quinta-feira, 23 de junho de 2011

ANÁLISE DA IMPRENSA REGIONAL DESTA SEMANA


Além da notícia sobre a  colocação à venda do Prédio Silva Magalhães, por milhão e meio de euros, já aqui destacada em intervenção anterior, O TEMPLÁRIO notícia o atribulado processo de mais uma empresa local em risco de falência (a Unimármores) e inclui uma entrevista com Miguel Relvas. Conquanto esta não traga nada de novo, é sempre bom saber que aqueles que a pulso conseguem chegar ao topo, não renegam as suas origens nem passam a "andar de tacão alto". Obrigado Miguel, pela sua implícita lição de humildade democrática.
Outra notícia importante no semanário de Miliciano e Gaio é, paradoxalmente, uma publicidade e vem igualmente nos outros semanários. Trata-se da convocatória para a próxima sessão da Assembleia Municipal, a ter lugar no dia 29 do corrente mês, a partir das 15 horas, como infelizmente é costume. O que tem tal aviso de tão importante?! -O primeiro ponto da ordem de trabalhos: "Discussão e votação da Deliberação da Câmara, tomada em reunião de 05/06/2011, sobre a "Contratação de empréstimo para financiamento de projectos com comparticipação de fundos comunitários", ao abrigo... ... ..."
Antes de mais, convém destacar que o presidente da AM é muito boa pessoa, pelo menos para os seus seleccionados: Não menciona na convocatória o montante do empréstimo a contratar, matando assim pelo menos três coelhos (salvo seja!!!) com a mesma cajadada. Não coloca em cheque o presidente do executivo, não assusta prematuramente os eleitores, (o que faz parte da campanha de prevenção de eventuais acidentes cardíacos), e não permite que os perigosos jornalistas locais façam desde já as suas contas, que a dívida global da autarquia incha que nem barriga de alcoólico inveterado!
O mais importante, porém, é que se as oposições fosse melhores do que a relativa maioria, estaríamos perante uma excelente ocasião de "cortar o combustível" ao trio laranja, forçando-o a abandonar  precipitadamente a corrida. Claro que tal não é caso. É tudo fruta das mesmas árvores. Fazem todos parte da mesma tribo -a dos eleitos- pela graça de Deus dotados por tal facto de especiais faculdades e particular estatuto. Julgam eles, claro! E mamam também todos, assim ou assado, uns mais, outros menos, das mesmas tetas orçamentais. Mas que é pena, lá isso é! Em circunstâncias normais, restaria a população do concelho, ou pelo menos algumas centenas de cidadãos com audácia e firmeza suficientes para exigir a imediata aplicação pelo executivo de um módico de bom-senso. Infelizmente para todos os que pagamos impostos, labregos e cidadãos são duas entidades semelhantes só na aparência. Em termos políticos trata-se, pelo menos aqui pelas margens nabantinas, de criaturas não só muito diferentes, como até totalmente antagónicas: os labregos detestam os cidadãos e vice-versa.

"O super-ministro que subiu a pulso", refere O MIRANTE na primeira página, ilustrada com uma foto de Miguel Relvas, no jardim  das Portas do Sol. Os usuais comentadores verrinosos de Tomar a dianteira dirão certamente que "os gajos do jornal devem estar já à mama de qualquer tacho; só pode!" Pela minha parte, julgo que apenas se está a fazer bom jornalismo, realçando o que deve ser realçado. Mas como é sabido e de acordo com os mesmos comentadores, ultimamente tenho-me dedicado a lamber as botas ao Miguel, que por caso até usa sapatos!
Se O TEMPLÁRIO destaca o pedido de insolvência da UNIMÁRMORES, o jornal de JAE faz manchete com a eventual falência e subsequente encerramento do Matadouro Regional do Ribatejo Norte, por enquanto ainda a funcionar da Zona Industrial da Madalena-Tomar. O que não me admira, uma vez que conta entre os seus accionistas o Município de Tomar, cuja gerência actual  tem demonstrado ser um verdadeiro portento em política, economia empresarial e em gestão. E continua a operar maravilhas! Cidade e concelho definham de dia para dia e a olhos vistos, mas quando morrerem, aposto que terão um enterro de luxo! Ou pelo menos com custos de milhões e mais milhões! A pagar pelos do costume...


"Autarcas pressionam executivo em reunião de Câmara", noticia o CT em manchete e com fundo vermelho, a  usual cor da revolução. Trata-se do já longo conflito entre todos os presidentes de junta e o presidente Corvêlo de Sousa, que não quis, não soube ou não poude gerir de forma minimamente aceitável o sector das máquinas pesadas da autarquia e respectivos operadores. Impossibilitados de prestar um serviço aceitável aos eleitores, os autarcas mais chegados às populações, após tantas reclamações, já nem sabem a que santo ou santos hão-de rezar...
O novo problema do Mercado constitui outro destaque do semanário da Praça da República. Trata-se da manifesta inadequação da barraca comprada pelo executivo para o fim a que a destinaram. Falta-lhe pé-direito, falta-lhe caixa de ar, faltam janelas de fuga no tecto, falta-lhe climatização Desta vez os IpT andaram bem. Resolveram confrontar a relativa maioria com o insuportável ambiente dentro da citada tenda, onde em dias de canícula (que ainda nem chegou a sério!) a temperatura atinge já os 40 graus centígrados, às 10 da manhã. Daqui poderão resultar a curto prazo vários incidentes, nenhum deles bom para os comerciantes que ali procuraram ganhar a sua vida. Acontecerá de certeza que legumes e frutas não vão resistir muito tempo a tão altas temperaturas, cedo ficando cozidos (como já acontece com muitos eleitores, incluindo o signatário). Há também fortes hipóteses de os fregueses gostarem mais do ar condicionado do Belmiro & Companhia, do que da sauna municipal. Finalmente, a ASAE não deverá tardar a constatar que o local provisório não reúne condições mínimas para a sua actual função, dado que numa queijaria industrial em Niza os seus inspectores até aplicaram uma coima, porque havia bolores e cadáveres na zona de processamento do produto. Tratava-se do normal bolor dos queijos e de duas moscas mortas. É Portugal no seu melhor!

11 comentários:

Anónimo disse...

Sobre Relvas. Subiu a pulso para onde? A sua subida interessa a quem? Tirando o próprio, que vantagens tem essa subida? Qual o "valor social" do sr.Relvas? Ensinou alguem? Criou postos de trabalho? Da sua acção existe algum proveito local ou nacional? É forçoso pensar que o título do jornal indicia uma "espera de favor". Tal como o autor do blogue. Nos países pobres e pouco instruidos é sempre assim. E agora, quando se percebe que os fundos europeus vão acabar e voltaremos à miséria de sempre, regressa em força "o favor". Isso ajuda a explicar o anonimato.

Unknown disse...

PARA COMENTADOR DAS 13:27

Com o devido respeito, começo por indagar um mero detalhe: Seria capaz de dizer isto em público, cara a cara com Miguel Relvas? Ou mesmo pondo o seu nome e foto por baixo deste seu escrito?
Estas minhas perguntas resultam da dupla dimensão do seu comentário: Por um lado refere a carreira pública do agora ministro, por outro questiona se criou postos de trabalho, se ensinou alguém ou se há proveito local/nacional na sua acção. Ora se em relação à carreira pública tem todo o direito de procurar saber enquanto cidadão eleitor, já em relação ao resto, trata-se da vida privada dele, a qual, como sabe, está devidamente protegida por lei, tal como a sua ou a minha.
Não sendo advogado de Miguel Relvas, mas unicamente um escravo da verdade nua e crua, permita-me que esclareça o seguinte:
É consultor e administrador de empresas, designadamente no Brasil, tendo portanto vários postos de trabalho à sua co-responsabilidade. Tem regido aulas numa instituição privada de ensino superior, pelo que decerto terá ensinado algo a outros. Teve participação determinante na adjudicação do IC9 e na duplicação de faixas no IC3, entre o cruzamento com a A23 e Santa Cita. Será suficiente? Ou mesmo assim você acha que ele é um usurpador?

Unknown disse...

Para comentador das 13:27

Por imperativos técnicos,decidi dividir a minha resposta em dois comentários, sendo este o segundo.
"É forçoso pensar que o título do jornal indicia uma "espera de favor", escreve você. Quem é que lhe disse? Não será apenas a normal cortesia entre os eleitos e a comunicação social, e vice-versa? Julga você que é com vinagre que se apanham moscas? Não será apenas o reconhecimento das coisas tal como elas são? Não será apenas porque as convocatórias da AM TAMBÉM têm sido publicadas no MIRANTE, não convindo mesmo nada tratar mal os eleitos, caluniando-os?
"Tal como o autor do blogue", diz igualmente você. E tem razão. Também o autor do blogue, sem entrar agora em detalhes,subiu na vida a pulso, tendo sido forçado a emigrar por razões económicas, após ter estado na guerra no norte de Angola. Já quanto à outra interpretação -a sua- de que está à espera de algo, errou completamente. Desde logo porque, conforme consta do próprio cabeçalho, há dois administradores/autores no blogue. Depois porque nem um nem outro estão à espera de favores, tachos, facilidades, nomeações, escolhas, ou quejandos. Porque simplesmente não precisam. Caso contrário teriam todo o direito de fazer pela vida, desde que sem infringir as leis em vigor.
Ao que suponho, você deve pertencer àquela estirpe de cavernículas políticos de determinado partido para quem todos os outros cidadãos não filiados no dito, não são conterrâneos, nem meros adversários. São inimigos e assim devem ser tratados sempre. Está no seu direito, mas faça-me um favor: evite, tanto quanto possível, enviar comentários tentando envenenar a atmosfera local. A crise é já demasiado grave para estarmos a acirrar as nossas divergências. Tente resolver os seus problemas e deixe os outros fazerem outro tanto em paz. Viva e deixe viver! Para empecilhar já basta a burocracia autárquica.

Anónimo disse...

Bravo Dr. Rebelo !

Os seus comentários das 14,25 e 14,45 demonstram,para quem ainda tivesse dúvidas,a sua coerência política e a sua honestidade intelectual.

LF

Anónimo disse...

Super-ministros são todos os que estão neste Governo. Como disse Marcelo Rebelo de Sousa na TVI, o novo Ministro da Economia, porque tem tantas pastas, vai passar a vida em aviões a caminho das reuniões na União Europeia.
O Miguel Relvas tirou três anos numa Universidade privada, paga. Se se for ao diccionário constata-se que um curso universitário de três anos é um Bacharelato e não uma Licenciatura; Bolonha e Portugal são coisas com piada.
Mas, Relvas dá aulas numa Universidade privada...
Sobre a duplicação das fachas de rodagem entre a A23 e Santa Cita o Rebelo conhece mal a história, não foi como conta.
Relvas não ajudou o Mirante a subir a pulso?
Isto vai ter muita piada. Vai ser giro viver em Portugal, por isso o Ministro da Economia deixou o Canadá.

Anónimo disse...

Estimado Professor:
Nem de propósito. O Senhor destaca, na sua Análise da Imprensa Regional desta Semana, a entrevista de Miguel Relvas ao Templário e o relevo dado ao novo ministro pelo Mirante. E sublinha o facto de o conhecido político, agora com alto cargo no Governo, ter chegado onde chegou em sapatos de salto raso. Nem de propósito, porque há cerca de 15 minutos ouvi no café, na mesa ao lado, uma conversa precisamente sobre Miguel Relvas, de conteúdo completamente oposto. O conhecido político era ali acusado de vaidoso, de nunca ter trabalhado, de sempre ter vivido da política, enfim, um rol enorme de coisas negativas. Conheço Miguel Relvas pelo que vem nos jornais, pelo que se vê nas televisões. O Estimado Professor António Rebelo, a avaliar pela forma pessoal de tratamento, deve ter alguma afinidade com Miguel Relvas. Estará, por isso, em condições de lhe sugerir empenho total na sua nova função, isenção nas decisões que tiver de tomar, sempre com o pensamento no interesse do País e ignorar eventuais pedidos dos amigos interessados no favor de um lugar bem remunerado. Esta será a melhor forma de calar aqueles que por inveja e despeito tanto o criticam.
Voltando à Revista de Imprensa, é meu costume ler as notícias nos jornais pelos títulos, porque no resto parecem são copiadas umas das outras. Entretenho-me, de vez em quando, isso sim, na caça às gralhas, erros ortográficos, tempos de verbos mal conjugados, substantivos trocados por adjectivos, etc. O Estimado Professor sabe bem do que falo. Falta investigação por parte das Redacções, falta debate, mais opinião. A melhor qualidade está, sem dúvida, no Mirante. Se mais não fosse, o artigo na última página, assinado por JAE, valeria o jornal. Penso tratar-se do Director. Admiro a frontalidade que coloca na sua escrita, simples, directa, objectiva, contundente quando necessário. Vê-se que é pessoa que não terá passado pela Universidade de Coimbra. Ter-se-á feito Homem na Universidade da Vida, a melhor do Mundo. Esta semana diz que os jornais já nem servem para embrulhar sardinhas. É uma boa forma de caracterizar, no sentido negativo, a Imprensa de hoje. Alguns até a copiar são maus.
O estimado Professor não terá reparado. A fotografia que ilustra a notícia de mais uma edição do Festival Internacional de Percussão de Tomar – Tomarimbando, interessante iniciativa cultural da Gualdim Pais, é muito igual no Mirante (página 37), no Cidade de Tomar (página 18) e no Templário (página 6). A diferença está no Templário, onde foi apagado num dos microfones sobre a mesa o nome da Rádio Hertz. Por que terá sido?
Estimado Professor António Rebelo:
Está aí um título de jornal local à espera de Director. O que o senhor escreve diariamente no Tomar a Dianteira dava um bom semanário!
Ah! Gosto das secções de Xadrez do Professor Atalaia e das Damas de Luís Xavier, no Cidade de Tomar, como da Grelha de Letras de Joaquim Francisco no Templário. Justificam os 80 cêntimos que pagamos por um e os 85 cêntimos pelo outro.
Codialmente,
Óscar Caetano

Anónimo disse...

Mas será que o homem não enxerga que o comentário das 15,05 é um perfeito gozo,a ironia muito bem servida a um CENSOR.

Anónimo disse...

o tempo futuro mostrará o que Relvas fará por Tomar. O tempo passado mostra que não fez nada, supondo que não tem responsabilidade no consulado Paiva. Porque se teve, contribuiu para a decadência económica da cidade. Mas Tomar já fez algo. Deu-lhe uma bóia quando Manuela Ferreira Leite correu com ele das lides concelhias e nacionais. Quanto ao enlevo do autor do blogue (desde a entrevista), esperemos pelas autárquicas para ver o que acontece entre o PSD e Rebelo.

Anónimo disse...

Para quando o encerramento da Câmara Municipal?

Anónimo disse...

Afinal o Miguel (Relvas) trocou o Rebelo por um qualquer diplomata de segunda na condição de Chefe de Gabinete.
Isto não se faz! Andamos aqui a criar expectativas e depois...

Unknown disse...

Para comentário das 11:44

O seu escrito passa a integrar o quadro de honra de Tomar a dianteira!
Será o exemplo-padrão daqueles cidadãos que fazem a festa, deitam os foguetes, vão apanhar as canas, vendem-nas para fazer mais foguetes, que depois compram para voltar a lançar, por ocasião de outra festa...
Com que então "a criar expectativas"?! E quem é que lhe encomendou essa tarefa? Eu não, apesar de você referir o meu nome.
Trate mas é de se convencer quanto antes de que você só sabe o que vai na sua cabeça. Nas dos outros, cada qual sabe da sua = dele. Valeu? E deixe lá o Relvas em paz, que as tarefas imediatas dele serão certamente bem mais urgentes e complexas do que as suas. Entendeu?