sábado, 9 de janeiro de 2010

ALTERADO ECO-SISTEMA DA MATA

Conduta para levar a água do aqueduto até ao tanque junto à Torre de Dª Catarina



Nascente antes abastecida pelas águas provenientes do laranjal, que agora seca logo no início da Primavera

Tanque da Horta dos Frades, o mais pequeno da Mata, vazio desde que o aqueduto deixou de trazer água

Aquilo que até aos anos 80 do século passado foi um engenhoso e muito útil processo de rega por gravidade, deixou de funcionar por manifesto desmazelo, quando o Seminário das Missões, que ocupava parte do Convento de Cristo, foi indemnizado e saiu. Como era o pessoal do Seminário que assegurava a manutenção e a fiscalização do aqueduto dos Pegões, porque dele precisava para regar, a partir de então foi o descalabro total.
Com início no tanque da Cadeira d'El-rei, que marca a sua entrada na antiga cerca, o sistema implementado em princípios do século XVII abastecia não só os lavatórios do Cruzeiro e do Claustro Principal, mas igualmente a cozinha, a Sacristia Nova, a fonte ornamental do referido claustro, o chouso, o laranjal, a bica do actual jardim da Porta do Sol, indo terminar no tanque junto à Torre de Dª Catarina. A partir daqui, dada a constante rega do laranjal, ia alimentar por infiltração a nascente situada mais abaixo, (com uma curiosa abertura que muitos acharão parecida com determinada zona anatómica feminina), depois o tanque da Horta dos Frades, a referida horta e finalmente o Ribeiro dos Sete Montes e o curso do Nabão.
Além deste percurso complexo, havia um outro entre o tanque da Cadeira d'El-rei, o tanque grande, a antiga horta e o Ribeiro dos Sete Montes. Actualmente, exceptuando a nascente da Charolinha e a episódica nascente acima referida, graças à abundante pluviosidade do presente Inverno, tudo o resto deixou de funcionar, precisando agora de adequadas reparações, antes de voltar a ter a sua antiga e manifesta utilidade. Até os tanques se têm mantido vazios durante o Verão, se calhar porque será mais barato, em caso de incêndio, usar água da rede e helicópteros a trazerem-na do rio. Ou estaremos enganados ? Há por aí tantas opções estranhas que uma pessoa já nem sabe...

Sem comentários: