terça-feira, 21 de junho de 2011

MAIS TRAPALHADAS NABANTINAS...


É costume dizer-se que "uma desgraça nunca vem só". Nesse aspecto, em Tomar estamos muito bem servidos. Raro é o dia em que não surge mais uma trapalhada, a juntar ao cada vez mais longo rol de dislates. Aqui se apresenta mais um. Ninguém sabe  explicar  o facto. A verdade porém é que nas obras ainda em curso na Mata dos Sete Montes, que incluíram o reboco e a pintura da entrada, o pobre do muro de suporte da casa do guarda, (igualmente recuperada, faltando saber para quê), foi esquecido. Se calhar por estar à esquerda da entrada, foi considerado isso mesmo -um zero à esquerda, e deixado à sua sorte. Dado o seu estado miserável, havendo ainda  tempo antes da festa, haverá meios e coragem para emendar o erro?
Logo ali ao lado, mesmo à ilharga do magnífico edifício renascentista do turismo municipal e da futura saida do cortejo dos tabuleiros, a empreitada da "Envolvente ao Convento de Cristo" está neste estado há várias semanas. Faz que anda, mas não anda. Porque faltam indicações dos projectistas, dizem uns. Porque a autarquia  não tem dinheiro para liquidar ao empreiteiro as "tranches" já executadas, avançam outros. Porque o presidente nunca mais decide que alterações é que devem ser feitas, sustenta um terceiro grupo. Entretanto os tomarenses vã continuando adormecidos, mas a ruminar... 

Idêntica situação acontece com o "elefante branco da Levada". Picaram e destelharam tudo, não se percebendo muito bem para quê, uma vez que agora as obras não avançam. Para um empreendimento de mais de seis milhões de euros, ter lá 5 ou 6 operários é estar a mangar com o dono da obra, seja lá porque for...

"O país não aguenta mais!", proclama a CDU, neste cartaz colocado à entrada da Ponte Velha. E a cidade, aguenta? pergunto eu. Com oportunidade, alguém acrescentou sobre o cartaz  "A Culpa é vossa!". Têm toda a razão! É vossa, é nossa, é minha, é do leitor, é deles. É de todos, afinal! Mas mais de uns que de outros, acrescentaria o George Orwel, o do "Triunfo dos Porcos".

De repente, foi uma surpresa: lá se resolveram finalmente a mandar colocar a bonecas dos tabuleiros, na Rotunda. No que me diz respeito, fiquei desiludido. Sempre pensei, conforme aqui escrevi em tempo oportuno, que, tratando-se de silhuetas, as mesmas seriam instaladas sobre o rebordo e não contra o mesmo. Tratando- se de perfis, só tendo unicamente a atmosfera como fundo podem mostrar toda a sua  eventual beleza. Na mesma linha linha de pensamento, cuidei que cada boneca ficaria virada para um ponto cardeal, o que por acaso coincidiria com a Levada (Norte), Torres Pinheiro (Sul), Ponte Nova (Este), Rua da Graça (Oeste). Tal disposição permitiria ainda -quando a autarquia a tal for constrangida pela pressão da opinião pública- colocar ao lado de cada portadora de tabuleiro o seu respectivo par.
Com a estranha opção adoptada, quando chegar a altura de acrescentar os pares, vão pô-los aonde? Para já, o pagode da zona vai-se divertindo com piadas de circunstância, como é habitual: "Há três que já vão a caminho da estação, para darem à sola, que a situação não está para festas! Mas antes ainda param para beber um copo no Salgado! A outra arrependeu-se e está a voltar para casa, por causa do namorado que não quis emigrar."

6 comentários:

Anónimo disse...

Trapalhadas da Divisão a cargo do vereador Becerra:

http://dre.pt/pdf2sdip/2011/06/116000000/2595425965.pdf

Até trocam regulamentos de planos de pormenor.

Gualdim

Anónimo disse...

ò Rebelo estás muito brincalhão rapaz!
Será da época dos santos populares?!
Olha vai-te rindo e vai fazendo com que a gente ria, enquanto é tempo!
Porque quando o governo Coelho/Relvas começar a trabalhar bem podes agarrar-te ao lenço e começar a chorar.
Entretanto como vais ter o Mordomo à mão de semear podes perguntar-lhe se ele ainda é do PSD/CDS ou do CDS/PSD.
Obrigadinho, pá!

Anónimo disse...

Confesso que estou apaixonado pela segunda boneca. Aquelas medidas de 80-58-80 deitaram-me ao tapete!

Estou em transe...

Anónimo disse...

Por falar em Relvas, hoje na Assembleia disse: "sra. presidente ou presidenta, não sei".
Falta de leitura do nosso homem de estado...

Anónimo disse...

A saloiada diverte-se! Era de esperar.....
E que tal bonecas de silicone, já agora.....
Caramba, só patetices.

Anónimo disse...

O Miguel Relvas deve saber do que fala quando fala da PresidentA. Ele não é o PresidentO da Assembleia Municipal?