terça-feira, 28 de junho de 2011

ORA ATÉ QUE ENFIM...

Foto Rádio Hertz, com os agradecimentos de TaD
Em declarações à Rádio Hertz, que podem ser lidas no respectivo site, o vereador Carlos Carrão admitiu os graves inconvenientes provocados pelo excesso de temperatura na tenda-mercado. Acrescentou que "Estamos a tentar minorar os problemas. Instalámos uma rede e agora segue-se a abertura por cima da tenda, no sentido de haver circulação de ar. Não temos condições para avançar com um edifício novo, que é o objectivo de todos nós."
Tais declarações aparecem na sequência do nosso texto "Mercado, sauna e soluções", aqui publicado em 24 do corrente. É, todavia, evidente que uma coisa nada tem a ver com a outra. Desde logo porque, como é do conhecimento geral, os nossos distintos autarcas se recusam a descer ao nível de Tomar a dianteira, pelo que nunca lêem o que aqui se escreve. Depois, porque um autarca digno desse nome nunca deve dar o braço a torcer, sobretudo quando se trata de adoptar soluções propostas pelo inimigo principal. Finalmente, porque o senhor vereador já tinha a solução na cabeça, faltava-lhe era tempo para a expor, tantos são os problemas que o atormentam, entre os quais avulta a questão da sucessão, com o actual rei a nunca mais se resolver a abdicar. Ficamos portanto entendidos, de uma vez por todas: A solução agora apontada pelo distinto vereador senhor Carrão, não tem de perto nem de longe qualquer relação com a proposta publicada em Tomar a dianteira em 24 de Junho.
Segue-se agora o exacto oposto. A ideia do ilustre autarca, segundo a qual "avançar com um novo edifício...é o objectivo de todos nós", é que não tem mesmo qualquer relação com o que já aqui foi escrito. Pelo contrário. Sempre aqui foi defendido e continuará a sê-lo, que o actual mercado deve ser preservado, melhorado e adaptado às actuais exigências regulamentares. Sabemos ser uma posição que não agrada às empresas de construção e obras públicas, que gostam sempre mais de deitar abaixo e fazer novo, mas o que nos preocupa são os tomarenses todos. Não meia dúzia de criaturas habituadas a viver à custa do Estado, que o mesmo é dizer à custa de todos nós, os que pontualmente pagamos impostos. Pode, por conseguinte, o respeitável eleito Carrão ir aproveitando o tempo de mandato que ainda lhe resta para tirar o cavalinho da chuva. Não haverá edifício novo, nem fórum, nem centro comercial, nem mais obras megalómanas e praticamente inúteis. E era igualmente bom que também não houvesse mais passeios "tintol+comezaina+bailarico", à custa do orçamento camarário. É chegado o tempo de começar a respeitar a genuína vontade dos tomarenses pagadores de impostos.

23 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Carrão

Se V.Exa. fosse um autarca de jeito já há muito teria concluído que em vez de se andarem a esbanjar fortunas em obras de treta que não interessam a ninguém nem requalificam nada, deveria ter-se avançado para a recuperação do edifício do Mercado Municipal por forma a torná-lo num espaço atractivo, moderno, digno e dignificador da cidade.

Ao contrário do que os excelsos autarcas, você incluído, andaram por aí a dizer, em jeito de quem quer atirar areia para os olhos das pessoas, os espaços dos mercados municipais não estão a morrer. Antes pelo contrário. Abundam exemplos no nosso país em que as câmaras municipais apostaram na recuperação e requalificação desses espaços, e em nenhum caso se poderá dizer que foi umqa aposta falhada. Beja, Évora, Olhão, Aveiro, Porto, Cinfães, Bragança, Pinhel, entre outros, são exemploas disso.

Tomar está como está, decadente, velha, bafienta, parada no tempo, por causa de gente como o senhor, de mentalidade retrógrada, aldeã, que não visionam para além da hora da refeição...

Anónimo disse...

Meu caro Rebelo, pode ser que te enganes...
- a ANMP está a apostar em fundos comunitários a 100%. Sim, deixaria de haver obrigação da contrapartida nacional. Deixaria de haver aumento de endividamento dos municípios.

Anónimo disse...

O mercado Municipal de Tomar é um símbolo de uma época. A sua localização é óptima. Devia ser reconstruído e revalorizada toda a sua zona envolvente. Se tivessem começado as obras quando a ASAE o encerrou já estaria a funcionar. A barraca tem custos e não serve.

Outro assunto.
António Rebelo vinha a prever, desde há alguns:
- Miguel Relvas seria Ministro de Estado e o número dois do governo - não o foi.
- António Paiva seria Secretário de Estado - não o foi.
Rebelo não entendeu:
- o tabuleiro do jogo político e a posição do Relvas;
- não entendeu o que Relvas lhe disse à mesa do café", quando Relvas classificou Paiva de teimoso.
Rebelo, como a maioria dos tomarenses, vivem fora da realidade, e acreditam que a ida de Relvas para o governo será boa para Tomar, assim como há quem acredite que os bebés vêm de Paris.
Inocência e dependência.

Anónimo disse...

Este governo vai ser igual ao anterior.

Antes de negociar a coligação com o CDS, o PSD propunha um governo de dez ministros e 25 secretários de Estado.

Na versão final, há mais um ministro e mais nove secretários de Estado (serão portanto 34).

O anterior Governo, de José Sócrates, tinha 16 ministros (além do chefe do Governo) e 38 secretários de Estado.

Unknown disse...

Para comentário das 11:34

Meu caro SM:

Lamento não concordar consigo. DE FACTO, tal como oportunamente previ, Relvas é o número dois do governo. Melhor ainda: é, na prática quotidiana, o número um bis, ou substituto. Quem não percebe isto é porque não entende mesmo nada de política. Quer uma prova? Que disse Relvas a dado passo do "À mesa do café"? Que se deviam incluir independentes tanto no governo como nas autarquias. Quantos independentes tem o actual governo? 20. Quantos indicou o PSD? 19.
Sobre António Paiva, acho melhor não se precipitar. Costuma dizer-se em linguagem popular que "Cadelas apressadas costumam parir cachorros cegos".
Vivo fora da realidade? Pois vivo. E quem, podendo, aceita não se evadir de tal desastre?
Resta a questão da eventual ajuda de Relvas em prol de Tomar, domínio em que convém dar tempo ao tempo. Quanto mais não seja por causa do adágio das cadelas apressadas, aque acima se alude.

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

Ó Rebelo se pensas que o teu (agora) amigo Relvas vai fazer alguma coisa cá pelo burgo estás bem enganado!

O gajo quer é reformas (tratar da dele também) e privatizar aquilo que interessa aos seus amigalhaços das grandes empresas de cá e de lá fora.

O homem até vem amanha~a Tomar para se demitir de Presidente da Assembleia Municipal (pot impossibilidade de exercer o cargo, com fez o Passos em Vila Real) e vem ainda colher as louvaminhas que os escribas acocorados da Assembleia não deixarão de lhe fazer.

Vai uma aposta?!

Rebelo, Rebelão assenta os pés no chão e estica bem a mão!!!!!! pode ser que te dêem alguma coisita pouca!

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

Ora aqui está o Tomar a Dianteira no seu melhor, tirante essas coisas de Relvas & Cia, Lda....

Parabéns Tomar a Dianteira! Afinal os autarcas estão sempre a cocar os seus escritos. E fazem bem.

E quanto ao Mercado, é mesmo isso:

"Não haverá edifício novo, nem fórum, nem centro comercial, nem mais obras megalómanas e praticamente inúteis. E era igualmente bom que também não houvesse mais passeios "tintol+comezaina+bailarico", à custa do orçamento camarário"
- o Mercado é Património local.

