segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

RESPOSTA A UM DIRIGENTE PS

António Rebelo
QUE BEM PREGA FREI TOMAZ...
Aviso à navegação: O que segue, embora possa não parecer, é um texto político. Como tal, não deve ser lido por três categorias de honestos cidadãos. A saber -1 - Aqueles cujos limites mentais lhes não permitem entender que não são inteligentes. 2 - Aqueles que já sabem não pertencer à plataforma dos inteligentes, mas persistem na tentativa de enganar os incautos.É o chamado chico-espertismo. 3 - O Mega Massa Pro e o Burro, que desempenham muito bem o papel de "idiotas úteis", com as suas palhaçadas e os seus exibicionismos desenfreados, assim conseguindo ir desviando as atenções do pagode daquilo que é essencial. Falta apenas saber se o fazem conscientemente, ou não. Estes três conjuntos de pessoas devem abster-se de continuar a leitura, pois daí poderá resultar alergia aguda, a qual tem geralmente, como principais sintomas, febre, borbulhagem, comichões nas partes íntimas e diarreia. Nos surtos mais agudos, acontece a diarreia subir à cabeça, e daí alguns textos a que já tivemos direito...
Como já referi bastas vezes, a escrita e a palavra são as montras do pensamento. Mais aquela do que esta, porque permite mais ponderação e posterior correcção, sem que os destinatários disso venham a tomar conhecimento. Sucintamente: mostra-me como falas e/ou escreves, dir-te-ei como pensas.
Baseado no que acabo de escrever, fiquei com uma excelente impressão de Hugo Cristóvão, actual leader oficial do PS local. Das poucas vezes que com ele falei, guardei a ideia de que é uma pessoa sincera, honesta, empenhada, fraterna, e por aí adiante. Igualmente muito idealista, porque não tem idade, nem experiência da vida, nem conhece o mundo, nem sabe de economia. Nunca teve fome, nem frio, nem pânico. Nunca esteve na guerra, nem na tropa, nem no hospital, nem no desemprego, nem na emigração. Nunca viu a vida na China, nem nos USA, nem em Cuba, nem na Suécia, nem no Vietnam, nem na Índia, nem no Butão... Não tem mundo, diria o seu camarada M. M. Carrilho. Mas um dia talvez lá chegue. Basta querer.
No seu blogue Algures Aqui, Hugo Cristóvão acaba de publicar um longo post, cuja leitura urgente recomendo a todos, e que está na origem desta resposta. Tal texto vem confirmar e reforçar a ideia muito favorável que acabo de descrever. Caso não se deixe perder nos meandros menos bonitos da política, estou convencido de que teremos ali, dentro de alguns anos, mais um Manuel Alegre. Aquele de "O vento cala a verdade, o vento nada me diz", de antes de 74, mas igualmente de "A mim ninguém me cala!", nos dias que correm. Oxalá!
No supracitado post, Cristóvão faz uma crítica justa e mordaz dos tomarenses, que parece conhecer bem, pois é nabantino assumido, tal como eu. Infelizmente, ficou-se por aí. Descreveu a doença e os seus sintomas, fez portanto a diagnóstico, mas não prescreveu qualquer terapêutica, adequada ou não. Mais grave ainda, hoje mesmo vai presidir, ou pelo menos participar, numa conferência de imprensa do PS, cujo título é um embuste, quiçá involuntário: Medidas contra a crise. Ora na verdade, contra a crise o PS local ainda nada disse, escreveu ou fez. Tem-se limitado a copiar o PS a nível nacional. Num caso como no outro, as medidas tomadas não são anti-crise, mas antes de mera assistência social, ou caridade, visando minorar alguns efeitos da crise, o que é muito diferente de atacar a crise, de forma a acabar com ela.
O leitor mais advertido e atento contraporá que são úteis, e mesmo indispensáveis nalguns casos. Não nego. Mas não será por aí que a crise será ultrapassada. Voltando à linguagem médica, na qual sou apenas um paciente atento, a Câmara PSD, o governo PS e os partidos em geral, têm tomado ou proposto até agora apenas medidas de medicina paliativa, e tanto a cidade como o país precisam, no meu entendimento, é de uma forte prescrição no quadro da medicina curativa. Ou não? Se pensam que estou enganado, far-me-ão um grande favor demonstrando-me o contrário. Com factos, não com blá-blá-blá de circunstância.
Voltando ao excelente texto de Cristóvão, sem propostas concretas, fundamentadas, articuladas a um projecto sólido e, naturalmente, adequadas e realistas, fica-se com a impressão, após a leitura atenta e meditada, de que tinha razão quem um dia disse "Que bem prega Frei Tomaz. Façam como ele diz. Não olhem para o que ele faz."
Para terminar: O diagnóstico feito pelo Hugo é óptimo. Falta a indicação da necessária terapêutica. É certo que o PS já escolheu um candidato. Provavelmente já tem um grupo de militantes a trabalhar. Mas nem um grupo constitui desde logo uma equipa, nem alguma vez as figueiras deram pêssegos. Mesmo quando enxertadas, como é o caso. Boa sorte para todos, apesar de tudo.

