enfim, vamos ver como fica. Pode ser que eu não tenha razão."

"ALGURES POR AQUI" em liquidatária!

Alferedes Bruno reformado mas sem chular disse...

Estas obras que nos envergonham, bem como desleixo do PARQUE atrás da Câmara, mostram a ESCUMALHA QUE GERE A CÃMARA

Anónimo disse...

Será que o RELVAS (talvez por se tratar de matagais...) tem alguma coisa a ver com este este estado de coisas?

É que já estou com flta de "alembradura"...

O moço é presidente,há muitos anos,da Assembleia Municipal de Tomar ou da Assembleia de Caçadores do Minjoelho?

Anónimo disse...

Da Assembleia de Caçadores de Reais, Euros, Cargos, etc!, com sede na Lapa, em Lisboa!!!!!!

Anónimo disse...

E os barrotes que estão a segurar dois prédios na rua da Gráfica (Rua Silva Magalhães), desde a última Festa dos Tabuleiros?
Esperam que os barrotes apodreçam e se partam ?

Anónimo disse...

A Labreguiçe no seu melhor!