quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

MAZELAS TOMARENSES - Ruas e caminhos




O TRISTE ESTADO DA RUA LOPES GRAÇA
Sempre gostei muito da cidade, realmente magnífica. Dos tomarenses não gostava muito antes de os conhecer melhor. Têm sempre um semblante severo, altivo, sobretudo os políticos e os funcionários. Depois uma pessoa começa a ter mais contactos e descobre, geralmente, que aqueles rostos de carcereiros são afinal e apenas um produto da timidez. Os nabantinos, tudo visto e pesado são até extremamente simpáticos, fraternos e abertos. Têm, porém, um defeito -são em geral muito invejosos, por vezes sem sequer se darem conta. Quem nunca pecou que lhes atire a primeira pedra, que eu não o farei...
Tudo isto para deixar perceber que nem sou tomarense nem por cá moro ou trabalho. Mesmo assim, o meu amigo Cão Tinhoso falou-me das suas fotos, e não resisti. Fui amigo de Lopes Graça, na fase derradeira da sua vida, sentido-me por isso incomodado quando tentam, ainda que sem querer, apoucar-lhe a memória, como é o caso.
Baptizar uma rua com o nome de alguém, constitui uma enorme responsabilidade. Impõe deveres de respeito e consideração, entre outros. Chamar oficialmente Fernando Lopes Graça a uma via e depois deixá-la ao abandono, conforme mostram as fotografias, constitui um disfarçado ultraje à memória daquele ilustre tomarense. E é também um exemplo de flagrante falta de respeito por quem por ali transita, de carro ou a pé. Os conformistas do costume, vítimas incautas dos óculos partidários, que usam sem se darem conta, arguirão que passa por ali muito pouca gente. Pois passa. Mas além das fotos documentarem que passam lá tanto peões como veículos (ver as marcas de pneus na lama), no estado em que aquilo se encontra, até surpreende como ainda alguém por ali passa.
O Cão Tinhoso já tinha avisado, aqui há tempos. Nada fizeram, como habitualmente. Este texto procura alertar novamente para o problema. Pelo menos, mandem lá pôr uma carrada de saibro, da saibreira que está logo ao lado (ou que dela resta). No estilo bem alentejano -Trabalhem porra! É para isso que vos pagam!

Jerónimo Foice

6 comentários:

Anónimo disse...

Lindo - sem mais comentários!

Cumprimentos a todos os tomarenses
JSR

Anónimo disse...

dizem-me que este troço de "rua" é do Sr. João Gravateiro, o qual até já o teve fechado por mais de uma vez?

Será verdade?

Responda quem souber!

Mas que está horrível, isso está, principalmente quando chove!

Há picadas em África em muitíssimo melhor estado.

Sr. Dr. António Rebelo entregue aos vereadores da oposicrática (leia.se oposição democrática) uma proposta estruturada a exigir medidas, para ser votada (e aprovada) na próxima reunião camarária.

Atento, venerando e obrigado

ZACARIAS BARRETE
(secretário- geral da FLAC)

Anónimo disse...

Mais um rabisco para apreciação: "O que é a EEE?"

Anónimo disse...

Acho que o Dr.Viana, apontado como o numero 2 do Dr.Pedro Marques, tem nais uma brilhante solução para este problema dos buracos.

A Câmara, aptravés de uma proposta dos Vereadores dos IpT, propõe uma DUP (Declaração de Utilidade Pública) ao dito património do gravateiro. Depois a Câmara arranja e entrega para exploração, por 99 anos, à Conzel.

Não foi mais ou menos assim que que o PM promoveu um invetsimento num negócio de gasolinas, há uns anos?

Avante sem foice

Anónimo disse...

O adjunto sempre no seu melhor!

Isto é que tem uma azia!!!!!!

Porra, que é demais!

Anónimo disse...

O Maestro Fernando Lopes-Graça sempre foi malquisto nesta malfadada terra. Cedo teve de rumar a outras paragens porque por cá era pouco menos que apontado a dedo. Nesta terra as diferanças pagam-se caro.
Teve um percurso de vida a que os responsáveis de Tomar sempre foram alheios. Exceptuam-se alguns amigos que nunca o olvidaram até ao último momento.
Depois, após a sua morte, começou a ser modinha cá da terra "lembrar" Fernando Lopes-Graça. Da casa onde nasceu fizeram uma "store", ao seu nome juntaram um "caminho de cabras" que um dia há-de ser rua, periférica diga-se, adventícia a uma avenida com nome de outro ilustre tomarense, neste caso uma pintora.
Pelos vistos Lopes-Graça não fez obra que para os tomarenses com poder decisório justifique a aposição do seu nemo numa artéria principal. As actuais estão tomadas. As futuras estão revervadas para os politiquilhos de cá. Carrão, Vitorino, Ferreira, Paiva, entre outros, perfilam-se para o efeito. Têm obra feita...pois!