quinta-feira, 16 de junho de 2011

ANÁLISE DA IMPRENSA REGIONAL DESTA SEMANA





Como habitualmente, quem desembarque em Tomar à quinta-feira e leia a imprensa da zona, ficará com a impressão de que Pangloss, o célebre personagem de Voltaire, tinha razão: na região nabantina vai tudo pelo melhor, no melhor dos mundos possíveis. Desta vez, apenas uma excepção notória -Na primeira página de CIDADE DE TOMAR, Corvêlo de Sousa admite haver quem tenha interesse na sua demissão, conquanto não saiba quem. O que se percebe, pois na verdade ninguém parece desejar SÓ a sua demissão, mas a de todo o executivo. Única maneira de evitar que se mude um pouco, para que tudo possa continuar na mesma...ou pior!
Na mesma linha, convirá ler no referido semanário a relativamente longa análise de Hugo Cristóvão, o presidente do PS local, sobre as causas da recente derrota socialista a nível nacional, na qual apenas um ou dois parágrafos referem a situação local. Nós, os tomarenses, somos assim. Pretensos herdeiros dos navegadores de antanho, quando na verdade descendemos dos que cá ficaram, tendemos para o universalismo em detrimento do urbano. Julgamos ter soluções para os problemas alheios, sendo porém incapazes de resolver os nossos.
Outro indício desta estranha idiossincrasia nabantina é a manchete d'O TEMPLÁRIO: "Mais de 700 tabuleiros na festa". Em época de grave crise, cuja resolução está por encontrar, é algo que só pode levar a longas meditações, tendo como eco profundo a velha exclamação latina Oh tempo! Oh costumes!
Exagero da minha parte? Quiçá. Repare contudo o leitor na manchete d'O RIBATEJO: "Bombeiros cortam serviço de doentes ao hospital (de Santarém) por dívidas". O dito cujo deve-lhes 50 mil euros e a câmara escalabitana 150 mil. Apesar desta última não patrocinar desfiles de 700 tabuleiros...
O leitor continua a duvidar da bondade do meu raciocínio? Pois então faça o favor de ler esta chamada de título, na primeira página d'O MIRANTE: "Homem morreu trucidado por um comboio no Entroncamento. Usava aparelho auditivo e estava na linha porque não há passagens desniveladas para passageiros." Na mais movimentada gare ferroviária do país, apesar dos milhares de milhões de euros aqui despejados por Bruxelas, ainda não há passagens subterrâneas. Mas há dinheiro para rotundas, para pavilhões, para campos de ténis, para festas e para oferecer excursões comezaina+tintol+bailarico, como forma de conquistar votos futuros...
E depois aparecem uns leitores extremamente simpáticos, especialistas em achismo, a garantir que afinal a grave crise em curso não resulta dos maus políticos, dos maus gestores e do mau governo. Não senhor! Os verdadeiros culpados, acham os citados comentadores, são os aposentados com pensões minimamente dignas. Foram eles que geraram os monstruosos défices do governo central, dos governos regionais, das autarquias e das empresas públicas. Aquele primeiro-ministro que resolveu aumentar a função pública em 3,9%, já durante a crise mas em véspera de eleições, foi apenas um político benemérito. Tanto assim que, dois anos mais tarde, implementou o corte de 10% sobre os vencimentos e pensões antes melhorados. Ganda país! Ganda povo!

7 comentários:

Anónimo disse...

Numa altura de crise profunda parece que anda tudo maluco, há subsídios para tudo o que é festa, porque raio não acabam com os subsídios e usam o dinheiro para criar Emprego no concelho? invistam o dinheiro em vez de o deitar para o lixo, cortem onde menos falta nos faz, quem quiser festejar que pague a festa. A câmara de Tomar já tem dividas a mais, poupem ou invistam o dinheiro.

Paulo Silva

Anónimo disse...

Nunca Tomar fez lembrar tão intensamente o barco "Titanic": a afundar-se e já praticamente sem salvação, mas com a orquestra a tocar no salão para entreter e distrair os viajantes.
Entretanto, Relvas já saiu no primeiro salva-vidas (a motor). Levará o outro coveiro da cidade (Paiva) de reboque? Veremos. Este País já não é para gente séria.

Anónimo disse...

Vai gozando da choruda aposentação que recebes sem direito, que dentro de meses começa a minguar.

Se a crise se rsolvesse só com isso, era bom era. Mas é ainda preciso acabar com outras mordomias, como por exemplo os militares que ao fim de vinte anos vêm para casa ganhar o ordenado quase por inteiro.

Anónimo disse...

Ganda Rebelo !

Anónimo disse...

Prezado Professor,
Bem-vindo de novo ao combate! Tem razão ao classificar a nossa comunicação social de fraca. O Senhor destaca, na sua revista da Imprensa Regional, a chamada de atenção do Cidade de Tomar, na primeira página, sobre rumores que falam da iminente saída de Corvelo de Sousa do cargo de presidente da Câmara de Tomar. Trata-se de um assunto abordado pela Rádio Hertz no princípio da semana. Compare, Prezado Professor, os dois textos.
Outra situação: tanto o Cidade de Tomar como o Templário fazem referência a uma notícia do diário Jornal de Notícias, acerca de Miguel Relvas. Na parte transcrita lê-se, entre aspas, que Miguel Relvas “vai assumir a Presidência do Conselho de Ministros e os Assuntos parlamentares”. O Prezado Professor sabe que a Presidência do Conselho de Ministros é da responsabilidade do Primeiro-Ministro, Chefe do Governo. Era assim no tempo de Salazar, foi assim no tempo de Marcelo Caetano e penso que tem continuado a ser assim depois do 25 de Abril. Acho que estão a fazer confusão entre Presidente do Conselho de Ministros e Ministro da Presidência. Se estou errado, peço-lhe o favor de corrigir. Estou um bocado confuso. Se calhar, por pertencer a um tempo diferente.
Os melhores cumprimentos.

Unknown disse...

Para comentador(a) das 20:11

Tem toda a razão. Também estranhei o título, que atribuí a falta de revisão. Agora até já se conhece a respectiva designação oficial: "Ministro adjunto da Presidência e dos Assuntos Parlamentares.
Oxalá tenha e tenham muita sorte, que bem precisados estamos.

Anónimo disse...

Embuste anda mesmo dissociado da realidade! Não sabe quem o quer ver pelas costas, afirma ele!

Pois bem, querido presidente! A resposta é: TODOS!!!

São os que querem o seu tacho, são os seus "amigos" da política, são os seus inimigos da política, e são os cidadãos que têm um palmito de inteligência na testa e que de há muito perceberam que V.Exª não dá uma para a caixa no lugar que ocupa...