quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

INSÓLITOS TOMARENSES - 22

A oeste quase nada de novo. É certo que das bandas de Paialvo, pela antiga estrada de Torres Novas, se aparecer algum turista é porque se perdeu. E também é verdade que para o receber não há nada nesta entrada da cidade. Quase todas as placas de sinalização estão posicionadas para quem vem para poente, salvo aquelas duas do lado esquerdo, a indicar Lisboa e Coimbra. Assim, os hipotéticos visitantes perdidos têm três hipóteses: a)-apeiam-se e perguntam a qualquer transeunte, que provavelmente lhes indicará o turismo municipal, mesmo ali à frente; b)- continuam até ao fundo da rua, em busca de indicações, regressando uma vez chegados à rotunda; c) -a mais aconselhável, aproveitam as indicações IC3 Lisboa/Coimbra para se porem a andar daqui para fora quanto mais depressa melhor, porque uma terra que os recebe assim, não deve querer cá visitantes.


Do lado oposto, que é como quem diz a leste, ou em Espanha, há fartura e há falta de sinalização. Há fartura de indicações da bliblioteca municipal, que sendo uma honrada e acolhedora casa, não é a de Alexandria, do Vaticano, ou sequer a de Coimbra. Não deve, por isso, ter assim tantos leitores, ou a isso candidatos, que não saibam o caminho. Pois mesmo assim, para quem entre na cidade pela estrada da Serra, encontra uma primeira indicação logo a seguir à rotunda de Palhavã (foto acima), seguida de outra no cruzamento do antigo colégio (foto abaixo).

A quem se destinará esta segunda ? Aos visitantes vindos da estrada da Serra -os únicos que a vêem imediatamente na frente- certamente que não, pois já terão visto a anterior. Nestas condições, será só para mobilar, por assim dizer ? Se é o caso, tirem-na já e substituam-na por uma que diga Convento de Cristo, que é afinal e de longe o único objectivo de quem nos visita. Por enquanto, porque se isto continua assim...
Quanto à outra placa "estádio/pavilhão", deixem-se de enganar as pessoas. Um estádio é um recinto desportivo grande, vedado, com balneários, rodeado de bancadas em anfiteatro e com relva em condições. O actual campo da ex-Horta dos Graças não cumpre qualquer uma dessas condições, pelo que chamar-lhe estádio... E porque não um painel indicando "Ex-estádio 25 Abril, agora campo de treinos Eng. Paulino Paiva" ?


5 comentários:

Anónimo disse...

Os tomarenses sempre sonharam alto. E portanto não se importam de chamar estádio a um campo de treinos...
Também chamam Doutor a quem nem sequer é licenciado...

Rebelesco disse...

Ao verificar as fotos das aberrantes placas de sinalização reparei num facto muito curioso, ou seja: A placa que indica "pavilhão / J. Ratton" tem dois círculos por cima dos outros três!!!
Na placa que indica "estádio / pavilhão" já tem os três (círculos) por cima dos outros dois...
Afinal em que ficamos? São os três por cima dos dois ou os dois por cima dos três?
Também no "casamento camarário", que agora há outros tipos de casamentos, aparecem os três, os tais que tinham a maioria arrogante e agora têm a maioria dialogante e os dois, que gostam de se encostar ao poder, isto, para além dos outros dois (verbos de encher) que por lá andam...
Mas quem seria o ilustre iluminado (inteligente! por sinal)que é responsável por toda aquela bagunçada? Algum político, algum técnico superior? O que precisavam era de trabalhar e bem, mas o bem só tem uma forma e o mal tem muitas, as quais lhes podem provocar a passagem de um atestado de burrice.

Pensamentos soltos disse...

...um painel indicando "Ex-estádio 25 Abril, agora campo de treinos Eng. Paulino Paiva" ?
Bem visto mas não é só, há bem mais.Praceta Alves Redol, tanques a Paulino Paiva, ponte do fleixeiro( ponte da teimosia parva)assim devia de ser o nome posto, jardim do mouchão, jardins Paiva com parceria a Beatriz Costa, lombas de manutenção a Eng Paiva (os calceteiros tem sempre serviço), o pavilhão municipal, centro de tempos livres para coçar a micose a Paulino, etc, etc.

Anónimo disse...

São os meninos guerreiros!

Anónimo disse...

Às grandes obras apresentadas como marca em Tomar, casos do chamado estádio e pavilhão ao lado, este mais parecido com um barracão, temos a excelência de outros trabalhos executados na cidade a custos astronómicos. Para confirmar, basta passar pela rua Manuel de Matos...