sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

CARTA AO FUTURO PRESIDENTE OBAMA


Vai por aí algum orgulho nacional no caso da próxima tomada de posse de Obama, no próximo dia 20. Uns porque o fotógrafo da presidência americana é de origem açoriana, outros porque o futuro presidente dos USA resolveu oferecer um cão às filhas e, segundo a imprensa internacional, está indeciso entre duas raças, uma das quais é o cão d'água português.Informados de tal facto, os responsáveis algarvios, que já aprenderam com os turistas não ser conveniente andar a dormir na forma, foram lestos. Informaram a embaixada americana em Lisboa de que têm uma cadela prestes a parir e que tencionam oferecer um dos cachorrinhos ao futuro presidente Obama. Até já baptizaram o animal que ainda não nasceu. Chamar-se-á Algarve. Podia ser pior. Allgarve, por exemplo, como já fez um organismo governamental de promoção turística.
Tomar a dianteira escolheu outro caminho. Encontrar maneira de poder dirigir-se a Obama de igual para igual. Como os nossos seguidores decerto já repararam, conseguimos o que parecia praticamente impossível. Agora é só escrever da Casa Branca da Silva, Tomar, Portugal, para a Casa Branca de Obama, Washington, USA. Está ou não está bem visto? Como dizem os nossos amigos espanhóis, dignidade ante tudo! Pois então aqui vai a carta:
Meu caro Obama: Antes de mais, aceita as minhas sinceras felicitações e votos de que consigas fazer melhor do que o teu antecessor. Não é assim muito difícil, mas os tempos mudam de forma cada vez mais acelerada e nunca se sabe. Escrevo-te de um país que tem as mais velhas fronteiras da Europa, que agora por acaso até estão permanentemente abertas, e apesar disso os nossos multiseculares inimigos, os espanhóis, não nos invadiram, militarmenbte falando. Economicamente falando, já não estou assim tão seguro.
Tudo isto para te dizer que os portugueses, quando focam qualquer assunto, sabem muito bem o que estão a tratar, pois têm a ampará-los vários séculos de experiência, tanto na Europa como através do mundo. Imagina que até fomos nós que provocámos a primeira globalização.
Na minha opinião, com a tua brilhante vitória eleitoral, provocaste enormes expectativas, que agora são de muito difícil satisfação, dado o ambiente de profunda crise a nível mundial. Por isso te recomendo a máxima cautela em tudo.
Apenas a título de exemplo, passo à questão do presente para as tuas filhas. Soube-se aqui que estás indeciso entre dois tipos de cão, um dos quais português. Aceita um conselho de amigo -escolhe o outro, pois no caso de optares pelo cão d'água português, haverá logo mal intencionados a garantir que tal escolha ocorreu porque tencionas meter muita água nas tuas futuras funções, o que não te ficará nada bem, como deves calcular. Basta pensares no que aconteceu ao Busch.
Se de todo em todo não conseguires convencer as tuas filhas a repudiarem a hipótese do cão português, julgo que só te restará uma hipótese: contactar o senhor Alcaide da minha terra, para te indicar a sua agência de comunicação preferida e recentemente contratada. Podem até não ser o expoente máximo da profissão, mas têm lá um técnico ímpar para calafetar rombos de todos os tamanhos nas diversas barcas do poder. Só o nome já é uma garantia: Rui Calafate. Queres melhor? São séculos de experiência, amigo Obama.
Um grande abraço fraterno desta Casa Branca portuguesa para essa Casa Branca americana. E não te incomodes a agradecer. Se não nos ajudarmos entre iguais, quem irá ajudar-nos?

Sebastião Barros - Tomar a dianteira

4 comentários:

Anónimo disse...

"Ó burro, antes de te ires embora, deixa-me dizer-te que não se escreve (ESCLARESSE) mas sim esclarece.

Não podia deixar de corrigir esta falta, especialmente na prosa de alguém que sempre se dedicou a dar lições na net!!!

Boa viagem Engº Pívias!!"



Burro felizmente que te foste. Já era tempo de acabar com tanta falta de educação pois até mandaste o P8 foder-se. Que falta de respeito pelo cabeça de lista do bloco de esquerda em Tomar.
Dessa forma, o teu primo acima, deixa de dar erros pois o "inteligente" escreve:
- "Ó" em vez de "Oh" e
- "Engº" em vez de "Eng.º"
Oh munícipe, aproveita a boleia do burro ou então enriquece o blogue mais ocioso de Tomar.
Não... bate pívias.
Boa viagem burro e não voltes que não fazes falta onde a merda é muita. Merda por merda prefiro esta aqui. Merda é merda e nesta merda não há mais que merda.

Anónimo disse...

Tomar a dianteira pode esclarecer que, se P8 é quem pensamos, o nosso companheiro AR, então podem tirar o cavalinho da chuva. Contactado, o aludido cabeça de lista disse-nos, em tom agreste, que já está velho para comer compota de maoistas/estalinistas/trotsquistas, com acepipes de caviar iraniano.
Sobre os problemas de ortografia, esclareceu que a grafia correcta não passa de simples convenção. Nada mais. Grave é escrever de tal forma que se altera o significado pretendido. Como acontece frequentemente em continuarão (futuro), quando devia ser continuaram,(pretérito) ou aja (verbo agir) em vez de haja (verbo haver). O resto são simples "pintelhices", inerentes ao nosso feitio manuelino e à nossa satisfação quando nos entretemos a tentar cortar cabelos em 4, no sentido da espessura. E também há quem adore nadar em potes de iogurte, apesar de manifestamente não ter fôlego nem para piscinas de 25 metros... Concluiu ele, irritado.
Cão Tinhoso

Anónimo disse...

Exmo. senhor animal:
pintelhices são as fotos coloca no seu site para orgasmo próprio. Eu conheço rua e estas pintelhices já existem desde que nasci. O universo universitário está cheio de investigadores, directores, professores e estudantes empintelhados. As câmaras municipais e os institutos públicos estão cheios de empintelhados
O Cão e o seu blogue bloquista é o único ao qual não lhe chega a pintelhice.
Há dias estava a preencher um impresso de uma repartição pública e verifiquei que estava escrito: "Conselho" e não "Concelho"; "á" e não "à".
Esta foi mais uma pintelhice, Cão, Cão o senhor animal é amigo do João Puto não é? Deixe lá porque isso é uma pintelhice. Desculpe, cuscivelhice - sarnoso.

Anónimo disse...

Na nossa modesta opinião, era escusado usar de estilo tão violento para nos dar a conhecer a sua discordância. Somos gente de boa companhia, que aceita de bom grado opiniões contrárias, mesmo que mal fundamentadas. Mas pronto, cada qual tem o seu estilo.
Confessamos ignorar quem possa ser esse senhor João Puto, tal como não entendemos essa de que conhece a rua e essas pintelhices sempre existiram. É sem dúvida verdade, mas e daí? Há quem tenha fumado durante mais de 40/50 anos, o que não quer dizer que tenha feito bem à saúde. Ou acha que sim? Mudar é preciso! Para melhor, bem entendido!
Continue a responder-nos, com mais calma se puder ser. Olhe o seu coração!

Tomar a Dianteira