sábado, 25 de junho de 2011

RECORTES DA IMPRENSA DE HOJE

O mal menor - Conselhos na hora certa

"É fácil ditar regras. Deve ser por isso que publicações do mundo inteiro se esfalfam em estabelecer leis sobre todas as coisas. De "como salvar o seu casamento" até "como ficar rico sem fazer força", passando por "truques fantásticos para obter orgasmos múltiplos na terceira idade", tudo parece caber dentro de fórmulas matemáticas.
Aproveitando que há um novo governo a começar a funcionar, logo, a precisar de todas as ajudas e opiniões sobre a melhor maneira de se portar, vou também meter a minha colher na conversa. Seguem as "Leis de Edson", para quem quer dar certo na vida. Você também pode ponderar adoptá-las. Não sei se vão resultar no seu caso, só sei que comigo a coisa tem, quase sempre, funcionado:

1. Não seja parvo. Por via de regra, as pessoas são parvas ou loucas de babar na gravata, ou de correr atrás do avião para anotar a matrícula. Apenas uma minoria tem o cérebro em pleno funcionamento (aonde você, claro! se inclui). E é essa gente que tem alguma chance de dar certo no que quer que seja. Nem é preciso ser génio. Basta ser menos idiota do que os outros.

2. Trabalhe. É triste ter de afirmar isto. Mas ainda não inventaram um negócio onde se possa ganhar dinheiro sem trabalhar. Do céu, amigo leitor, só cai chuva e avião.

3. Seja pessimista. Tudo na vida que tende a dar certo, costuma dar errado. E tudo o que tende a dar errado, com certeza dará. O pessimista nada mais é do que um optimista bem informado. E o único que faz planos alternativos, para o caso das coisas não saírem como planeado. Num mundo em que tudo é novo e muda do dia para a noite, o melhor é não contar com o ovo dentro da galinha, e estar preparado para o pior. E rezar para estar enganado.

4. Tenha humildade. Por incrível que pareça (e por mais injusto que seja), excepto a sua mãe, toda a humanidade acha que você é bem pior do que aquilo que imagina.E acredita que seria um excelente negócio comprar você pelo que vale mesmo, e vender depois por aquilo que você pensa que vale. Todas as manhãs, olhe-se ao espelho e faça uma rigorosa autocrítica. Quanto mais acreditar que é espectacular, mais terá chances de estar enganado. Gostar de si mesmo é bom. Mas não se esqueça que o amor embrutece.

5. Nunca desista. Mas, às vezes, deixe de insistir. Perseverança é uma coisa; teimosia é outra bem diferente.

Ou como diria o meu Tio Olavo: "Para vencer na vida, não é preciso ser o melhor. Basta ser o mal menor."

Edson Athayde, jornal i, 25/06/2011


ANDAMOS SEMPRE A APRENDER...

Sinto-me um pouco culpado, pois aconselhei esta manhã a urgente compra d'O PÚBLICO, cujo suplemento FUGAS publica seis belas páginas sobre a nossa Festa Grande, numa feliz iniciativa patrocinada pela delegação local do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo. Só depois tive a pouco grata surpresa de encontrar várias inverdades, do tipo "o Infante D. Henrique Grão Mestre da Ordem de Cristo... ... ... que traz para a antiga casa militar do castelo, entretanto transformada em convento, um grupo de frades orantes." Ou ainda que, antes das construções renascentistas de D. João III, as janelas do primeiro piso do coro manuelino eram três, quando actualmente restam vestígios de cinco.
O mais interessante, contudo, é que aparece na reportagem algo que até aqui me era inteiramente desconhecido: "Triste é ver a janela a ser comida por líquenes invasivos. Só terão aparecido depois da plantação de coníferas na Mata dos Sete Montes... ... ... Procurava-se imitar as matas de Sintra que, por sua vez, reproduziam as florestas alemãs. Mas Tomar não é Sintra e o efeito foi encher de líquenes as pedras do convento."
Vejam só e vejam bem! Finalmente uma explicação articulada para os líquenes -ainda por cima glutões, ao que parece- que a dada altura terão infestado não só a Janela do Capítulo, mas todo o convento. E eu, que já conheço a Janela há uns bons 50 anos, sem nunca ter dado por nada! Pela excelente razão que os tais líquenes glutões, se existem e comem mesmo alguma coisa, conseguem disfarçar muito bem. A janela continua impecável, apenas com a natural patine dos seus 500 anos de exposição às intempéries  e sem as duas imagens laterais, entretanto desaparecidas. Mas como dizia a minha falecida mãe, "lá mais para o fim do mundo, havemos de assistir a coisas extraordinárias." Como por exemplo esta de arranjar histórias da carochinha para tentar justificar uma inútil, insólita, nefasta e perigosa limpeza/lavagem da janela. Felizmente que estamos em crise e deixou de haver dinheiro para folias fantasmáticas!

1 comentário:

Anónimo disse...

Se o Assis ou Seguro (PS) se entender com o Coelho/Portas (PSD/CDS) vamos ter os executivos homogéneos (de um partido só), "vigiados" pela Assembleia Municipal.

Pensemos o que seria cá em Tomar com o Paivão mais seis, com o Corvelo mais seis - todos laranja! - sem ninguém da oposição por dentro do executivo.

Se já é uma desgraça com a existência de vereadores não laranja, com o laranjal único vai ser o fim da picada.

Passam a fazer reuniões ligeiras no "Pepe" e mais completas no "Alminas" ou no "Piri-Piri" com almoço a acompanhar e a malta a pagar!!!!! Nem precisam de utilizar o (chamado) salão nobre da Câmara.

O que dirá disto o Ferreira das farturas, os Hugos apoiantes do Tozé Seguro?!

Vão ser mais quatro anos fora da Câmara e sem vereadores!!!!!

Vai lá vai!!!!
Maravilha!!!!!