domingo, 3 de janeiro de 2010

DESPERTAI, IRMÃOS TOMARENSES !!!

Despertai, irmãos tomarenses, e fazei um esforço para pensardes um pouco. Sabemos bem que a tal não estais habituados, mas a gravidade dos tempos que correm a isso vos intima. Desculpai, antes de mais, tal forma de tratamento. Em época de aventais nas cadeiras do poder, nada melhor, todavia, que utilizar linguagem a que os honoráveis irmãos estejam acostumados.
Como sabeis, aqueles que vos mereceram a honra de neles votardes, enganaram-vos redondamente. Ou estaremos a ver mal ? Alguém, de alguma das duas componentes da circunstancial coligação 3+2, vos informou antes da eleição que, em caso de ausência de maioria absoluta, ou de derrota relativa, faria uma coligação ? Acaso sabeis o real conteúdo do citado arranjinho, que pelos vistos pouco ou nada tem a ver com os interesses do concelho, ou até com a política local ?
Fosteis, portanto, deliberadamente enganados, e continuais a sê-lo. Agora, os eleitos garantem-vos que está tudo controlado, que há maioria para governar, que têm planos, ideias e projectos para o futuro, que a malandragem aqui do Tomar a dianteira anda a urdir atoardas cavilosas contra os vossos representantes legítimos. Tende cuidado com eles ! Além de persistirem na política de equívocos, tentam com tais afirmações dividir a irmandade tomarenses. Lembrai-vos que, não há muito tempo, um deles vos garantia que o honorável irmão Paiva era o melhor presidente de câmara do país. Porquê ? Porque fazia muitas obras. Vêm agora especialistas, que nem sequer nos conhecem, pôr os pontos nos is e a cedilhas nos cês: "Fazer obras não chega para escapar à irrelevância". Será que o jornalista, o especialista em planeamento regional e o PÚBLICO, também estão mancumunados e a urdir atoardas cavilosas contra a actual maioria circunstancial tomarense ?

Abandonai, quanto antes, os vossos usuais "óculos partidários" e tentai encarar a realidade como ela é e não como vo-la tentam maquilhar. Infelizmente para todos nós, honrados irmãos, nem o PSD, nem o PS, nem as restantes forças representadas nos órgãos autárquicos, dispõem de quaisquer planos adequados à presente realidade tomarense, ou sequer de ideias fecundas susceptíveis de os virem a gerar. Como sabeis, desgraçadamente, o nosso concelho poderá ser rico em muita coisa. Em pessoal de "pancada alta" nunca constou nem consta que o seja. Há por aí alguma esperteza, mas, como decerto não ignorais, um esperto não é mais que um inteligente de curto raio de acção.
Deixai-vos, por conseguinte, de acreditar nos que continuam a dar-vos música de embalar, ao invés de vos mostrarem a realidade nua e crua. Tentai encontrar quem nunca vos tenha enganado, que sejam simultaneamente, como refere o jornalista "pessoas capazes de inovar e de dar a volta às crises." Com os que estão, que fora da política são óptimas pessoas, não vamos lá de certeza. E quanto mais tardarmos a encarar a triste realidade e daí retirar as devidas consequências, mais nos atrasaremos em relação aos concelhos vizinhos, que os tempos são de feroz competição, ao contrário do que vos tem sido dito. A actual maioria 3+2 e as suas listagens de obras, teria sido uma câmara aceitável aqui há 25 anos atrás, quando ainda não havia globalização, nem competição acérrima, nem crise, nem internet, nem blogues. Por isso se mostram tão alérgicos à crítica que consideram qualquer reparo, mesmo fundamentado e cordato, como um injusto ataque pessoal. E assim nunca mais vamos saír da cepa torta, uma vez que quem não reconhece os seus erros, também é incapaz de aprender.
Finalmente, honrados e bem intencionados irmãos tomarenses, atentai numa questão fulcral: Quem escreve estas linhas não precisa do poder para nada, não ganhará nada com a eventual evolução positiva ou negativa da crise, nem aspira a qualquer lugar de mando. Apenas se declara disponível para -em último caso- servir os tomarenses. Será deveras o caso dos que estão no poder ?

3 comentários:

Pensamentos soltos disse...

Eu diria que é uma chapada de luva branca!

Anónimo disse...

António Rebelo:

Genericamente concordo consigo no diagnóstico da competência de qualquer dos 3+2.
A maioria dos visados apenas conseguem ser boas pessoas fora dos lugares que agora ocupam.
Outros, sinceramente, nem isso. Paiva será um bom (para uns) ou um mau (para muitos mais, bem sabemos) exemplo de querer fazer e de fazer.
O actual elenco municipal é o cúmulo estéril como há muito é difícil reunir.
Embora tomarense, tenho estudado pessoalmente as diferenças que se vão agudizando entre Tomar e, numa primeira mais mais importante instância, com os concelhos vizinhos e limítrofes.
Tomar insiste em voltar à idade da roda!
E, preocupante (aquí, sem dúvida que o Sr. está absolutamente certo), é todos assobiarem para o lado ou darem-lhes palmadinhas nas costas ao longo da Corredoura.

Anónimo disse...

Vai lindo o inicio do ano e do mandato autárquico.
Este acordo entre o PSD e o PS ainda nos vai entreter bastante pese ser mais uma grande desgraça para Tomar.
O PSD politicamente moribundo e o PS moribundo politicamente são a mesma coisa.
Vai no entanto ser interessante ver e acompanhar as posições do PS no apoio na câmara aos seus lugares e depois na rua a dizer mal do PSD. Vai ser lindo apoiar o plano de actividades e orçamento e depois dizer que o PSD não funciona e no futuro ser alternativa. A quê.
Se alguns já perceberam agora a situação da câmara de Tomar em relação a outras, vão agora perceber ao ponto em que estamos na vida dos dois partidos que no governam.
Que falta de qualidade mesmo para quem se diz fazer parte de organizações que defendem o contrário. Ao que chegaram os aventais pelo que vemos.