16 comentários:

Anónimo disse...

DEPOIS DESTE POST ACRESCENTO UMA COISA PARA O REBELO QUE TEM A MANIA QUE SABE DE ECONOMIA E JULGA QUE ELA RESOLVE MUITA COISA: ÉS UMA MERDA DUM CAGÃO COM COMICHÃO DAS PARTES COMO DIZES.
OLHA LÁ SE DIZES QUE O HUGO É BOM SERÁ PORQUE NA IDADE DELE NÃO O ERAS. ENÃO VAI-TE FODER CARO PALHAÇO (CONTRATADO ESQUERDISTA À MUITO POUCO TEMPO) DE TOMAR. ETA MENSAGEM É PARA TI E POR ISSO APAGA-A SEU TORRE DE MARFIM E OLHOS DE FRANCÊS ARROGANTE. EM TOMAR CHAMAM-TE O CAGÃO MAS QUANDO ALGUÉM ESPIRRA LÁ VEM O CAGÃO COM A ECONOMIA. ONDE PAGASTE OS IMPOSTOS, MEU QUANDO ERAS NOVO? EM TOMAR?, EHEHEH. DEVES TER ALGUM CANCRO NESSA CABEÇA. MANDA LÁ OS CÃES DESSA MERDA VIRTUAL DE REDACÇÃO SEU ESQUIZOFRÉNICO PARANÓICO E MAIS COLOCA UMA FOTO TUA JÁ QUE NÃO TENS MEDO DE ASSUMIR QUEM ÉS. VAMOS VER ESSES TOMATES.

O BURRO!

Anónimo disse...

"O caro leitor que assina "Friend for ever" (pelo que deduzo tradução inglesa para "amigo da onça") apenas merece resposta porque é cómico e faz rir a bom rir, embora não sendo manifestamente essa a sua intenção. Desde logo, porque parece ter dificuldades com o vocabulário e a estrutura frásica, o que denuncia um tipo de pensamento oscilante,atribulado, capaz de tudo e do seu contrário. Depois porque, procurando tirar nabos da púcara naquela questão dos pseudónimos/heterónimos, acaba caindo no ridículo, ao evidenciar um enorme descaramento: aconselha aos outros que escrevam com o nome legal, quando ele próprio usa pseudónimo. Quem age assim...
Depois há ainda uma incongruência maior: "Ninguém quer saber de ti...", escreve o tal Amigo da Onça. Mas, mesmo admitindo que seja assim, porque é que isso lhe provoca tanta comichão nas partes íntimas? Terá vontade de acabar com a liberdade de expressão?
Quanto aos heterónimos, por razões evidentes não comentamos, não confirmamos nem desmentimos.
Sobre a balela final, onde se fala da defunta RTT, trata-se manifestamente de provocação tão asnática que só aqui se desmente para que conste. Realmente, o nosso colaborador António Rebelo nunca fez nem faz parte da RTT ou de qualquer outro organismo regional de turismo.

Ladradelas amigas,


Cão Tinhoso"


Se não sabem eu recomendo que não entrem por aí porque consigo perfeitamente estragar este blogue. É muito fácil. Aliás já está estragado! Vamos deixar este blogue uma semana para deixar o P8 a reflectir o que verdadeiramente quer em Tomar. Eu escrevia um livro "A Economia Tomarense no século XX" assim disfarçaria a sua arrogância, petulância, senilidade crónica e inveja.
Sobre o Cristovão aplico o "dix-me com queem andas e eu dir-te-ei quem és". Ora se Luís Ferreira é "irmão" do Cristovão será este último "pessoa sincera, honesta, empenhada, fraterna, e por aí adiante". Não não é... é do PIORIO.
Um verdadeiro sacana.

Fico por aqui e até para a semana. aproveitem a semana, estimados leitores, para refexão pois é preciso separar o trigo do joio.

Só mais uma nota: P8 ninguém lê este site pá e a tua influência é nenhuma pois há gente mais jovem, cheia de valoR que infuencia mais pois lida com muita gente. Querias estar no lugar do Hugo mas és demasiado "honesto", O TEU PASSADO FALA POR TI E O FUTURO É ESTA GENTE BEM FORMADA COM FRONTALIDADE QUE GOSTA DE DAR TAU TAU EM TI.



Friend for ever

Anónimo disse...

É PÁ LI AGORA O POST DO GORDÃO AQUILO NÃO TEM SUMO NENHUM, PORRA QUE NOJO DE CRÓNICA AINDA É POIR QUE A DA FEREIRA LEITE NO EXPREXO.
A MINHA IDEIA É QUE VOCÊS SE ANDAM A MAMAR UNS AOS OUTROS, PROMÍSCUOS.


O BURRO!

Anónimo disse...

Alguns colaboradores aqui do Tomar a dianteira têm essa característica,que alguns seguidores consideram uma qualidade e outros um defeito grave: Como tiveram treino militar e estiveram na guerra em África, agora quando disparam, raramente erram o alvo.Por outras palavras: Acertam quase sempre no osso e as vítimas têm reacções fortíssimas. Basta ler o post do BURRO, que curiosamente refere "Manda lá os cães...", exactamente como escreveu ontem o MEGA MASSA. Querem ver que se trata da mesma criatura?! Ou será só gente da mesma equipa ao serviço dos IpT? Certo, mesmo certo, é que com apoios destes, Pedro Marques não precisa de inimigos. Já está bem servido pelos da casa.

Beijos para vocês (Sem ser na boca)

Josefina

Anónimo disse...

ó Sr. Dr. A. Rebelo, as suas saudades do PS vieram ao de cima e toca de elogiar o seu homólogo (quando estava ao leme da "casa rosa").

O Sr. Dr. que até tem mantido uma atitude quase neutra (a tender um pouco contra o P. Marques, é certo!) cai agora nessa de ver sumo onde há casca.

Está a perder qualidades, homem.

Veja lá se o voltam a arregimentar para a Voluntários da República (com passagem administrativa pelo Rato).

Vá lá não perca a postura e tente "cortar a direito"!

Não se deixe influenciar pelos políticos, sejam eles adjuntos, presidentes ou afins.

Anónimo disse...

As perguntas da guerra

[Publicado por Vital Moreira]

A propaganda israelita preparou uma meticulosa operação de argumentação a favor do ataque a Gaza, incluindo por exemplo esta pergunta: "Que faria qualquer outro País, se de um território vizinho lançassem repetidamente rockets contra o seu território e a sua população?"
Mas esta pergunta deve ser contrastada com outra pergunta: "Que fariam os habitantes de qualquer território, se o Estado vizinho ocupasse o seu território há dezenas de anos, lhe negasse o direito ao seu próprio Estado, expropriasse as melhores terras para as entregar a colonos seus, construísse um muro de separação bem dentro do mesmo do território, anexando boa parte dele, infligisse desumanas humilhações quotidianas aos habitantes, recorresse sistematicamente a assassínios políticos, bloqueasse retaliatoriamente o abastecimento de uma província, mesmo à ajuda humanitária das Nações Unidas, recorresse à punição colectiva da população civil sempre que há acções de resistência à ocupação, como se todos fossem terroristas?"

