sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL

Redacção de Tomar a Dianteira Colaboração Papelaria CLIPNETO
A grande sensação da semana foi sem dúvida a manchete do Expresso "Convento de Cristo ameaça ruína", num estilo de jornalismo que não é nada comum naquele semanário.( Ver a nossa "entrada" Convento de Cristo está a caír?).
Na imprensa regional, O Mirante foca o falecimento da mulher mais velha do mundo, as medidas contra a crise, anunciadas pela CMT e pelo PS, e a venda do Convento de Sta. Iria, a realizar ainda no corrente mês, segundo o presidente da Câmara. Na secção irónica Cavaleiro Andante há duas referências a Tomar. Uma no caso do corta-mato Ponte do Flecheiro/Mercado/Ponte do Flecheiro, que referimos em primeira mão com foto. Outra sobre as reclamações contra o aumento do preço da água, com foto da montra da loja do Zèzinho, ali na Rotunda, na qual se podem ler instruções para reclamar, difundidas pelo grupo ambientalista Aqua.
O Ribatejo ocupa duas páginas com o estado de conservação dos principais monumentos do distrito. Há declarações da directora do Convento de Cristo, confirmando que a notícia do Expresso exagerou bastante. O mesmo semanário publica igualmente o valor estimado da Torre das Cabaças, em Santarém -527.000€. Como é que foi calculado tal valor? Isso também nós queríamos saber!
Empresários processam Tomar Polis -titula O Templário. Trata-se das sequelas da construção do hediondo arranjo conhecido como "muro da vergonha" ou "paredão do Paiva".
Pode ler-se igualmente uma entrevista ao pré-candidato PS à autarquia de Ferreira do Zêzere, a notícia do funeral da mulher mais velha do mundo, as medidas contra a crise anunciadas pela CMT, o problema da sinalização no cruzamento Torres Pinheiro/Grande Guerra/Nun'Álvares/Ponte do Flecheiro, bem como o caso de um jovem casal que a CMT impede de construir habitação própria num terreno rural. Destaque especial para a notícia do Expresso, sobre a pretensa ruína do Convento de Cristo, visto que O Templário publica quase integralmente (só não usou o título) a peça do nosso colaborador António Rebelo, retirada aqui do blogue, conforme referem. Agradecemos e pensamos que, numa eventual próxima vez, não ficará mal solicitar autorização prévia, que é aquilo que se faz usualmente, por uma questão de cortesia, quando o autor está vivo.
Refere o semanário de Além da Ponte que vai inaugurar em breve um novo "site", cheio de possibilidades. Endereçamos votos de boa sorte e prosperidade, mas lembramos que, nessas coisas, o factor humano é fundamental. No atletismo, os africanos ganham quase tudo, muitas vezes descalços. Apesar de haver por aí, à escala mundial, sapatilhas reputadíssimas, que mais isto e mais aquilo...
Antigamente dizia-se na cidade que a casa Cotralha tudo quanto tinha estava na montra. Esta semana ocorre quase o mesmo com o Cidade de Tomar. Só na primeira página refere o Piso da Esplanada da Ponte do Flecheiro de novo em obras (é a terceira vez, mas isso o jornal não diz), as medidas contra a crise anunciadas pela CMT e pela oposição, a necessidade de uma nova Rotunda à saída da nova ponte para a Av. Nun'Álvares, o falecimento de Maria de Jesus e o "Convento de Cristo com zonas degradadas".
Já nas páginas interiores, um artigo de opinião de Luis Ferreira (anteriormente publicado no seu blogue Vamos por aqui), bem escrito como sempre, mas induzindo ou procurando induzir os leitores/eleitores em erro. Escreve Luis Ferreira que "Há dois projectos para Tomar, basta escolher." Manda a verdade dizer que, neste momento, tal não é a realidade. Poderá vir a haver um, dois, ou mais projectos para a cidade e para o concelho. Disso ninguém duvida. Até agora, porém, ainda não apareceu nenhum. Quando e se vierem a aparecer, não bastará escolher. Primeiro será preciso ler atentamente, questionar e comparar. Neste momento ainda não há qualquer escolha, de acordo com a opinião pública local. É tudo farinha do mesmo saco, santos da mesma capela, diz-se por aí.
Esta semana, Cidade de Tomar reservou mais uma surpresa agradável para os seus leitores. Habitualmente recatado, ousou publicar uma página de humor para fazer face à crise. Mais audaz ainda:Na citada página, há uma fotografia com o actual presidente da Câmara, a andar de bicicleta, em plena Praça da República. Maneira subtil de convidar o autarca a ir dar uma volta?

Sem comentários: