quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

INSÓLITOS TOMARENSES - 20

As entradas da cidade, que se pretende de turismo de qualidade, são um dos problemas que envergonham os tomarenses. Resolvemos por isso inventariar o que nos parece estar mal em cada uma delas. Pode ser que assim...
Decidimos começar pela do lado norte. Não só por ser, apesar das óbvias desgraças a seguir enumeradas, a mais airosa, mas sobretudo para não perdermos o Norte. O que é cada vez mais difícil, na actual conjuntura.
Cabe destacar, antes de mais, a original rotunda-bébé, que seria o orgulho de qualquer aldeia, mas que naquele local... Afinal há ou não normas oficiais obrigatórias, que indicam o diâmetro mínimo de cada rotunda ? Se há, porque não foram respeitadas ? Por falta de espaço livre, não foi certamente.

Como uma desgraça nunca vem só, logo a seguir à rotunda-bébé temos este trambolho informativo. Não só está incompleto, uma vez que se fica sem saber, no caso do museu, de que arte se trata, como ainda por cima engana os turistas, por mais precavidos que sejam. No sítio onde está o suporte, os letreiros indicam os correios e o museu para o lado do Largo do Pelourinho. Não há volta a dar-lhe. Na realidade, esta sinalização está nitidamente fora do seu sitio normal, que seria na placa logo a seguir.

Por muito precavidos que sejam os visitantes, de pouco ou nada lhes vale, poir é bem sabido que não há duas sem três. Se, por mero acaso, ou mediante informação de algum habitante, conseguiram chegar até aqui, serão forçados a demandar outras paragens. Não há sitio para parquear o carro, nem qualquer indicação sobre o museu ou a estalagem. E quanto aos correios, só os respectivos painéis oficiais na fachada, um pouco mais longe.
Depois de, eventualmente, terem conseguido um lugar para o carro, e descoberto o indispensável endereço, chegados à porta do tal "museu de arte" -catrapuz ! Está fechado e sem qualquer indicação visível de dias e horas de abertura.
-E é assim que pretendem fomentar o turismo de qualidade ? Ou andam só a brincar aos autarcas ?



7 comentários:

Anónimo disse...

"Afinal há ou não normas oficiais obrigatórias, que indicam o diâmetro mínimo de cada rotunda ?"

Há sim senhor!

Para a rotunda do "bonfim" a tal que está desquadrilhada em relação à r. D. Lopo Dias de Sousa, para a (não) rotunda junto à Estação e ao Monumento ao soldado desconhecido e para a (não) rotunda no cruzamento da av. Nun´Álvares com a av. dos Combatentes, desta com a rua Torres Pinheiro e acesso ao flecheiro já o tal "diâmetro mínimo" serviu como justificativo.

Ah! ganda Paiva, barão da Trofa .... o novo calinas de Tomar, está visto.

Que mais irá acontecer?!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Fomentar um turismo de qualidade em Tomar? Mas como? Ainda há pouco me dirigi ao Posto de Turismo e ao solicitar algo sobre a Janela do Capítulo em Castelhano, foi-me dado o folheto em Francês. Disseram-me que nem em Português tinham!!! Mas que vergonha para a Cidade de Tomar, ou melhor, para os responsáveis pelo Turismo da Cidade de Tomar. Quem serão os políticos e técnicos responsáveis por tal anomalia? Provavelmente ninguém, atendendo que a culpa morre sempre solteira. Senhores politiqueiros desta cidade tenham vergonha na vossa cara e pensem em dignificar o turismo.
Ou então poderão começar por encerrar o Posto de Turismo, que as informações prestadas não servem para quem pretende saber mais sobre esta que já foi uma Cidade e que agora já há muito está MORTA. Repito, tenham vergonha na vossa cara, políticos e técnicos, ou então vão para outra profissão, não queiram ficar agarrados ao tacho eternamente, à espera da contagem de tempo para a reforma choruda.

Rebelesco disse...

