sábado, 2 de janeiro de 2010

SE FOSSEM SÓ ESSES...

O sempre bem informado semanário O TEMPLÁRIO, a cujo director e companheira aproveitamos para endereçar os nossos votos de Bom Ano, acaba de publicar na sua página electrónica a notícia supra, que reproduzimos com a devida vénia. Face ao seu conteúdo, pedimos licença para avançar três pequenos comentários.
Antes de mais, parece-nos evidente o carácter deveras dramático da situação, face aos elementos constantes da dita. Realmente, 15 corvos marinhos comendo cada um, no máximo, dois quilos de peixe por dia, sempre são uns trinta quilitos nos melhores dias, o que nos dá 900 quilos mensais = 1o.080 quilos anuais. Isto se as terríveis aves cá vivessem todo o ano. Porém, como o próprio texto informa que só cá estão durante parte do inverno, teremos um consumo máximo previsível de 18o0 quilos. Com tanto peixe assim consumido, lá vamos ter que ajudar mais uns quantos cidadãos tomarenses com fome. O que nos vale é o rendimento mínimo, que permite a quem dele beneficia um nível de vida muito desafogado...
O segundo comentário, é a velha questão da galinha e do ovo. Neste caso, trata-se de saber quem tem a prioridade em relação ao uso do rio e dos seus recursos piscícolas -os pescadores desportivos, unicamente para se entreterem ? Ou os corvos marinhos e outras aves, para sobreviverem ? A ecologia é apaixonante, e nem os corvos marinhos nem os peixes têm direito a voto, mas isso não implica que o bicho homem tenha alguma prioridade em relação à restante fauna e flora.
Finalmente, parece-nos haver aqui uma curiosa hierarquização noticiosa, sendo todavia certo que os órgãos de informação publicam o que lhes aparece e não aquilo que gostariam de publicar. Em todo o caso, não haverá em Tomar "corvos marinhos" muito mais vorazes e nefastos para o eco-sistema nabantino ? Por exemplo para os consumidores de água, para os pagadores de taxas, para os investidores, para os industriais e para os comerciantes locais ? Não seria melhor, continuando embora a monitorizar o Nabão, ir observando atentamente alí para os lados da Praça da República, naqueles dois edifícios maiores ? Após os "pombinhos" e as suas "pombinhas", agora temos também "a malta do avental" (digitar vamosporaqui e clicar em cima do curioso emblema do lado direito). Não há nada que não aconteça aos tomarenses...
Salvo melhor opinião, é aí que se joga o nosso futuro, sendo que, como já aqui foi referido, com os actuais "corvos marinhos", que estão longe de ser como os escandinavos, dentro de pouco tempo deixará de haver "peixe" disponível para dar de comer a todos. É no que dá a prolongada "estragação". Sem qualquer oposição eficaz até agora ! A ecologia dá para tudo...

5 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde António Rebelo,

É uma boa notícia esta que nos fala de uma espécie, mais uma, que habita as margens do nosso rio Nabão! Está assim enriquecido o parque zoológico da cidade. Depois de abutres, hienas, serpentes, chinchilas, lontras, ratos da Índia, tubarões, uma quantidade enorme de parasitas e outros predadores, alguns nocturnos, chegou agora a vez destes alados nos brindarem com os seus vôos picados ou nem tanto sobre as desditosas presas. Onde é que eu já li isto...?

Com tanto plano de água que existe no concelho (Nabâo, ribeira da Beselga, ribeira da Lousã, Zêzere e Carril, julgo que está encontrado o parque temático do nosso inefável ex-presidente Paulino Paiva. O tema "À Volta da Água" tem pernas para andar, já que este concelho mete água com a fartura que todos nós sabemos.

UM BOM ANO DE 2010

Anónimo disse...

Amigo Rebelo, tem andado muito distraído!
Em Tomar as guerras travadas e as decisões tomadas sob o signo do crucifixo e do avental, e as amizades ou inimizades daí decorrentes, vêm de há muito e têm muitos obreiros.
Estão em toda a parte, não conhecem partidos ou instituições!
Tem de reparar melhor nas evidências.

Sebastião Barros disse...

Há as suspeitas, os sinais, os indícios, as evidências e as provas provadas.
Manda a honestidade avançar unicamente com provas irrefutáveis.
Foi o que agora se fez.
Em todo o caso, obrigado pelo aviso.

Piquix disse...

Boa noite, bom topico.
já me tinha questionado sobre o facto dos pescadores estarem a pescar numa zona de viveiro, que a meu ver deveria ser uma área de pesca proibida, não estariam a contribuir para a redução de peixe no rio Nabão.
Agora chamam-lhe "corvos marinhos"

Anónimo disse...

Focus! Focus! Focus! O problema não são corvos nem escandinavos. O problema é só um. Quer dizer, 3: PSD; PS e CDS. Os únicos responsáveis pela situação desmoralizante, desmotivadora e desgraçada em que se encontra a economia do país, a sua qualidade de vida e a sua resposta às necessidades sociais - saúde, educação e assistência social.