OPORTUNO E ACERTADO!

Anónimo disse...

Para o anónimo de 12/01, 06.50:

Antes de mais, obrigado por usar um tom que permite a boa convivência, mesmo entre pessoas com opções eventualmente divergentes.
Sobre as sua observações, apenas um argumento desportivo: Uma boa jogada não deixa de o ser só porque foi feita por um jogador de outro clube. Não lhe parece? Fair play, dizem os anglo-saxónicos. Mas é verdade que nós somos latinos, o que significa termos quase sempre o coração demasiado próximo da boca.

Saudações cordiais

AR

Anónimo disse...

Para O BURRO: Não se pode dizer que o seu post que figura em 1º lugar seja um monumento de elegância. Muito menos um texto articulado e com adequada fundamentação. Pelo contrário. Pareceu-me fruto de algum líquido que lhe terá caído mal. Coisas que acontecem a quem entorna em excesso. O fígado não é, infelizmente, de aço inoxidável. No seu lugar procuraria beber menos. Vai ver que se sentirá melhor e muito mais calmo e convivial. Com menos vontade de passar a vida a dar coices.
Há ainda uma outra possibilidade, pois, se bem me recordo, já há muitos anos, num órgão eleito onde estivemos os dois, o seu papel já era o de encarregado das tarefas "sujas". Foi até aí que o ouvi proclamar pela primeira vez que "Pimenta no cú dos outros..."
Se continua, hoje em dia, a desempenhar esse triste cargo para os IpT, diga à pessoa que o dirige que "quem tem boca não manda soprar" ou, melhor ainda, "quem tem pulgas é que as deve coçar". Por acreditar que é no esterco mais imundo que nascem as mais lindas flores, julgo útil dizer-lhe que, de acordo com a experiência, e contrariamente ao que diz no seu texto, os tomates só são bons na agricultura e na alimentação. Dos humanos e dos animais. Na política são a pior coisa que há. Basta ver o que está a ocorrer no médio oriente. Como de ambos os lados todos proclamam que os têm negros, grandes e no sítio, temos ali conflito sangrento para lavar e durar. Infelizmente.

AR

Anónimo disse...

OH REBELO NO TEU TEMPO ENSINARAM-TE ECONOMETRIA?
OU NESTA ARTE ÉS UM ATRASADO?


O BURRO!

Anónimo disse...

Pois! É dar-lhe agora com essa da econometria! Não tem qualquer interesse para a resolução da crise local, mas sempre serve para continuar a desviar as atenções e iludir as pessoas. De forma isolada, ou em conjunto com as bacoradas do costume. Lá diz o povo: "Só os burros é que não mudam". E alguns tomarenses, convém acrescentar.

JF - TaD

Anónimo disse...

O grande compositor Viana da Mota já não vive. Vocês é que ainda tentam viver com a ajuda das duas metades do nome. Um para contabilizar e outro para programar, que é como quem diz fazer a escrita e escrever o "programa". Tudo pessoal do melhor, ligado ao meu homónimo. Fico por aqui.Por enquanto.Mas convém não se exceder na oratória.

Jerónimo Foice

Anónimo disse...

OH ATRASADO EU RESOLVIA A CRISE LOCAL: PUNHA O CENTRO DE EMPREGO A TRABALHAR, ACABAVA COM O DESPERDÍCIO NO POLITÉCNICO E NA CÂMARA. ACABAVA COM O UNIÃO DE TOMAR, O SPORTING DE TOMAR, OS CHUVEIROS AUTOMÁTICOS QUE DISPARAM EM TEMPO DE CHUVA, ETC. FAZIA UMA DATA DE COISAS... SÓ QUE TEMOS QUE COMEÇAR POR CASA E POR ISSO VAMOS PASSAR A TOMAR DUCHE EM VEZ DE BANHO E ESSE DUCHE SERÁ NO GINÁSIO E NÃO EM CASA. A ECONOMIA QUER DIZER "MEDIR A GESTÃO DOMÉSTICA" POR ISSO VAMOS TODOS COMEÇAR POR CASA. TANTA MERDA DE CONVERSA PARA NEM SABEREM O QUE É UMA DISTRIBUIÇÃO NORMAL. SÃO COISAS QUE USAMOS NO DIA-A-DIA. APENAS OS MAIS BRILHANTES CONSEGUEM VER. O BANCO DE PORTUGAL, O BCE, O INE, A OCDE, O BM, O EUROSTAT UTILIZAM A ECONOMETRIA POR ISSO NÃO INTERESSA NADA AO P8 UTILIZAR O MMQ PARA ESTIMAR O PIB, O EMPREGO TOMARENSES. PARA TI P8 CHEGA O EXCEL!


O BURRO!

Anónimo disse...

OH PÁ ACHAS QUE SOU O VIANA DOS "DEPENDENTES" POR TOMAR? QUE CAMBADA DE BURROS. O HOMEM NEM SABE USAR A MÉDIA MÓVEL OU O ALISAMENTO EXPONENCIAL NA PREVISÃO DAS SÉRIES DO PIB, EHEHEH!
VOU DEITAR QUE ESTOU FARTO DE TANTO TIRO AO LADO!


O BURRO!

Anónimo disse...

Curiosa esta opinião do António Rebelo. Primeiro queria ser candidato do PS e até aparece em fotos no blog destes em amena cavaqueira com o tal Cristóvão, com o candidato dele o Vitorino, com o Zeca e com o Cala-te Mourão.

Mas o que o Rebelo não quer ver, mas que está mesmo aqui à mão é que por muito que custe aos da laranja e aos outros o PS em Tomar foi o único que prupôs alguma coisa de jeito, durante 3 anos, para resolver a crise que por aí anda há imenso tempo.

Veio agora a reboque o Relvas e os seus fantoches. De quando em vez o Rosa Dias lá dá o ar da sua graça e está de acordo com o PS, mas só mesmo estes é que apresentaram alguma cosa de jeito.

Se dúvidas houvesse é de ler o que eles propuseram ontem. pstomar.blogspot.com

HC disse...

Caro António Rebelo,

Agradeço a crítica, tanto a sua vertente positiva como a mais negativa, ela é sempre bem vinda quando construtiva, e mais ainda quando vem de alguém a quem reconheço o interesse da experiência feita da vida.

Em todo caso, não estranhará que não concorde consigo em alguns aspectos.
Por um lado na questão pessoal - acho que para alguém com 31 anos até tenho algum "mundo na cabeça", sem modéstias, parece-me que bem acima da média dos da minha idade, se mais não for, ao nível da participação cívica. E lembro que estamos em 2009, e não em 1969, é neste contexto que vivemos.
Mas bem que gostaria de "ver mais mundo", bem concordo que isso é importante para a definição de personalidade e de vivência, mas falta-me a disponibilidade de tempo e "aquilo com que se compra os melões". Lá vou viajando o possível, e já isso alguns acham muito.

Quanto ao PS e à pertinência das propostas tenho grandes discordâncias, obviamente, mas a discussão delas não só levaria muito mais que o tempo que esta janela de 5 minutos em frente ao computador me permite, como também não me parece o melhor local para o fazer.

Continue com o bom trabalho no blogue, e reforço: todos os que criticam, todos os que chamam a atenção do que quer que seja, com verdadeira vontade de ajudar e de fazer pela sua terra, são sempre de encorajar e aplaudir.
Infelizmente não abundam entre os "comentaristas" do mundo cibernáutico nabantino.

um abraço
Hugo Cristóvão

Anónimo disse...

Caro Hugo Cristóvão:

Obrigado pela sua resposta, que corresponde inteiramente ao que de si escrevi. Pode crer que procuro, sempre e antes de tudo, agir com recta intenção.
Quando você chegar à minha idade (e oxalá chegue!), se ainda se lembrar de mim e dos meus comentários,o que será pouco provável, compreenderá então porque motivos temos pontos de vista ora próximos, ora tão afastados. Um bocado como está agora a acontecer no PS com M.M. Carrilho e Manuel Alegre.
Responda sempre!
Um abraço,
António Rebelo