quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

ANALÍSE DA IMPRENSA REGIONAL DESTA SEMANA

COLABORAÇÃO CLIPNETO LDA.
A imprensa regional desta semana inclui títulos que denunciam o estado a que isto chegou, sem que a maioria da população de tal se dê conta, pelo menos aparentemente. N'O TEMPLÁRIO, manifestamente adjectivaram perifrasticamente esta contratação da autarquia. No nosso entender, em vez de conceituados, deviam ter escrito caros. Já no corpo da notícia, esta passagem é sobejamente clara: "Do lado da ParqT compareceu o advogado da empresa e do lado da Câmara, participou o presidente Corvêlo de Sousa, e vários advogados da sociedade PLMJ, entre os quais Nuno Morais Sarmento, ex-ministro da presidência e presidente do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD." Simples coincidência, pensamos nós. O facto da autarquia tomarense também ser dirigida pelo PSD, não deve ter tido qualquer influência. Assim, ainda que a câmara perca, sempre haverá gente do PSD a ganhar, e bastante, por mero acaso, obviamente !
Numa outra página interior, com a assinatura de Isabel Miliciano, algo de perturbador: "Procedimento da Câmara levanta dúvidas -QUINTA DO CONTADOR: UM CASO DE POLÍCIA ? Segue-se um longo texto, relatando as atribulações de um processo de loteamento, que já se arrasta há nove anos, nove ! Devidamente justificados, como sempre, que o arsenal jurídico deste país, quando destramente usado, dá para tudo e o seu contrário. Basta lembrar que o RGEU ainda em vigor data de 1951, salvo erro, e tem a assinatura do grande democrata Oliveira Salazar. É preciso dizer mais ?
Outros títulos d'O TEMPLÁRIO "Grave acidente provoca cinco feridos", "Idosa morre carbonizada" e "União de Tomar ameaça entregar as chaves". Esta última, apesar de duas leituras, deixou-nos baralhados. Não conseguimos perceber de que chaves se trata, pois ao que consta o clube nem sede tem, como também não é nada claro que a câmara, que o mesmo é dizer TODOS os contribuintes tomarenses, tenham alguma obrigação de pagar ou avalizar uma dívida superior a 100 mil euros, na qual não foram ouvidos, vistos ou achados. Uns comem os figos e outros rebentam-lhes os beiços ?


O MIRANTE é um excelente semanário, apesar de por vezes, como neste caso, não se dar conta de que está a chover no molhado. Então mas alguma vez alguma entidade deste país assumiu publicamente a sua responsabilidade nalguma argolada ? Era o que faltava ! E a dignidade das instituições ? E a infalibilidade dos chefes ? E a reputação dos funcionários todos ? Até parece que o simpático semanário de título verde não é escrito neste país à beira mar plantado.
"Médico transferido para Paialvo deixa dois mil utentes sem assistência em Tomar", "Câmara de Tomar alerta para burlão que vende folhetos promocionais" e "Câmara de Tomar garante água a família carenciada que não pagou factura", são outros títulos mirantinos.
Se o caso do médico coloca mais uma vez em evidência que quando a manta é pequena, se a puxam para um lado, destapam o outro, a actuação do burlão tende a mostrar que os políticos nabantinos, e outros, estão a fazer escola. Com o devido respeito, todos sabemos que também eles andaram "a vender" folhetos promocionais durante a campanha eleitoral, e agora não respeitam nada do que lá estava e está escrito. Exactamente como no caso do actual burlão, que por isso não merece castigo. A não ser que os autarcas também venham a ser castigados. Ou há moralidade, ou comem todos ! A propósito: em que partido terá ele votado ? É que não parece nada parvo e ainda por cima é empreendedor, o que nos tempos que vão correndo...

Aqui temos outro caso em que a anterior experiência dos autarcas da maioria pode vir a dar muito jeito. Segundo noticia CIDADE DE TOMAR, os serviços da autarquia estão a analisar a possibilidade de poderem afugentar estas aves que "Muitas vezes são vistas com as asas abertas expostas ao sol..." Se assim é, não só os competentes serviços autárquicos estão a desperdiçar tempo, como a prevista expulsão de tais visitantes até pode ser contraproducente. Dizemos isto porque, se realmente a intenção é mesmo afastar os corvos de forma definitiva, basta que os autarcas nabantinos procedam com eles com têm feito com os investidores, os habitantes e os turistas. É vê-los a dar corda aos sapatos. Neste caso às asas secas ao sol.
Cuidado porém ! "Com as asas abertas expostas ao sol", indica claramente que são turistas. E depois de andarem a propalar que pretendem desenvolver o turismo, os autarcas vão expulsar estes visitantes escandinavos, cujo alto consumo e poder de compra, são sobejamente conhecidos ? Nem parecem coisas do senhor vereador Luís Ferreira, o novo homem do turismo municipal.
Mas o principal título da edição desta semana do semanário vizinho da autarquia, é sobre as taxas municipais de urbanização, que vão ser reduzidas. "Indústria com cerca de 60% de redução, habitação com cerca de 30%". Falta explicar aos eleitores como são possíveis tais reduções, tendo em conta que não consta que as despesas da autarquia tenham sido reduzidas ou para aí caminhem. Por algum lado se tem de começar a fomentar a recuperação da cidade e do concelho, mas convinha ter a certeza de que os responsáveis têm plena consciência daquilo que estão a fazer, porque a economia é como a morte, mais tarde ou mais cedo, nunca perdoa. Muito cuidado portanto !
Bem diz MC, à cautela, na sua Crónica de campanha: É "O fim do mundo em cuecas"

4 comentários:

Anónimo disse...

Esse tal de Nuno Morais Sarmento é o tal que recebeu 2.500,00€ para fazer um contrato de venda pública do Convento de Santa Iria que teve de ser reformulado (quase de cabeça a rabo) pela jurista da Câmara!

Claro como é amigo do Miguel e do Barão Paulino dão-lhe mais serviços para facturar.

Assim vão as coisas neste Reino dos Calinas! E

Paga Zé Tomarense!!!!!!!

Anónimo disse...

Notícias do dia:

A Quercos promete mover processo contra a CMTomar se esta avançar com o plano de correr com os corvos da cidade.

Líderes dos IpT sugerem que para "afastar" os corvos seja usada uma cópia de plástico de Curvelo de Sousa servindo de espantalho.

Anónimo disse...

Boa tarde António Rebelo,

Percebe-se perfeitamente o afã com que os nossos autarcas pretendem espantar os corvos para fora de Tomar. Assim os abutres e outros al(i)ados de arribação continuarão a não ter concorrência...

Anónimo disse...

Líderes dos IpT sugerem que para "afastar" os corvos seja usada uma cópia de plástico de Curvelo de Sousa servindo de espantalho."

É mais barato e menos trabalhoso mandar o Luis Ferreira em pessoa, que os corvos fogem todos para ao pé do primo dele - Costa do Castelo!!!!!!!!!