domingo, 18 de janeiro de 2009

NÓS TOMARENSES E AS CRISES ACTUAIS


VAMOS BEM GUIADOS VAMOS!!!
António Rebelo
Desde Março do ano passado que venho tentando, essencialmente através da comunicação social, alertar os tomarenses para a gravidade da crise local. Fi-lo igualmente a convite e perante a Confraria do Barbo. Em Junho de 2008 publiquei até uma tentativa de análise sob o título "Paira sobre Tomar algum desnorte". Tudo isto após cerca de 20 anos de voluntário silêncio, em termos de escrita e/ou de análise política, exactamente por causa da cada vez mais grave crise local.
Como era de esperar, alguns adeptos da actual maioria, os senhores autarcas e alguns especialistas locais autoproclamados, apressaram-se a garantir, naturalmente em surdina e perante audiências adequadas, que eu era um exagerado, que não sabia do que falava, que estava tudo controlado, etc. etc. etc. Apareceu então, a partir de Novembro, cada vez mais assustadora, a crise global e logo houve quem garantisse que não teria qualquer incidência na cidade e no concelho. Está-se agora a ver que tinham razão, não tinham?!
Perante a cada vez mais evidente tragédia, tanto a nível local como nacional, os mesmos que garantiram estar tudo sob controlo, perderam a fingida calma e tentam agora, com algum óbvio desespero, fazer alguma coisa para contentar as vítimas, naturalmente porque são também eleitores. Temos assim ocasião de assistir a cenas que seriam para rir, caso não fossem tão mórbidas.
A maioria PSD, manifestamente sem adequada preparação prévia, resolveu anunciar algumas medidas apelidadas de anti-crise, mas na realidade apenas paliativas. Seguiu-se o silêncio dos Independentes por Tomar, se calhar "apanhados com as calças na mão". Perante tão boa ocasião, o PS avançou, de modo triunfal, com 17 medidas, também anunciadas como contra a crise, mas na sua maioria apenas paliativas. Deu-se até ao luxo de quantificar algumas, para vincar que as do PSD eram apenas intenções algo indefinidas.
Continuando a procurar com afinco soluções para os cada vez mais graves problemas locais, a actual maioria decidiu também convocar uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal, exclusivamente para debater a crise e apresentar propostas. Foi tal o enpenhamento do PSD que até houve tentativas (sem qualquer resultado), para aliciar alguns vogais, auto-excluídos a partir da altura em que alterações regimentais os impediram de falar em termos adequados.
A sessão da Assembleia foi um completo fiasco. Por várias razões, a saber. Desde logo porque, se acaso houvesse um teste do balão à entrada da sala, os resultados seriam surpreendentes, pois muitos vogais usam e abusam do "viagra dos pobres" para ganhar ânimo e afogar inibições. Depois porque, enquanto o PSD esperava "pescar" algumas ideias práticas, compensadoras e baratas, os Independentes aproveitaram para atacar a maioria, enquanto o PS usava a inesperada tribuna assim facultada para propagandear as suas medidas e realçar a sua boa organização, em contraste com o manifesto desnorte social-democrata.
No meio de tal confusão, surgiram situações muito caricatas. Citamos apenas duas. A sra. deputada Graça Costa (PSD) resolveu desferir um cerrado ataque contra as maleitas do sistema capitalista, no melhor estilo "PREC 75", que ela naturalmente não viveu, dada a sua idade e experiência política. Na mesma onda, o sr. deputado Vítor Gil (PSD) avançou destemidamente contra os "offshores", fingindo ignorar que o caso mais repugnante é o da Madeira, liderada pelo seu companheiro Jardim.
O mais trágico, porém, é que nenhum dos actuais políticos locais parece ter ainda entendido que há uma crise local e uma crise nacional, às quais se vieram juntar, agravando-as os efeitos da crise mundial. Significa isto que, mesmo quando e se a crise mundial se resolver, a crise nacional e a crise tomarense persistirão e tenderão a agravar-se, caso não sejam tomadas medidas realmente curativas. Estas serão difíceis, porque roubarão popularidade e farão perder votos, mas sem elas nada feito.
Entretanto Corvelo de Sousa anunciou, num belo texto, a venda do Convento de Santa Iria (fotos) para a próxima quarta-feira, dia 21. Respondendo a perguntas, garantiu que já há interessados. A base de licitação é de milhão e meio de euros, bastante menos que os previstos seis milhões incluídos no Orçamento 2009. Sabe-se ainda que a autarquia pretende no local um "Hotel de charme de 4 0u 5 estrelas, com 60 quartos." "C'est charmant", digo eu, mas não chega e trata-se de um erro monumental. Mais um.
Não chega, porque a população ignora tudo do eventual projecto, designadamente a sensível questão das cérceas. Afinal os edifícios, se acaso vierem a ser vendidos e depois reconstruídos, ficarão com quantos pisos acima da cota de soleira? Sabendo-se que, em construções hoteleiras, o piso térreo é, em geral, apenas para serviços técnicos e o primeiro andar para salas multiusos, há a certeza de que cabem 6o quartos, sem elevar demasiado a cércea?
Trata-se, obviamente, de um erro monumental, dado que no estado em que se encontra actualmente o mercado imobiliário, dificilmente aparecerá algum interessado em pagar 1,5 milhões por aquele conjunto, cheio de complicadas servidões, inultrapassáveis qualquer que seja a disponibilidade da autarquia.
A título comparativo, a autarquia de Cascais, igualmente PSD, mas de outro gabarito físico e humano, encontra-se a negociar, desde há algum tempo, com o Grupo Pestana (hotelaria e turismo) e com o Ministério da Defesa a recuperação do Forte de Cascais, uma fortaleza costeira do século XVII, assaz bem conservada. Segundo as últimas notícias, o citado grupo hoteleiro oferece 2,8 milhões de euros + uma modesta renda mensal + uma pequena percentagem sobre as receitas de exploração, por futuros espaços culturais, futuros espaços comerciais, bem como um hotel de luxo de 127 quartos. Dado tratar-se de um monumento de interesse nacional, por isso insusceptível de alienação definitiva, a prevista exploração será por um período de 70 anos.
Agora só resta a autarcas e outros leitores fazerem as adequadas comparações e chegarem às conclusões que considerarem mais adequadas.
Quanto a mim, parece-me que ainda vem longe o tempo em que o Convento de Santa Iria e o Antigo Colégio hão-de ser vendidos por um milhão e meio de euros. Mas oxalá esteja enganado! Era bom para todos, menos para os compradores. A menos que se tratasse de branquear capitais...

15 comentários:

Anónimo disse...

Para Diogo de Arruda:

Obrigado pela sua mensagem franca e fraterna. Por favor não desista e continue a honrar-nos com as suas opiniões de leitor empenhado. Afinal não são todos que conseguem usar por escrito um português desenxovalhado. Até porque, por óbvias razões, os que ainda aprenderam a "ler, escrever e contar em português, com correnteza, são cada vez mais raros." Mais um motivo para não abandonar a nau tomarense, agora sob intensas tempestades, tanto locais como alógenas.

Saudações cordiais

A velha senhora indigna/TaD

Anónimo disse...

Andaram calados durante tanto tempo mas assim que o Paiva abandonou a nau desataram quase todos a sair da toca que nem coelhos. Cheira a poder e oportunidade única de lá chegar porque a idade e a situação profissional assim os obriga.
Respeitosos cumprimentos, abraços e beijinhos e voltos de bom trabalhar, também, para o João Puto.

Anónimo disse...

Andaram calados durante tanto tempo mas assim que o Paiva abandonou a nau desataram, quase todos a sair da toca que nem coelhos. Cheira a poder e oportunidade única de lá chegar porque a idade e a situação profissional assim os obriga.
Respeitosos cumprimentos, abraços e beijinhos e votos de bom trabalhar, também, para o João Puto.

Anónimo disse...

Para anónimo de 5.19/20:

Há apenas um pequeno reparo a fazer sobre a sua prosa, que agradecemos. No que me diz respeito, só voltei à escrita porque a situação política local não era mesmo nada animadora. E agora ainda está pior. A ida do Paiva para Coimbra não teve nada a ver com a minha decisão.
Nem a idade nem a situação profissional me obrigam ao que quer que seja, salvo a ouvir críticas do tipo das suas. Quanto a empregos para mim ou para a família, casa, subsídios, favores de qualquer espécie, felizmente não preciso.
Acrescento que me relaciono bem com todos os membros do actual executivo, os quais não confundem críticas políticas com questões pessoais, e ainda bem.
Continue a participar, procurando pensar um bocadinho antes de escrever. As coisas raramente são o que parecem...

AR

Anónimo disse...

Pois, o que acontece é que o AR se dá bem porque comodamente não lhe interessa dar-se mal.
O que se faz neste blogue é mais do mesmo. Eu tenho milhares (e não centenas) de fotos destas vergonhas que os senhores agora publicitam. Mais vale tarde que nunca. Porque não as publiquei? Ora essa... estava à espera de gente com coragem e que se dá com todos. Os nossos pais e avós também ensinam, às gerações vindouras, que devemos dar-nos com todos, mas depois todos crescemos e verificamos, que eles ou são uns mentirosos ou santinhos!
Desafio o AR a publicar resultados com números para sabermos se de facto a situação era má e agora está muito pior. Senão o que escreve não passa de polpa (apesar de muito saudável) mas pouco sumo. Por isso não lhe ligam e nada escreve com provas de facto apenas redige sensações e opiniões de outros. Até posso estar enganado mas o AR está para o bloco de esquerda em Tomar como o "nosso" bastonário da Ordem dos Advogados está para o PCP. Mas em terra de ex-facistas temos um AR democrata. Já agora, se se relaciona bem com todos os membros do executivo camarário porque é que há pelo menos um que não o conhece?

Anónimo disse...

É um fotografo desempregado freelancer e que tem um blogue.

Luís Ferreira,
já verificaste que para que o PS - Tomar tenha credibilidade terá, efectivamente, que trabalhar mais no Centro de Emprego e menos nessas futéis propostas que diga-se são quase todas inertes porque os políticos são muito superfíciasn e perdem muito tempo em jantaradas, reuniões e é o deixar estar para ver com é que fica. Foste aprendiz de José Mendes por isso cala o bico de papagaio.
O Centro de Emprego, vergonhosamente gerido pela Anabela representa a instituição pública tomarense que mais me envergonha. Não serve os intereses dos desempregados mas dos seus funcionários e das empresas - Até pela importância que tem.
Luís Ferreira, eu sei que é geral (os outros Centros estão na mesmo então a culpa é do Socrátese do teu Partido) mas por favor faz alguma coisa. Se a casa não está arrumada desde que saiu o Gil então que moral tens para apregoares a câmara de Tomar?
Em 2005, eram só propostas mas perderam. Conselho de munícipe: vão já para a rua pois na net ninguém vos liga até porque Tomar é uma terra de atrasados e tu bem o sabes mas não dizes. Eu compreendo-te que gostes mais de Ourém não é?

Anónimo disse...

Essa é boa! Há então um sr. vereador que não me conhece. Pois bem, há duas hipóteses:
Ou ignora que AR são as iniciais de António Rebelo, ou está a faltar à verdade. Há ainda uma terceira -estava a brincar consigo quando lhe fez essa afirmação.
Já agora, peço licença para lhe dizer que a "música" do seu escrito (é só casca, números, prove, ninguém lhe liga, opiniões dos outros, etc.) não me é estranha. Quanto à letra, parece-me do BURRO e do Mega Massa Pro. Quanto à música é, sem dúvida alguma, do PSD/Tomar.
Antes de terminar, uma pergunta: Se ninguém me liga nenhuma, em que é que isso pode incomodar alguém que não eu? Estranha realmente, a sua reacção...

António Rebelo

Tomar a Dianteira

Anónimo disse...

O João Puto é um fotógrafo desempregado freelancer e que tem um blogue.

Luís Ferreira,
já verificaste que para que o PS-Tomar tenha credibilidade terá, efectivamente, que trabalhar mais no Centro de Emprego e menos nessas futéis propostas que diga-se são quase todas inertes porque os políticos são muito superfíciais e perdem muito tempo em jantaradas, reuniões e é o deixar estar para ver com é que fica. Foste aprendiz de José Mendes por isso cala o bico de papagaio.
O Centro de Emprego, vergonhosamente gerido pela Anabela representa a instituição pública tomarense que mais me entristesse. Não serve os interesses dos desempregados mas dos seus funcionários e das empresas - Até pela importância que tem, pela recessão que se aproximará (terá uma extensão maior que a maior do século XX com 14 trimestres deveria ser um exemplo.
Luís Ferreira, eu sei que é geral (os outros Centros estão na mesma então a culpa é do Socrátes e do teu Partido) mas por favor faz alguma coisa. Se a casa não está arrumada desde que saiu o Gil então que moral tens para apregoares a câmara de Tomar?
Em 2005, eram só propostas mas perderam. Conselho de munícipe: vão já para a rua pois na net ninguém vos liga até porque Tomar é uma terra de atrasados e tu bem o sabes mas não dizes. Eu compreendo-te que gostes mais de Ourém não é?

Anónimo disse...

"Essa é boa! Há então um sr. vereador que não me conhece. Pois bem, há duas hipóteses:
Ou ignora que AR são as iniciais de António Rebelo, ou está a faltar à verdade. Há ainda uma terceira -estava a brincar consigo quando lhe fez essa afirmação.
Já agora, peço licença para lhe dizer que a "música" do seu escrito (é só casca, números, prove, ninguém lhe liga, opiniões dos outros, etc.) não me é estranha. Quanto à letra, parece-me do BURRO e do Mega Massa Pro. Quanto à música é, sem dúvida alguma, do PSD/Tomar.
Antes de terminar, uma pergunta: Se ninguém me liga nenhuma, em que é que isso pode incomodar alguém que não eu? Estranha realmente, a sua reacção...

António Rebelo

Tomar a Dianteira"

Amigo AR:
- O que está escrito está escrito;
- Se toma por mim, os bem desaparecidos OB e MMP até é um elogio;
- A mim não me incomoda nada Amigo AR (até me diverte a nossa diferença de idades, formações, modos de vida e status quo) até como sabe ninguém nos liga aqui. Na rua e nos nossos deveres profissonais e culturais talvez.
- Prove tecnicamente o que diz. É honestidade intelectual e nessa matéria por certo o Amigo AR ainda tem uns pontos para conquistar.

Anónimo disse...

Para anónimo 08:15:

Constato que conseguiu não desmentir ou confirmar tudo aquilo que antes escrevi. Recorreu até a uma pirueta estilística no caso do Burro e do MMP. Quem assim procede detém certamente um Q.I. acima da média.Tomo nota.
A dado passo escreveu "Prove tecnicamente o que diz. É honestidade intelectual e nessa matéria por certo...ainda tem uns pontos para conquistar." Ou muito me engano ou já uma ocasião trocámos galhardetes sobre este assunto, no blogue do Templário. Não estou 100% seguro, mas...
Acontece, meu caro amigo anónimo, que em ciências humanas ninguém prova tecnicamente nada, como acaba de ocorrer com a questão dos subprimes. Arranjam-se umas equações mais ou menos complexas que aparentemente confirmem aquilo que dizemos/escrevemos. Depois, regra geral, mais tarde ou mais cedo, a realidade encarrega-se de demonstrar que afinal era tudo blábláblá. É conhecido, e até apresentado como exemplo de abuso na utilização de estatísticas, (elementos técnicos por excelência), o caso do desemprego na Suiça aqui há uns anos. Segundo o especialista de economia, que citava estatísticas oficiais, o desemprego aumentara 100% naquele ano no território da Confederação. Feitas as verificações adequadas, o homem tinha realmente razão, pois o total de desempregados passara nesse ano de 125 para 250. Sem mais comentários...
No que se refere a honestidade intelectual, como não sou das chamadas ciências duras, limito-me a seguir a norma corrente. Como sabe, qualquer cidadão se presume honesto até que um tribunal competente consiga determinar o contrário. Assim sendo, cabe-lhe a si e a quem me ataca provar que não tenho razão, ou que sou intelectualmente desonesto, ou que sigo determinada orientação política.
No local próprio e na ocasião por mim provocada, afirmei que tinha um projecto para Tomar. Mantenho o que disse, apesar de ter sido folgadamente derrotado. Pode ser que daqui até à chamada "hora da verdade" ainda se dêem conta de que estão a participar numa corrida de cães com um rafeiro coxo, quando podiam muito bem ter um galgo. Velho é certo, mas com muitos recursos. Se tal não ocorrer, paciência! Afinal nada tenho a ganhar com o referido projecto, a não ser o reconhecimento dos eleitores, em caso de eventual sucesso. A apenas alguns anos da ida para a cova, para que é que isso me serviria? Para levar a bandeira camarária em cima da urna? Tenciono passar bem sem ela.
Continue a escrever e seja feliz.

AR

Anónimo disse...

Boas fotos. Afundam-se cada vez mais. Cumprimentos a todos os tomarenses.
JSR.

Anónimo disse...

"Continue a escrever e seja feliz.

AR"

Temos que escrever amigo AR faz parte da nossa vida.
Sabe que "Suíça" acho que leva acento agudo?
Amigo AR, quando tentamos ensinar um macaco e ele não aprende o que é que nós humanos fazemos? Desistimos, pois até a paciência tem limites, ufa!
Vamos deixar a estatística que já inferi que para esta arte o amigo Rebelo é um generalista e chega.

Anónimo disse...

Agora dá-nos com videos este DQ no seu blog vamosporaqui.

Nem com a reprimenda do AR esse adjunto aprende.

Papagueia umas propostas. Póe o candiato Vitorino a dar conferências de imprensa, com poses de estado. Organiza as coisas, mas não passa de um vaidoso e convencdo que algum dia Tomar lhe há-de ligar alguma coisa. Não é de famílias por isso, nem que se pintasse de oiro, se safava.

E ainda etá convncido que é com vindas de Ministros a Tomar, como hoje para inaugurar a nova esquadra da PSP, que o povão vai atrás do seu Partido e lhe dá mais uns votitos. Nem vê-los ó deu papa açorda. o PS é que o pessoal nunca mais vota. Esqueça DQ e volte para de onde nunca devia ter vindo.

Construtores forever

Anónimo disse...

Ó Luís, tá calado!

Anónimo disse...

SondagemTomar.BlogSpot.Com