quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

OBAMA E O PAÍS DA MAMA


Salvador Sem Sorte


Meus irmãos:
Tereis visto certamente, se não estáveis nos respectivos empregos, a transmissão televisiva da tomada de posse do nosso irmão Obama como primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Eu também vi e gostei muito do programa elaborado pela SIC. Pegando numa ideia já anteriormente usada aqui no blogue (Ver post Carta a Obama), resolveram mandar um jornalista à Casa Branca portuguesa, uma freguesia do concelho de Sousel, no Alto Alentejo, para ir partilhando as suas notas de reportagem com as imagens provenientes dos EUA.
Na minha modesta opinião, tal ideia foi de uma extraordinária eficácia (e sabeis bem como sou severo a apreciar), conquanto não totalmente aproveitada. Dois factos me chamaram particularmente a atenção, razão porque aqui os trago, para vossa profunda meditação. Apesar de ocorridos lá longe, pensar nunca fez mal a ninguém, antes pelo contrário. E a actual situação de profunda crise carece mais de ideias portadoras de futuro, do que de qualqer outra coisa.
O primeiro desses factos, insólito mas tremendamente significativo no país que somos, apareceu quando o jornalista SIC resolveu perguntar a elementos da população se sabiam o que estava a acontecer na outra Casa Branca, nos Estados Unidos. Quatro respeitáveis cidadãos, de mais de 40 anos, separados no espaço e no tempo, responderam sem qualquer hesitação -É a tomada de posse do "Barraca Abana". Tal e qual, sem tirar nem pôr! Quer isto dizer, meus irmãos em Cristo, que no nosso país, como um pouco por todo o lado, aquilo que os políticos e/ou a comunicação social procuram transmitir, quase nunca é exactamente aquilo que as pessoas ouvem ou compreendem. Aqui fica o aviso para os políticos e a comunicação social locais, blogues incluídos.
O outro facto, igualmente característico do nosso país, que adoramos apesar de tudo, foi a tradicional "mendicância" ou "pedinchice", aproveitando a presença da televisão. As pensões deviam ser aumentadas. O posto médico fecha cedo e aos fins de semana. O hospital mais próximo fica a 40 quilómetros. Etc. Etc. Após o que se passou ao salão de festas da Junta de Freguesia, onde dançava a rapaziada do Rancho Folclórico, naturalmente subsidiado pela autarquia, como dinheiro dos contribuintes.
Triste, quanto a mim, foi o facto de o jornalista não ter logo aproveitado para esclarecer aquela gente, informando-os de que nos Estados Unidos, apesar de serem a nação mais rica e poderosa do mundo, não há pensões de reforma pagas pelo estado (excepto para as forças armadas), não há assistência médica gratuita ou tendencialmente gratuita, não há ensino de qualidade gratuito, não há subsídios para ranchos folclóricos e outras associações, não há garantia de emprego para ninguém, não há subsídio de desemprego nem férias obrigatórias pagas. Até as Associações de Veteranos Antigos Combatentes, se querem ter monumentos, na capital do país ou em qualquer outro local, têm de os pagar e cuidar da respectiva manutenção, sem qualquer auxílio dos governos estaduais, ou do federal.
Talvez por ser assim, têm o equivalente do IVA a menos de 13%. E já nos anos 60 do século passado o presidente Kennedy recomendava aos americanos: "Não perguntem o que o país pode fazer por vós, mas antes o que vós podeis fazer pelo país!". Quase cinquenta anos volvidos, Obama apoiou na mesma tecla, frisando que não vai ser fácil mas que juntos vão conseguir, com o trabalho de todos.
Entretanto, aqui em Portugal, este estranho país que só é europeu por estar geograficamente implantado no extremo da Europa, as coisas continuam a ser bem diferentes. Só no concelho de Tomar há cerca de 140 associações culturais e/ou desportivas, uma para cada 271 habitantes. Todas com direito a subsídio da autarquia. Algumas igualmente com direito a subsídios do governo central. Podemos portanto dizer-vos, sem qualquer ponta de exagero, que enquanto os Estados Unidos elegeram agora o primeiro presidente negro, em Portugal já há muito que os contribuintes se vêem negros para conseguir fornecer leite para tanta mama. Ainda por cima, a "cadela" é sempre a mesma -impostos/taxas > governo/autarquias > subsídios > cachorros. É por isso que o povo, com um saber proveniente de milenar experiência, lá vai dizendo, no recato do lar, (porque nunca se sabe!), que "cada vez há mais cães a pedir mama e um dia destes a cadela não vai poder com tanto cão!". A não ser que a nova atitude do Barraca Abana faça escola entre nós e a nossa barraca abane mesmo. Oxalá!

9 comentários:

Anónimo disse...

Pena que o Dr.Rebelo tenha deixado de escrever nos Jornais.

O Dr. está de facto na Cidade certa. Esteve sempre no Partido certo. Inclusivé ajudou a criar respeitabilidade na escolha efectuada pela equipa do Cristóvão para a Câmara de Tomar.

Devia agora voltar para os Jornais e trabalhar com o seu Partido de sempre para a ajudar a correr com aqueles tansos do PSD do Governo da Cidade.

Um assumido apoiante da mudança: Sim nós podemos!

Anónimo disse...

Ena Sr. Dr. António Rebelo!

É verdade que "ajudou a criar respeitabilidade na escolha efectuada pela equipa do Cristóvão para a Câmara de Tomar."

Logo, este implícito (e explicito) convite a apoiar o Sr. Arquitecto é o corolário lógico.

Avance Homem, que ainda cabe (à farta) na lista de notáveis que vão compor o ramalhete comandado pelo nóvel Professor-Arquitecto!

Sim nós podemos! (e de que maneira) dar um valente chuto no cú desta gajada!

Ai isso é que podemos, a questão é querermos!

Anónimo disse...

Não percebo de todo o que o nosso colega Rebelo tem a ver com o caso. Também recebe subsídios? Não. Já recebeu? Não. Já foi vereador? Não. Já prometeu alguma coisa que não cumpriu? Não. Aufere alguma pensão sem ter descontado o tempo legal para todos? Não. É o novo "bode expiatório" da blogosfera local? Pelo menos é o que parece. Lamenta-se!

SSS (Salvador Sem Sorte)

Anónimo disse...

Agradeço as amáveis referências e sugestões, mas parece-me que já vai sendo tempo de se virarem para outras figuras locais.
Estou de acordo com o "partido de sempre" mas daí não passo. Sou eu que fixo a minha agenda, como sempre fiz desde a juventude. Continuo a pensar que as questões políticas devem ser debatidas nos locais próprios e nos momentos oportunos.Essa da respeitabilidade, por enquanto não
comento, porque até ao lavar dos cestos...Deixem começar a pré-campanha.
Quanto a apoios, o PS/Tomar já teve a fruta ao alcance da mão. Preferiu de outra qualidade, um pouco mais verde mas muito mais acessível, porque muito mais facilmente digerível. Por enquanto? Eis a questão. Continuo a dizer que nunca vi nespereiras a dar pêssegos, mesmo quando enxertadas. Acrescento agora que se os candidatos e as propostas de há 4 anos já então não convenceram os eleitores, não vê como podem vir a convencer agora.Mas cada um sabe de si!

António Rebelo

Anónimo disse...

Já agora um convite, talvez um pouco utópico mas com fundo realista. Tomar foi cidade de Descobrimentos e sabe-se em todo o Mundo. E Barack Obama sabe-o de certeza pois ao contrário do seu "bimbo" antecessor, conheçe os quatro cantos do Mundo. Crê-se que até estava hesitante na escolha entre um labrador e um cão de água português para as filhas. Pois não seria de bom tom organizar-se uma cimeira internacional sobre História, Saúde, uma nova forma de repensar o Mundo no Convento de Cristo, convidando o Presidente Obama? Aposto que aceitaria.

O Eremita.

Anónimo disse...

Para O Eremita

Era bem capaz era! Nós é que, nas circunstâncias actuais, não temos envergadura para essas coisas. Nem física nem intelectual. É triste mas bem sabeis que assim é. Falta saber até quando.
Se por exemplo o Sr Paiva tivesse pensado num centro de congressos, em vez dos pavilhões e da piscina, outro galo nos cantaria. Mas, lá está, como diz o nosso colega Rebelo: as árvores só dão os frutos inerentes à sua espécie. Engana-se quem planta amoreiras e espera colher figos.
Pode ser que um dia...

SSS/Tomar a dianteira

Anónimo disse...

Caro.

Cheira-me a demagogia.

Lá não há distribuição de fundos porque não há recolha de fundos.

Aqui há, pelo que a diferença será que lá, eventualmente, terão que ser as associações/organizações a a batalhar a sua existência, como cá aliás, com possível benefício de qualidade porquanto serão menos.

No entanto pagam os mesmos.

Anónimo disse...

Essa das nesperas e das ameixas é boa ó rebelo.

Mas como é que é? Vais lá ao PS oferecer-te para desempenhares uma qualquer missão em prol do que dizes defender para o Concelho, ou vais continuar só a comentar, sem assumires a responsabilidade inerente ao exercício de um qualquer poder?

Anónimo disse...

Para anónimo de 23/1, 2:34:

Infelizmente para si, de acordo com as normas aqui da redacção, só posso responder a provocações às quartas-feiras. Acontece que nas próximas não estarei em Tomar. Não fique triste. Afinal, como bem diz o povo, "A quem tudo quer saber, nada se lhe diz."

Cordiais saudações

AR/Tomar a Dianteira