quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

ANÁLISE DA IMPRENSA DA ZONA ESTA SEMANA

COLABORAÇÃO DA PAPELARIA CLIPNETO LDA.
Além do tema anunciado em manchete, valerá a penas ler n'O TEMPLÁRIO "A saga de um investidor" e "Como se perdem investimentos em Tomar", ambos da autoria de Isabel Miliciano. Trata-se da velha questão do funcionamento da autarquia, mais precisamente do Departamento de Administração Urbanística. Os cidadãos queixam-se de que os processos demoram uma eternidade, alguns eleitos alegam que os técnicos dominam demasiado e alguns destes contrapõem que há eleitos que não sabem coordenar. O velho óbice lusíada -São todos culpados, menos eu ! Igualmente no semanário dirigido por José Gaio, ficamos a saber que cabe a Luis Ferreira, na qualidade de vereador da cultura, a responsabilidade pelas comemorações dos 850 anos da fundação do castelo, os 100 anos da república, os 200 anos da 3ª invasão francesa e os 500 anos da janela do capítulo (Será por isso que lhe querem lavar a cara ?). Miguel Relvas tinha aventado a hipótese de Carlos Trincão, como comissário para as ditas comemorações, mas se calhar ficou tudo em águas de bacalhau. Como já vai sendo costume.
Luís Ferreira anunciou já, refere O TEMPLÁRIO, a edição de um livro com a tradução do chamado Foral Novo, concedido por D. Manuel I em 1510. Pela nossa parte, teríamos preferido que se restabelecesse a primitiva via de acesso à vila de Tomar, pela Porta da Almedina. O foral manuelino tem um interesse muito relativo, posto que há dezenas deles obedecendo ao mesmo "padrão jurídico". Mas a César o que é de César, para evitar que venham por aí com a questão dos técnicos. Os senhores formados em história que tenham a amabilidade de se pronunciarem...
O médico Bento Baptista continua a demonstrar que "não tem frio no rosto". Em declarações ao MIRANTE, mostra-se descontente com a actual maioria relativa do PSD, que acusa de ter perdido as eleições por culpa própria e de ter negociado mal com os socialistas tomarenses. Em relação a Tomar o referido semanário pouco mais publica. Há, porém, uma reportagem sobre o muito badalado projecto "Ofélia Club", em Abrantes, com um investimento anunciado de 60 milhões de euros e a prevista criação de 500 postos de trabalho. Afinal, no início de Dezembro, esgotou-se o prazo para levantar o alvará da obra, sem que alguém o tenha vindo levantar...e pagar. Querem ver que a doença que tem atacado os projectos turísticos tomarenses também já chegou a Abrantes ?! Se calhar é do mesmo tipo do nemátodo dos pinheiros, que nada nem ninguém consegue curar.


CIDADE DE TOMAR aparece esta semana todo cheio de genica, pelo menos na forma e na variedade. Além da acutilante manchete, a confirmar o que aqui escrevemos há dias, (que não é necessário tentar encravar os actuais autarcas, que eles encravam-se sozinhos), até conseguiram apurar que a árvore mais velha da Mata é um carvalho com cerca de 700 anos. Na verdade, embora a maior parte já tenham sido transformadas em cavacas, pelos anteriores guardas, julgamos que ainda por lá haverá algumas oliveiras um pouco mais velhas. Diríamos até coevas da fundação do castelo, ou mesmo anteriores.
Sobre o "encravanço" camarário de 11 milhões (oito da ParqT e três da Tomarpolis), cabe lembrar a velha máxima da avó tartaruga: "Devagar que estou cheia de pressa !", que os portuguese transformaram em "devagar se vai ao longe". Em qualquer caso, mais uma amostra dos inconvenientes da gestão tipo carga de cavalaria, sistematicamente praticada por António Paiva e nunca contrariada pelos seus anteriores vereadores.
Curiosa, mesmo curiosa, é a página 5 do decano da imprensa local -"Cinco novas unidades hoteleiras e um campo de golfe" "Se o ano de 2010 correr muito bem para Tomar..." O pior vem a ser a maldita conjuntura económica local, nacional e internacional. Até o actual embaixador de Portugal na OCDE, o antigo ministro Manuel Maria Carrilho, que é filósofo, julgou necessário fazer uma análise económica, no Diário de Notícias de hoje. Diz ele que foi o facto de todos terem abusado do crédito a verdadeira origem da crise. Acrescenta que é tempo de mudar de estilo de vida, contentando-se com menos e moderando os consumos, pois não é de todo viável uma vida a crédito. A autarquia tomarense, encravada até às orelhas, o que terá a dizer a esta perspectiva tão sombria ? Continua como até aqui ? Ou vai pensar no assunto ?
(Ler igualmente o post anterior "Dão-me licença que vos ofenda ?"


4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Sebastião gostaria de saber a sua opinião sobre o esbanjamento anual de dinheiro para subsidiar carnavais, este ano são 28 mil e 500 euros para o do tomar e linhaceira, para o ano será ainda mais, dinheiro este que em poucos dias se transforma em lixo, não será mais lógico ser quem festeja isso a pagar em vez de pagar toda a gente indirectamente mesmo que não festeje o carnaval?

Porque não usar esse dinheiro no apoio de infraestruturas sociais tais como o Centro Social e Paroquial de Asseiceira que para além de dar empregos a várias pessoas também providência apoio a bastantes idosos da freguesia, ainda por cima presta serviço praticamente o ano todo ao contrário da efemeridade do carnaval.

Obrigado pela atenção e desculpe estar a colocar o comentário aqui mas não encontrei outra forma de o contactar.
Paulo Marques

Anónimo disse...

"O PS apresentou em Assembleia Municipal uma lista conjunta com a CDU e o BE para indicação de representantes da AM à Assembleia Intermunicipal da Comunidade Urbana, tendo sido eleitos Hugo Cristóvão pelo PS e o Paulo Macedo pela CDU, sendo suplente Paulo Mendes do BE." PS digital.

Esta co-ligação pode explicar esta parte do seu comentário:

"ficamos a saber que cabe a Luis Ferreira, na qualidade de vereador da cultura, a responsabilidade pelas comemorações dos 850 anos da fundação do castelo, os 100 anos da república, os 200 anos da 3ª invasão francesa e os 500 anos da janela do capítulo (Será por isso que lhe querem lavar a cara ?). Miguel Relvas tinha aventado a hipótese de Carlos Trincão, como comissário para as ditas comemorações, mas se calhar ficou tudo em águas de bacalhau."

Os bons espírito reencontram-se.

A bem da Nação, claro!

Anónimo disse...

El Parlamento portugués aprueba ley del matrimonio homosexual
Sócrates califica la reforma de "momento histórico" en el "combate contra la discriminación y la injusticia".- La normativa no contempla el derecho a la adopción que sí reconoce España
AGENCIAS - Lisboa - 08/01/2010

Vota Resultado 6 votos Comentarios - 3
El Parlamento portugués ha aprobado a primera hora de la tarde una proposición de ley del Gobierno socialista para permitir el matrimonio civil entre personas del mismo sexo, aunque ha descartado la posibilidad de adopción por parte de estas parejas, derecho que sí contempla la legislación española, una de las más avanzadas en este campo. Tras la votación, que ha contado con el apoyo de toda la izquierda parlamentaria, el primer ministro luso, José Sócrates, ha calificado este día como "un momento histórico para la Asamblea de la República" en el "combate contra la discriminación y la injusticia que existía en la sociedad portuguesa".

Rouco: "Europa se quedaría sin hijos sin la familia católica"
Portugal legaliza el matrimonio gay sin derecho a la adopción
Movilización en Portugal contra el matrimonio gay

Los derechos de los homosexuales
A FONDO
Derechos reconocidos
Ver cobertura completa

José Sócrates Carvalho
A FONDO
Nacimiento: 06-09-1957
Lugar:Vilar de Maçada

Portugal
A FONDO
Capital: Lisboa.
Gobierno:República.
Población:10,676,910 (est. 2008)
La noticia en otros webs

webs en español
en otros idiomas
"Hemos hecho lo que cualquier humanista debe hacer, combatir las injusticias de los otros como si fuesen injusticias contra nosotros, combatir las normas legales que impiden la igualdad como si nos afectase a nosotros mismos", ha declarado el líder socialista. La propuesta del Gobierno ha sido aprobada con los votos favorables del Partido Socialista (PS), que gobierna en minoría con 97 de los 230 escaños de la Asamblea; el Partido Comunista de Portugal (PCP), con 13 asientos; el Bloque de Izquierda (BI), con 16, y los Verdes (PEV), con 2.

Las dos diputadas del Movimiento Humanismo y Democracia, independientes pero elegidas en las listas del PS, han sido las únicas representantes de la izquierda parlamentaria que no han sancionado la ley, con lo que se han opuesto a la propuesta de su propia formación gubernamental. Por su parte, los diputados de la principal fuerza de la oposición, el Partido Social Demócrata (PSD), se han opuesto a la proposición, excepto siete que han hecho uso de su libertad de voto y se han abstenido, y también la han rechazado los del conservador Centro Democrático Social-Partido Popular (CDS-PP).

En cambio, el Parlamento no ha dado el visto bueno a las proposiciones realizadas por el Bloque de Izquierda y el Partido de los Verdes, que pedían la legalización del matrimonio civil entre personas del mismo sexo y en las que se incluía la adopción. La Asamblea de la República también ha votado en contra del proyecto del PSD para la creación de una unión civil registrada que confería, con algunos límites patrimoniales y parentales, los mismos derechos que el matrimonio homosexual.

Las propuestas del BI y del PEV han tenido los votos en contra del CDS-PP, del PSD y de la mayoría de los socialistas. Para la entrada en vigor de la ley, es necesario que sea promulgada en los próximos 40 días por el presidente de la República, Aníbal Cavaco Silva, con derecho a veto. Cavaco Silva, líder histórico del opositor Partido Social Demócrata, ha rehusado pronunciarse sobre la ley de matrimonio homosexual, pero ha subrayado en diversas ocasiones que su atención está en "otros problemas del país" y que no hará nada "que provoque fracturas" en la sociedad.

Sebastião Barros disse...

Para Paulo Marques:
Obrigado pelo seu comentário. Nunca hesite em enviar-nos o que pensa, desde que em linguagem correcta, como é o caso, e de interesse para a comunidade concelhia.
Quando eventualmente tenha necessidade de nos contactar em privado, por favor digite wwwlidiarrebelo@gmail.com, que virá cá ter.
A minha opinião sobre as festas eoutras manifestações culturais, incluindo a Festa dos Tabuleiros, é conhecida desde há muito -Quem não tem dinheiro, não tem vícios. O pessoal com fome não almoça nem janta ópera ou música ligeira.

Cumprimentos