sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

TOMAR A DIANTEIRA VAI DE FÉRIAS




Com todos os anos por esta época, Tomar a dianteira vai dar uma volta ao bilhar grande. Desta vez até à Ásia que, como os nossos leitores bem sabem, fica logo ali a seguir a Carvalhos Figueiredo, à esquerda. Porquê a Ásia ? Se fôssemos jesuítas, responderíamos como o outro -E porque não ? Posto que não somos jesuítas, confessamos que a viagem se destina, entre outras coisas, a acalmar a azia. Não a nossa, que não temos tido, felizmente, mas a de alguns leitores e dos senhores autarcas, que também têm direito -finalmente !- a 15 dias de sossego.
Se tudo correr bem (e não vale ficar a pedir que os aviões caiam), retomaremos o contacto com os nossos leitores a partir de 1 de Fevereiro.
Entretanto, apenas para ir abrindo o apetite, esclarecemos que o caso da projectada lavagem/limpeza da Janela do Capítulo não está resolvido, nem para lá caminha. Tomar a dianteira esteve no IGESPAR, em Lisboa, onde foi recebido cordatamente e teve ocasião de consultar diversos documentos, entre os quais o tal relatório do LNEC que alguém disse aconselhar a limpeza e o método que vai ser usado. Não é totalmente verdade e só não desenvolvemos agora a nossa crítica porque depois não estaríamos cá para as eventuais respostas. Ficará portanto para Fevereiro. Para já, citamos apenas duas afirmações desse relatório, datado de Janeiro de 2002, quanto a nós uma pequena maravilha. Ei-las: "Embora não se possa dizer que as superfícies de pedra se encontram muito degradadas, existem, contudo, numerosas situações em que se justificará executar algumas operações de conservação e restauro. Dado que não foi possível observar de perto toda a envolvente, é mesmo possível que a extensão dos danos se revele maior do que a que se pode antecipar pela observação efectuada." (Página 25)
"As áreas colonizadas sofrem perda contínua pelo que as superfícies não estarão estabilizadas e, por isso, podem estar mais reactivas e mais susceptíveis ao ataque pelos agentes exteriores. A aplicação de uma pátina artificial reduzirá a reactividade da pedra, pelo que daí resultarão vantagens para a estabilidade das superfícies expostas." (Página 28) Os negritos são de Tomar a dianteira.
Que temos nós andado a dizer aqui no blogue ? Que a construção manuelina não está degradada e por isso não necessita de qualquer limpeza/lavagem. Que as áreas cobertas de musgos e líquenes protegem a pedra das chuvas ácidas, que o relatório apelida de "agentes exteriores". Que seria uma aberração aplicar, após a inútil limpeza, uma ou várias camadas de substâncias protectoras, que o relatório designa como "pátina artificial". O leitor já imaginou a Janela do Capítulo com uma pintura nova, após cinco séculos de existência ? Não estarão a confundir a Janela com a Dona Lili Caneças ? Parafraseando o insigne filósofo/pensador Luís Filipe Scolari: "E depois o burro sou eu ?!"
Tenham muita alegria e muito céu azul, e até ao meu regresso, em 1 de Fevereiro. Se tudo correr bem !


12 comentários:

Rebelesco disse...

Boa viagem e boa estadia. E já agora traga de lá mais um banho de cultura, aqui para a cidade de Tomar, que bem precisa de um grande abanão. Os polítiqueiros e técnicos incultos ficarão muito gratos, mas depois continuam no marasmo do costume. Aprender com civilização asiática não será possível adaptar nesta cidade... Porque não querem!!!

Maria disse...

Boa viajem. Que tudo vos corra bem e, voltem cheios de vontade de denunciar as bacoradas, que se fazem em Tomar e arredores.
Boas férias e um abraço.
Maria

Anónimo disse...

Com que então uma viagem à Conchinchina?...

Anónimo disse...

Faz boa viagem e tenta encontrar ( o que não será dificil naquelas paragens)reforço de inspiração. As cruzadas não podem parar!
ALS

snowgoose disse...

Eu também quero ir.!!!!... boa viagem e divirtam-se. Até Fevereiro. Um desafio que aqui te lanço... no regresso pensar escrever a "obra" dos 100 dias dos mccs dos 3+2...... 1 abraço. jorgeneves

Pensamentos soltos disse...

Boa viagem, certamente irá encontrar uma terra não muito diferente ao que nos ta habituado a relatar, afinal é so a mudança de longitude

Anónimo disse...

Perca-se por lá ! De certeza que há muitos problemas camarários para resolver naquela zona :D

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

Desejo também Boa Viagem.

Oitocentos artigos sobre temas locais em um ano e piques, é obra!

A Ass. Municipal, neste ano de Aniversário, bem o pode distinguir como tomarense exemplar.

Boas Férias.

Anónimo disse...

É necessário recuperar fôlego para continuar (quase sózinho) a fazer oposição a este estado lastimável a que chegou a cidade.
Muitos dizem querer bem a Tomar, mas poucos ousam colocar o dedo na ferida e gritar bem alto a revolta que nos mói por dentro.
Até breve!
AA

ANA disse...

BOAS FÉRIAS, andam as nossas autoridades tão preocupadas com a limpeza da janela, tudo também a gosto de ver limpa.Mas a mim o que me esta preocupar é outra limpeza. Que parece que niguém vê ou não querer ver,dá uns anos para cá temos ólhado,(EU E MUITAS PESSOAS PELO MENOS AS QUE JÁ VIRAM O RIO BATER-LHE Á PORTA SEM LICENÇA) mas este ano com estes dias de chuva,piorou. Do que estou a falar da limpeza do rio Nabão, que parece que é rio é só na cidade. Caí uma árvore vão logo a correr tirar, eu já perdi o conto ás árvores que estão caídas, na zona da Quinta do Falcão junto á ponte, ainda a semana passada já andavam pessoas com o coração nas mãos, pois o rio já andava cá fora, ele não tem por onde passar quem se lembra naquela dantes andavam adultos ao banho e em pé a água dava-lhe pelo pescoço, não quero mentir mas acho que fez pela autora do natal vinte anos, que houve a grande cheia.Eu pergunto as nossas autoridades se o rio juntar as árvores que estão do lado de cima da ponte,(NÃO ME PÔS A VER MAIS PARA LÁ TRÁZ PARA OS LADOS DA MARIANAIA)com as do lado de baixo que são grandes e estão no meio do rio,que dali para a frente começa a ficar mais estreito como vai ser??? OU DEPOIS DE CASA ARROBADA TRÁCAS Á PORTA. DEUS QUEIRA QUE NÃO POIS NESTE DIAS É QUE NESTES DIAS DE CHUVA OS FILHOS DA TERRA NÃO FAZEM OUTA COISA CADA VEZ QUE PASSAM NA PONTE OLHÁ LÁ PARA BAIXO.

Anónimo disse...

Mais um exemplo da inutilidade que pavoneia o concelho.

Anónimo disse...

O que acho vergonhoso é o senhor em vez de deixar cá o seu dinheiro para estimular a economia vai deixá-lo noutro país. Isso é que é gostar de Portugal :-)
Parece-se que a sua propensão a viajar para fora é tão grande que ninguém lhe liga... homem.
Bem fez o duplo-queixo que o afastou do PS. Já viu se fosse para a câmara? O senhor desterrava o orçamento camarário em viagens ao estrangeiro qual Mário Soares. Adeus.