segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

FINALMENTE UMA BOA NOTÍCIA !

A imagem não deixa dúvidas. O buraco da Rua Aurora Macedo foi tapado, antes das quatro da tarde de hoje. Fizeram-no no primeiro dia de trabalho após o interregno do Ano Novo. Como se impunha. Justo é, por conseguinte, noticiar o facto. É uma boa notícia.
Limitaram-se a encher o buraco de serrisca, como da outra vez ? É verdade. Se vierem mais umas boas bátegas, voltará tudo ao mesmo ? É provável. Mas isso já são outros contos. Os funcionários terão feito aquilo que os seus chefes lhes mandaram, tal como estes terão agido de acordo com as orientações dos eleitos. Ou estamos enganados ?

Quem se portou igualmente à altura das circunstâncias foram alguns moradores aqui da rua. Até dá gosto ter vizinhos assim. Conscientes dos seus deveres de cidadania e civicamente activos. Repare-se que, respeitadores dos direitos alheios, até cumpriram, na improvisada sinalização, todas as boas maneiras da política. O laranja mais alto, porque = a 3 eleitos; o rosa mais baixo mas mais fino, como convém. PSD mais à direita, PS mais à esquerda... para quem sobe a rua. Tomar a dianteira não tem culpa nenhuma de estar instalado mais acima, o que o leva frequentemente a ver as coisas do outro lado...


Entretanto, como uma desgraça nunca vem só, diz o povo, caiu mais um eucalipto junto ao mercado. Não por causa do vento; simplesmente porque estava desde há muito inclinado, e agora com o terreno amolecido pela chuva, deu-se o irreparável. Se quando cortaram os irmãos deste tivessem ido até ao fim, teria sido mais simples. Optaram por deixar nove exemplares para amostra. Restam oito. Até quando ?
Os habituais defensores do poder instalado já estarão a murmurar "Lá está o gajo a tentar encravar os autarcas ! Tem cá uma língua..."
Estão redondamente enganados, estimados conterrâneos. Aqui no blogue não procuramos encravar ninguém. Tentamos, isso sim !, inculcar em quem nos lê a ideia de que é necessário e urgente desencravar a cidade e o concelho. Com a maior urgência possível. Quanto mais tarde, pior maré.
Cuidam que estamos a faltar à verdade ? Pois tenham a coragem de cair na realidade. Para que precisaríamos nós de encravar os membros da actual maioria e companhia ? Desde há muito que os eleitos locais, aqui em Tomar, são simultaneamente tão boas pessoas e tão fraquitos politicamente, que poupam à oposição e aos (raros) analistas esse trabalho. Encravam-se sozinhos, como está à vista de todos aqueles que já ousaram deixar de utilizar os embaciados óculos partidários.
Porque, afinal, é ou não verdade que praticamente toda a gente diz, em conversas privadas, que "esta câmara não vale nada" ? Não têm, pelo menos por enquanto, é a coragem de levar o raciocínio até ao fim: "mas os eleitores ainda são piores."
Duvidam ? Então digam-nos lá que outros habitantes, com as respectivas cabeças já cheias de "galos", continuariam a dar cabeçadas nas paredes, por ignorarem que os "galos" resultam das cabeçadas ?
Não foi o que aconteceu nas recentes eleições autárquicas aqui em Tomar ? Mas o PSD ganhou, apesar de anos e anos de asneiras crassas...
A vida tem destas coisas !

Sem comentários: