sábado, 17 de janeiro de 2009

MAZELAS TOMARENSES - Sinais do tempo






Cão Tinhoso
Política esotérica?
Começo com um assunto que me tem apoquentado, e para o qual gostaria de obter esclarecimentos. No blogue de Luis Ferreira, vamosporaqui.blogspot.com, actualizado quase todas as semanas, aparecem ultimamente duas fotografias estranhas. Uma mostra uma nora árabe, também conhecida por engenho aqui na nossa zona. A outra mostra um candelabro judaico, com os clássicos sete braços terminados em castiçais, para colocar as sete velas alusivas às sete tribos de Israel. Tudo claro, portanto? Pois não senhor. Antes pelo contrário.
Porquê a nora? Quem é que anda ou devia andar à nora? Haverá alguma relação entre o candelabro e a cabala? Pretende-se o apoio dos judeus? A foto foi tirada onde? Mistério, mistério, mistério...
A tradição já não é o que era...
Corajosamente, um munícipe com estabelecimento na Rua da Graça continua a usar uma das suas montras para publicitar a sua campanha contra o aumento da água. Já obteve uma primeira vitória: a DECO, Associação de Defesa do Consumidor comunicou-lhe que a recusa do livro de reclamações par parte dos SMAS é ilegal, sejam quais forem os argumentos usados, pelo que deve chamar a PSP quem desejar reclamar e lhe for negado o livro. Tomar a dianteira apoia a acção do citado munícipe e do seu grupo AQUA. Que nunca lhe falte ânimo, para demonstrar que em Tomar, a tradição já não é o que era. Nem lá perto!
Os tempos estão a mudar...
Houve tempo em que neste país, quando um burro falava, os outros baixavam as orelhas e acatavam respeitosamente. Pois foi chão que já deu uvas. Devido às obras na Rua Direita, a Câmara comunicou aos munícipes, num pequeno impresso afixado no local, que os contentores da Rua D.ª Aurora de Macedo passam a estar na Rua da Graça. Podia ter dito que os moradores sem possibilidades, por qualquer motivo, de se deslocarem com os detritos ao novo local, deviam deixar os sacos no sítio antigo, que os serviços viriam recolhê-los. Não o fez, mas nada lucrou com isso, a não ser acusações de desdém, arrogância e deixa andar. Os moradores fazem de conta que não leram nada e escoram-se nas elevadas taxas mensais que pagam, as quais devem dar direito a algumas regalias. Têm toda a razão! Realmente, os tempos estão a mudar, e de que maneira! Até os tomarenses já protestam, tanto de forma activa como passiva.
País de brandos costumes, terra de brandos costumes...
Finalmente a PSP lá conseguiu uma nova casa, com a dignidade, o conforto e o equipamento que constituem o mínimo a conceder a uma corporação de defesa dos cidadãos. Por isso aqui ficam as nossas felicitações aos polícias e o nosso agradecimento ao governo. O seu a seu dono.
Como sempre acontece em termos de obras, os projectos e o planeamento dos trabalhos enfermam de alguns erros, quase sempre reparáveis, desde que haja humildade para reconhecer o que não está bem e proceder à respectiva correcção.
No caso das novas instalações da PSP, acabadinhas de inaugurar, após grandes obras de adaptação às novas funções, há qualquer coisa que não bate certo. Basta olhar com atenção para a fotografia acima. Enquanto à direita se pode ver um pequeno portão para acesso pedonal, que está fechado e é dotado de trinco eléctrico; do lado esquerdo, a entrada para viaturas não tem qualquer portão. Qualquer pessoa, com qualquer intenção, pode entrar de noite ou de dia, tanto baixando-se um pouco, como passando entre o suporte metálico e a parede, à esquerda ou à direita. Teria ficado muito mais caro instalar um portão automático, pelo menos da mesma altura da vedação (que me parece de masiado baixa, mas enfim...)?
Não ignoro que, como afirma João César das Neves, conhecido economista/sociólogo/cronista conservador, em Portugal, felizmente para todos nós, até os extremistas são boas pessoas. Mesmo assim, continuo a pensar que os agentes e responsáveis da PSP de Tomar merecem lá um portão automático. Quanto mais não seja para poderem descansar melhor, designadamente durante a noite.

7 comentários:

Anónimo disse...

Exmo. senhor animal:
pintelhices são as fotos coloca no seu site para orgasmo próprio. Eu conheço rua e estas pintelhices já existem desde que nasci. O universo universitário está cheio de investigadores, directores, professores e estudantes empintelhados. As câmaras municipais e os institutos públicos estão cheios de empintelhados
O Cão e o seu blogue bloquista é o único ao qual não lhe chega a pintelhice.
Há dias estava a preencher um impresso de uma repartição pública e verifiquei que estava escrito: "Conselho" e não "Concelho"; "á" e não "à".
Esta foi mais uma pintelhice, Cão, Cão o senhor animal é amigo do João Puto não é? Deixe lá porque isso é uma pintelhice. Desculpe, cuscivelhice - sarnoso.

Anónimo disse...

Exm.º senhor.
Parabéns à notícia e ás fotos, que demonstram o que é a nossa cidade.
Mas ainda aqui falta a grande e majestosa obra, que á pouco foi inaugurada e cheia de proble,as já está, estou a falar na Nova Ponte, que tanto num extremo como no outro estão cheios de problemas de trânsito, deixaram o mercado encravado sem condições nenhumas,sem estacionamento.
O que tanto apregoaram, que vinha resolver o problema do trânsito na cidade, afinal vieram criar mais problemas.
Nesta terra continua-se a fazer obras retardadas, fora de contexto e neste momento nada melhoram as condições de vida na cidade.

Anónimo disse...

Sugestões para este fim-de-semana.

Anónimo disse...

Realmente por mais que queiram tapar as mazelas mais estas aparecem. Convinha dizer que criticar pela positiva não é dizer mal. A verborreia do primeiro senhor a apareer por aqui é indigna de quem se diz defensor da cidade. Não me parece que o melhor para os cidadãos seja dizer mal deles. Tomar é hoje uma cidade sem empregos mas com possibilidade de ter todas as pessoas empregadas. Pelos vistos não querem. Aproveitem as oportunidades e deixem de dizer mal uns dos outros e a fazer ou a desfazer. Acham que Tomar terá alguma importancia caso se tranforme numa lixeira ou num local onde não se investe em nada a não ser em cafés, laboratórios, e casas ditas defensoras da cultura mas que deixam o património cair em ruínas. Francamente.
Cumprimentos a todos os tomarenses.
JSR

Anónimo disse...

Não restam dúvidas. O PS dispõe de uma máquina eficaz aqui em Tomar. Bastou um reparo amigável aqui no TaD e logo Luis Ferreira acrescentou legendas às fotos do seu Vamos por Aqui, referidas no nosso texto. Significa isto que ou ele lê regularmente Tomar a Dianteira, ou alguém o faz por ele e lhe comunica o que interessa. Seja como for, obrigado Luis pelo esclarecimento. E boa sorte! Para ti e para os tomarenses!

Cão Tinhoso

Anónimo disse...

Logo vi! Cão Tinhoso e Luis Ferreira, o Malcheiroso, de mãos dadas! Uma desgraça nunca vem só!
Parabéns ao dois! Digam-me quando é o vosso casamento, não para ser vosso padrinho, mas para vos dar uma prenda: um osso e um caixote para a noite de núpcias!!!

Anónimo disse...

Luis Ferreira volta à carga no seu vamosporaqui.blogspot.com

Será que é desta que o põem em tribunal?

Ou têm mesmo medo do dito?