quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

DÃO-ME LICENÇA QUE VOS OFENDA ?

Da edição desta semana de "Cidade de Tomar", com a devida vénia ao jornal e ao autor, publicamos parte do texto supra-identificado, naturalmente sem comentários, que não deixarão de vir a seu tempo. Talvez por ocasião do próximo carnaval, por motivos que na altura tencionamos explicitar.
"Tenho que me penitenciar por utilizar aqui uma expressão policial e, ainda por cima, norte-americana, mas inspirei-me no atraso de vida que por aí vai. Vejo a crescer uma preocupação em congelar toda a acção, por medo puro de fazer alguma coisa... Segundo parece, tudo quanto quebre a rotina em que mergulhámos conduzirá a perigos inimagináveis...
Na verdade, folheando a imprensa local ou navegando pela Internet, fico com a impressão de que, suavemente, deslizámos até à borda de um pântano de paralisia. E dou alguns exemplos:
Os monumentos degradam-se: é preciso evitar perigosíssimas intervenções que lhes pretendam limpar as crostas da idade que, afinal, vejam bem, os protegem das chuvas ácidas. Deus velará pela sua conservação, mais ainda se se tratar de monumentos ao Seu serviço... Vamos já fazer abaixo-assinados a exigir que os técnicos de restauro se limitem ... a olhar. Porque nós, os legítimos nativos, é que sabemos !"
Esclarecimento de Tomar a dianteira: O cidadão Veloso, mestre em História, exerce como professor coordenador no Instituto Politécnico de Tomar, há longos anos.

3 comentários:

Anónimo disse...

É verdade que devemos preservar e transmitir o património para os vindouros mas quando observámos o restauro do Dormitório do Convento, o mainel do Portal Suldos Jerónimos com o seu Infante D. Henrique levemente azulado ou o portal da Atalaia, o meu amigo Carlos Veloso entenderá certamente as reticências que se colocam às pessoas.
Cumprimentos

chocapic disse...

A verdade é que se é preso por ter burro e preso por não ter.Mas é muito facil criticar mas arranjar soluçoes...Tem de haver um concenso entreconstruir par alterar ou construir pra melhorar

Chocapic

Anónimo disse...

Ao Chocapic recomendo umas horitas de treino de dactilografia e uma leiturazita diária profilática...