Sobre as rotundas confesso que não sei se existem ou não, normas oficiais obrigatórias. O que sei é que em muitas cidades francesas existem rotundas bem mais pequenas que a denominada "rotunda-bébé" e o trânsito flui. O problema é o denominado diâmetro máximo, para que os veículos pesados possam circular sem terem de subirem os passeios. Por exemplo em Portimão e Portalegre as pequenas rotundas existem e não há paragens mortas por causa dos semáforos, como em Tomar no cruzamento aberrante da nova ponte do Flecheiro. Muitas vezes está-se parado ao vermelho e nada circula do lado do sinal que está verde. Mas o péssimo exemplo aqui de Tomar, até pode ser derivado de algum "Guerreiro" querer mandar mais que o Presidente da Câmara.

Anónimo disse...

Para o comentarista das 12:07:

Os folhetos estão guardados para a BTL, que arranca hoje em Lisboa.

Anónimo disse...

Fala-se muito em cultura, na nossa historia, que é rica, muito rica, mas eu gostava que o Dr.Rebelo que é uma pessoa muito dada estas causas, dizer o que pensa sobre as infra estruturas desportivas. Digo isto porque?? Porque ainda hoje li um artigo num jornal nacional de grande tiragem, e, nessse artigo falava de historias de José Maria Pedroto, onde Tomar, neste caso o União de Tomar, teve uma página marcante na carreira como treinador, visto que foi aqui que o considerado melhor treinador de todos os tempos perdeu um campeonato com o Porto.
Mas isto é só uma das grandes Historias que aquele recinto já teve. Como o Uniao de Tomar já teve, e o proprio Sporting Tomar também(e ainda tem). Gostava que fizesse um post sobre o desporto nesta cidade, que cada vez mais é deprimente. E basta ir ao Estádio(?) para ver a tristeza e a pobreza que se verifica naquele sitio onde já foi palco de grandes eventos e de grandes momentos marcantes de cada tomarense. E é com magoa que vejo aquele cemitério agora do Estádio no que chegou é triste.

Anónimo disse...

O amigo está redondamente enganado "aquilo" não é estádio nenhum ... é um campo!

Inda p´ra mais até a relva sintéctica do barão da Trofa está na última.

Uma vergonha, é que o é!

Paulino o calinas iluminado de Tomar, sempre à custa do Zé!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Sr. Rebelo:
Acho muito engraçado ver agora a preocupação de uns quantos (muito poucos) sobre o Estádio, muito preocupados com as condições que o União de Tomar tem e fazer alusões a um passado em que o Estádio Municipal de Tomar era referência.
Esquecem-se que nesses tempos, à custa de uns mecenas, o União de Tomar andava na primeira divisão. Vivia acima das possibilidades mas havia quem tapasse os buracos e a Câmara cumpriu a sua obrigação de acompanhar com a criação de condições, um bom trabalho ao nível desportivo.
Hoje, quando se avalia as condições proporcionadas pela autarquia não pode deixar de se levar em atenção o patamar desportivo em que o clube se encontra. Já só há mais uma divisão para descer a nível distrital, é uma vergonha o que nos últimos dez anos sucessivas direcções têm feito.
A nível desportivo, uma monstruosidade e a nivel financeiro, apesar de tantas descidas de divisão, o clube continua a viver acima das suas possibilidades, sem pagar a quem deve e sem nenhuma linha estratégica anunciada.
Dirigentes cujo mandato já terminou há quase um ano, que já deviam ter saído mas andam nos jornais a dizer que saiem, mas não saiem... Que vergonha!
Quem comparar a situação do clube com a do Estádio, tem que aceitar que as instalações são muito boas para o futebol que ali se joga.
E chamem-me nomes, que isso é que vai pagar as dívidas do União de Tomar. E vejam o site do clube. Que miséria... quem sabe alguma coisa do União de Tomar e vê aquilo percebe bem o mal que estão a fazer ao União Futebol Comércio e Indústria de Tomar. Já lhe retiraram quase tudo, faltava apagar a história, é o que lá está feito...
António Manuel