sexta-feira, 3 de junho de 2011

Como os estrangeiros residentes vêem os portugueses - 6


"Finlandesa, 27 anos, Sanna Nyyssölä está em Portugal à procura de trabalho. "É mais complicado aqui do que na Finlândia e é difícil porque sou estrangeira, mas estou a tentar." Bem humorada, avança: "Não levem a mal. Eu e a minha família sempre achámos que a Finlândia devia participar no apoio a Portugal. Fazer parte da UE também é ser responsável pelo bem-estar dos outros países."
Corria o ano de 2006 quando Sanna, ainda estudante de Musicologia na Universidade de Helsínquia, chegou pela primeira vez. Passou uma semana em Lisboa. Visitou a cidade e os arredores e, como boa turista,  quis ouvir o fado. "Foi no Restaurante Caldo Verde, no Bairro Alto, que descobri o fado vadio. Apaixonei-me pelo fenómeno e pensei que podia ser um bom tema para tese de mestrado." Dito e feito. Um ano mais tarde estava de volta para estudar. Teve uma bolsa durante dez meses e, entretanto, trabalhou no serviço de música da Fundação Calouste Gulbenkian, deu aulas de finlandês nos cursos de verão da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e concluiu a tese. Apresentou-a em Helsínquia e voltou para Portugal.
"Temos de trabalhar. Cá é tudo mais relax e às vezes precisamos de perguntar as mesmas coisas muitas vezes para conseguirmos uma resposta. Estou a enviar o currículo para teatros, produtoras, festivais. Estranho que não respondam. Nem sei se receberam." Se não encontrar trabalho, Sanna partirá: "Agora tenho saudades da neve, depois vou ter saudades das praias. Mas primeiro vou tentar. Os portugueses também precisam de ser persistentes. Quando querem uma coisa, devem lutar por ela. Por exemplo, os artistas que cantam fado vadio dizem que o fado que a Marisa canta não é exactamente fado. Mas admiram-na e , no íntimo,  gostavam de ser como ela. Vocês admiram algumas coisas que temos no norte da Europa, mas têm de se atrever a lutar por elas. E agora é a hora!"
Sanna também conhece os vídeos da fama. Acha-os até muito engraçados: "O português relata a história das conquistas portuguesas e lembra que mandaram roupas para nós durante a Segunda Guerra Mundial. É um trunfo vosso, mas têm outros. O vídeo finlandês é mais bem-humorado e apesar de tudo não fazemos piadas com a situação das finanças portuguesas."

Texto de Célia Rosa, Fotografia de Orlando Almeida/Global Imagens
Revista NS/Diário de Notícias, 28/05/2011

Sem comentários: