sábado, 18 de junho de 2011

DINHEIRO MAL GASTO...

Foto Rádio Hertz (modificada)

Na edição de hoje do programa "À mesa do café", uma iniciativa conjunta Rádio Hertz/Tomar a dianteira, o convidado foi António Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais. Já no terceiro mandato como autarca  eleito em listas do PSD, quando questionado sobre os principais problemas da maior freguesia do concelho em termos populacionais, referiu a falta das máquinas para a manutenção das vias e o saneamento nalgumas zonas periféricas.  Citou nomeadamente Palhavã, Marmelais e o Alvito. Insuspeito de ser anti-PSD, o autarca confirmou assim aquilo que aqui tem sido referido bastas vezes, na tentativa até agora vã de acabar com a geral indiferença dos eleitores nabantinos: a câmara esbanjou e continua a esbanjar milhões, em obras de discutível utilidade (Rotunda, Mata, ex-estádio, pavilhão, campos de ténis, etc) e agora não dispõe de verbas para acudir à necessidade básica que é o saneamento, designadamente em áreas arrabaldinas da principal freguesia urbana. Como se tais dislates não bastassem, têm-se sucedido nos últimos tempos as deliberações do mesmo tipo -400 mil euros para a segurança dos dois parques de estacionamento, 200 mil euros para o boletim municipal de propaganda, 350 mil euros para os transportes urbanos, onde cada passageiro paga 200 escudos = 1 euro por viagem, mas dá um prejuizo de 260 escudos = 1,29, segundo as contas do vereador Luís Ferreira. Temos assim viagens urbanas de autocarro a 460 escudos cada passageiro = 2,29 euros, só para cobrir os custos. Gente rica é outra coisa!
Ensimesmados, indiferentes, mas alegres, os tomarenses devem estar convencidos de que vai ser possível suportar tal despautério até ao final de 2013. Aguardemos...

Manda a verdade dizer que, em matéria de despesas desconchavadas, o executivo tomarense tinha um excelente exemplo no governo PS, que agora termina -finalmente!- a sua atribulada carreira. O gráfico supra, copiado da revista L'EXPRESS de 1 deste mês, que cita a JANE'S DEFENSE, mostra uma curiosa infografia de barras, até agora nunca reproduzida na imprensa portuguesa: a evolução dos orçamentos de defesa/despesas militares de vários países, até 2015, divididos em dois grupos. Os das barras acima da linha tencionam aumentar essas despesas. Os outros, das barras abaixo da linha, dimuí-las. No grupo das nações que vão reduzir as despesas militares, temos, da esquerda para a direita, em sentido percentual ascendente, Espanha, Japão, França, Itália, Holanda, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Grécia e Áustria, com este último país a prever uma redução da ordem dos 30%.
Também em sentido percentual ascendente, mas da direita para a esquerda e em termos de aumentos previstos, aparecem Dinamarca, Canadá, Irão, Austrália, Paquistão, Noruega, Portugal, Egipto, Argélia, Polónia, Israel, Síria, Arábia Saudita, Rússia, Turquia, Qatar, Venezuela, Malásia, Índia, Indonésia, Argentina, Brasil e China.  Portugal aparece assim muito bem acompanhado e com uma previsão de aumento das despesas militares da ordem dos 25%. Agora só falta apurar onde tencionava o governo Sócrates conseguir recursos para tão estranha opção. Ele há coisas do arco da velha! Um país na miséria procurando imitar outros com petróleo. Nunca o diabo vira antes semelhante coisa! E a comunicação social portuguesa a fingir que não sabe de nada...

4 comentários:

Anónimo disse...

Que eu saiba Portugal não está em guerra com ninguém, temos aliados em tudo quanto é lado, de nada vale continuar a esbanjar dinheiro com a defesa, defender de quê ou de quem?!

Canalizem mas é no dinheiro para a agricultura, precisamos de ser auto-suficientes a nível dos alimentos e gerar emprego para a população, deixem as brincadeiras da guerra para os outros que ganham a vender material bélico e com o petróleo.

Paulo Silva

Anónimo disse...

Tomar é o espelho do país! Há muito que se decidiu enveredar por obras de fachada de utilidade duvidosa e inutilidade mais que evidente!
Agora aqui-del-rei que não há graveto para o mais importante!
Pois...depois da casa assaltada, trancas à porta!!!

Anónimo disse...

Afinal qual foi o mote da conversa com o dinossáurico presidente da junta de Santa Maria? O despesismo autárquico (juntas de freguesia e suas fandangadas incluídas... excursões pró pagode, com frango e vinho tinto, pastéis de bacalhau e vinho branco, etc...), referido no inicio do post do Provedor, associado ao péssimo planeamento e falta de visão integrada do seu amigalhão, alcunhado barão da Trofa, que sem trono na sua terra, veio estragar a dos outros, que hoje fingida e hipocritamente diz gostar – pudera foi cá que granjeou tacho à conta dos papalvos –, ou a eloquente e elevada discussão técnico/económica/social, que sobressai de noventa por cento do texto desenvolvido?
Eu, que não ouvi o ímpar programa radiofónico, não fico esclarecido!
Mas se o tema foi o versado nos tais noventa por cento, atrevo-me a avançar: o sr. presidente da junta para presidente da câmara, já!
“E a comunicação social local a fingir que não sabe de nada...”

Anónimo disse...

O "sr. António da Junta" fez o que sabe fazer: mostrar-se para a foto. Em terra de papalvos com a mania de eruditos é suficiente para "segurar o lugar", da Junta, claro.
É preciso ser descarado para falar em despesismo da câmara quando na Junta se organizam passeios para milhares de reformados.Pudesse o sr. António ir ao Pote Grande e outras festas haveria.