Ámen.

--------

Associo esta contribuição do Tomar a Dianteira à proposta de Francisco Assis de abrir o seu partido à sociedade, à sua massa de simpatizantes para alargar o debate político e eleger os seus candidatos a cargos públicos.

Bem gostava que os militantes socialistas votassem em Francisco Assis, portador de solução que refundará, não só o PS, mas também o sistema partidário português.

Ainda ia dar uma perninha nessa qualidade para combater a senilidade que não tarda... - Não há guardiões Magistrais.

Anónimo disse...

Afinal Paiva pode dormir mais descansado pois ainda poderá aspirar a S.E.

Rebelo, também conhecido por MRS do Nabão (*), consegue ler nas estrelas!

(*) MRS - Marcelo Rebelo de Sousa

Anónimo disse...

A seguir será Portugal...

"
O primeiro-ministro espanhol anunciou hoje novas medidas, sem as detalhar, para proteger pessoas que não consigam pagar as suas hipotecas e possam ser alvos de acções de despejo.
José Luis Rodríguez Zapatero, que intervinha no Congresso de Deputados, explicou que se tratam de medidas para a "protecção de pessoas sujeitas, por impossibilidade de atender aos seus compromissos, a procedimentos de execução hipotecária".
Medidas, garantiu, sem qualquer detalhe, que "serão compatíveis com os imperativos de segurança jurídica e de solvência das entidades" de crédito.
Nos últimos meses tem aumentado em Espanha o debate em relação a alguns dos aspectos mais polémicos da lei que gere as hipotecas, nomeadamente no que ocorre quando os cidadãos não conseguem pagar o crédito.
Mesmo que tenham que entregar a casa ao banco isso não significa o cancelamento imediato da hipoteca, com muitos - especialmente desde o início da crise económica - a perderem a casa e a permanecerem com dívidas elevadas aos bancos.
"

Anónimo disse...

Paiva a S.E. ... ou a administrador de uma empresa pública (antes de ser privatizada, claro!)

Anónimo disse...

Nao sao construidos porque vossa excelencia nao deixa, sera por isso ?

Ja agora, porque raio e que os senhores da Camara teriam que ler as suas ideias tresloucadas ? Nao e para isso que recebem. Imagine la que cada cidadao resolvia criar um blogue e escrever para la umas patacoadas. Teriam eles que ler os blogues todos diariamente (pressupondo que todos os cidadaos teriam a mesma importancia que vossa excelencia...) ?

Por fim, porque se acha o "inimigo" ? Realmente ha quem pense que tem mais importancia do que aquela que de facto lhe e concedida...

Lamento, mas nao tenho acentos no pc. Portanto nao desconte muito na nota final, senhor professor, esta bem ? :)

Paulo Gracio

Anónimo disse...

Senhor António Rebelo, está engando. SM, de quem sou amigo e com quem contacto quase diáriamente, está neste momento, e estará nas próximas semanas, preocupado com outros assuntos, pelo que não se preocupa muito com os acontecimentos referidos. Esteja atento, porque à volta de SM pode vir a acontecer algo de novo no campo da política, as coisas estão em andamento.
Coloco uma questão: quem foi, em 1997, a pessoa primeiramente pensada para ser candidato à Câmara de Tomar, proposta pelo Relvas e antes de António Paiva?
Não corria por aí que A. Paiva ia ser Secretário de Estado da Cultura?
Pode vir a ocupar outro "job", mas não foi Secretário de Estado.

Unknown disse...

Senhor Grácio:

Ajude-me que estou com uma dúvida angustiante: O senhor é mesmo mal educado? Apenas domina mal a sua língua materna, ao ponto de ignorar o campo semântico de cada palavra? Não consegue controlar-se por escrito? Ou é vítima de todas essas carências em simultâneo?
Qualquer que seja o caso, como já não estou no activo, faça favor de não contar comigo para o avaliar ou classificar. Deixo essa ingrata tarefa aos leitores. Sobretudo àqueles que sejam seus amigos. Algum terá de arranjar coragem para lhe dizer frontalmente a verdade, antes que um dia destes o senhor se estampe.
Respeitosos cumprimentos.

Anónimo disse...

Carrão é um trolha que não tem qualquer capacidade para vir a ser Presidente da Camara Municipal.
A sua oportunidade passou em 2009. Foi tramado pela inteligência emocional de Relvas e pelo oportunismo de Cristovao, que forjaram um acordo para retirar todo os espaço a Carrao e depois à futura liderança do PSD de Tomar.

Quer um quer outro ganharam a parada. Um é hoje Ministro e vai amanha anunciar que deixou de usar Tomar e o outro deve estar a preparar-se para fazer a sua travessia do deserto para melhores voos, quando o governo mudar, um qualquer ano destes.

Eles ganharam, mas Tomar perdeu!

Anónimo disse...

Oh Tó não me lixes, o que te comichonga é veres um guarda livros, manga de alpaca como outrora se alcunhava, daqui a pouco em presidente da Câmara;e tu,letrado, interessado, até Provedor da Urbe, como outros simpaticamente te crismam, nunca lá vais chegar...essa é que é essa!...o resto são as músicas que sabes, cantas e repetes...sem fim!...

Anónimo disse...

Meu caro Dr. Rebelo, não se preocupe, na verdade pois embora nem sempre tenha toda a razão, está no entanto mais perto da verdade, na minha modesta opinião.
O SM ou seja o salvador da pátria, não é exemplo, nem as suas estratégias, chegam ao céu.
Se o PS ganhar juízo e mudar, com a eleição de Seguro, pode o PS em Tomar, ter uma palavra a dizer em próximas eleições autárquicas, no entanto o PSD continua a ter grandes possibilidades nas próximas eleições, vendo-se livre do seu passado recente e com outra gente, alterar por si o sentido da gestão municipal dos últimos anos.
O mercado é o exemplo desta actual miséria da governação do PSD/PS, na câmara de Tomar. Mas e os outros, só palavras, nada mais que isso.
PS – Então o Relvas é zero, mas ganhou as eleições é o Ministro e o mais influente, a seguir ao Primeiro Ministro, o resto são batatas e a rapaziada que diz o contrário, é cega e não percebe nada de politica, nem da vida.

Anónimo disse...

Catrefada de mentecaptos; será que mais nada existe de importante nesta terra do que falar de quem dela deu cabo? Reduzam-se à vossa insignificancia mesquinha de prestadores de vassalagem à mediocridade mais fútil, inculta, patiche, sul africanizada( no que o termo possa ter de mais separatista,,,).

Anónimo disse...

Em vez de responder as perguntas formuladas, o Sr Rebelo, como usual, foge as questoes de forma demasiado obvia.

Assim se ve que jamais podera chegar ao poleiro. Falta-lhe muita coisa, incluindo coluna vertebral para assumir os defeitos.

Paulo Gracio

Unknown disse...

Para o senhor Grácio, que continua uma verdadeira "desgrácia" nos comentários.

Acusa-me o ilustre contraditor de falta de coluna vertebral por fugir às questões de forma demasiado óbvia. Dada a sua marcada tendência para fugir da boa educação, do diálogo sereno e da realidade envolvente, tomando os seus desejos por realidades, aqui vão as tão ansiadas respostas às suas profundas perguntas.
No seu comentário das 20:23 de 28/06 começa o senhor por perguntar porque não serão construídos, referindo-se ao novo mercado/fórum/centro comercial, pretendido pelo eleito Carrão, entre outros. A resposta é "desgraciadamente" óbvia meu caro senhor: Porque a população não quer, porque não há dinheiro, porque nem sequer há projecto e porque os investidores não estão interessados, pois os tempos mudaram, pouco faltando já para a fartura dar lugar à fome.
Perguntava o senhor a seguir "porque raio haviam os autarcas de ler..." Por favor, senhor Grácio! Seja lorpa, se assim o entender, mas não abuse. Então nem sequer conseguiu perceber que se tratava de simples sarcasmo, sabido como é que os senhores autarcas desde há muito lêem Tomar a dianteira?!
Remata com a questão de saber porque me considero o inimigo. Está a tentar virar o bico ao prego, cavalheiro! Não sou eu que me considero tal; são os senhores eleitos. Tanto assim que até tive necessidade de recorrer ao poder judicial para conseguir obter do executivo informações que são obrigatórias nos termos da lei. Se isto não é ser considerado inimigo... estou "desgraciado".
Quer lhe agrade ou não, senhor Grácio, a audiência média deste blogue é de 500 visitas/dia durante a semana, 300/dia aos fins de semana, 600/dia, quando há assuntos "quentes". O que me leva a fazer-lhe um pedido e um aviso. O pedido: Modere a sua linguagem, procure usar só palavras de que conheça o significado e respeite a realidade envolvente. Não lance descabidas atoardas e ofensas. O aviso: Se assim não proceder, há aqui dois "campos" muito úteis. Um está marcado "spam", o outro "eliminar": basta clicar num deles para haver uma "desgrácia": O senhor perde o pio.
À guiza de fecho: Olhe que o BE sofreu um grande trambolhão, mas eu não tenho culpa nenhuma, pois nem sequer nele votei!

Anónimo disse...

"O Relvas é zero, mas ganhou as eleições".
Isto não é iliteracia ? Foi ele ou foi o PSD quem as ganhou ?
Ganhar eleições é assim tão importante ? Os lideres correspondem sempre à média dos liderados, do povo.
O mais importante passa-se fora das eleições, como provam os Programas de Governos. O Programa do Governo apresentado é de descasca pessegeiro, e podem ter a certeza que os eleitores vão sofrer muito, e Tomar está no caminho das medidas duras.
Relvas o Ministro mais influente a seguir a Passos Coelho, é possível. Passos Coelho é o Ministro mais influente a seguir a Paulo Portas e aos Ministros das Finanças e da Economia.

Anónimo disse...

Como sabe que a populaçao nao quer ? A mim, vossa excelencia nao me perguntou nada...

Quanto ao dinheiro, esse pode aparecer de um momento para o outro, graças as ligaçoes dos seus estimados amigos laranjas.

Continuo sem ver onde esta a ma educaçao que refere.

Paulo Gracio

Anónimo disse...

Bom Dia
É pela vez que me apetece entrar na conversa com isto tudo pergunto:
1ª Aqui quem se interessa pela cidade?
2ª Não acham que estas pícardias não levam a lado nenhum?
3ª Não acham que era melhor ir ao pinhal de Stª Bárbara apanhar uns ramos de pinheiro e colocar em cima do plástico para que a barraca do mercado seja mais fresca em vez da rede de tombos para os pàssaros?
4ª Acabem com isto e façam alguma coisa pela cidade já que quem lá está pouco faz, deixem de se pavonear
5ª Ainda bem que existe um Rebelo para dar volta a isto FORÇA

Anónimo disse...

Bom Dia
É pela vez que me apetece entrar na conversa com isto tudo pergunto:
1ª Aqui quem se interessa pela cidade?
2ª Não acham que estas pícardias não levam a lado nenhum?
3ª Não acham que era melhor ir ao pinhal de Stª Bárbara apanhar uns ramos de pinheiro e colocar em cima do plástico para que a barraca do mercado seja mais fresca em vez da rede de tombos para os pàssaros?
4ª Acabem com isto e façam alguma coisa pela cidade já que quem lá está pouco faz, deixem de se pavonear
5ª Ainda bem que existe um Rebelo para dar volta a isto FORÇA