quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

MAZELAS TOMARENSES - Protecções







Protecções anti-quedas

Já depois do conjunto monumental Castelo/Convento ter sido transferido para o Ministério da Cultura, o responsável local pelo imóvel resolveu mandar instalar uma protecção metálica contra quedas, ao longo de toda a muralha do castelo. Foi uma obra meritória, ainda que com algum exagero, como se pode ver na primeira foto a contar de cima. Realmente não se pode dizer que naquele troço houvesse grave risco de despenhamento. Mesmo sem protecção.
Mais longe dos homens, do poder e, se calhar, de Deus, o Aqueduto dos Pegões, que sempre fez parte do Convento, não teve a mesma sorte. Sucessivamente vandalizado ao longo dos séculos, o murete de protecção anti-quedas foi roubado, conforme se pode constatar na segunda foto. E ali há realmente risco grave, pois são pelo menos seis metros até ao solo e não existe qualquer aviso à entrada do monumento. O que implica responsabilidade do proprietário em caso de acidente. Infelizmente, face ao abandono das entidades públicas, tudo tem sido roubado -as lages de cobertura da conduta, as pedras dos muretes, e até os piramidões ornamentais da casa da água. Em determinado troço do aqueduto, para lá da aldeia de Brazões, até já houve quem mandasse cortar um arco para poder transitar com o tractor. Tudo na mais perfeita impunidade. Porque estamos em Portugal, país onde, segundo um conhecido comentador, até os extremistas são boas pessoas. Sendo assim, que havemos de fazer aos gatunos? E aos maus políticos? Ir aguardando por melhores, que é o que eu faço. Mas não me calo, que quem se cala consente, e quem não se sente não é filho de boa gente.
Cão Tinhoso


5 comentários:

Anónimo disse...

Tristeza e abandono.Deixem estar que dentro, não digo de séculos, mas num espaço de cinquenta anos também ninguém se recordará nem da cidade nem da tal aldeola dos Brazões pois não passarão de um monte de ruínas desertas uma vez que é assim que se cuida o património histórico. Turismo??? que turismo??? Cultura, que cultura??? Esqueçam.
Cumprimentos.
JSR.

Rui Ferreira disse...

Olá Cão "Teimoso"

Tinhas que lá ir não era?

Então agora desafio-te (academicamente) a nomeares o proprietário do troço mais importante do aqueduto, o do Vale dos Pegões...
Já agora tenta nomear também o proprietário do resto do aqueduto, até à Cerca do Convento, claro!

Eu, penso saber a resposta, mas como não tenho a absoluta certeza, calo-me...

Anónimo disse...

Boas e atempadas fotos. Faltava alguém que mostrasse a realidade aos senhores que gerem, muito mal, este município.
Falta um Marques... falta um Marques pois o Corvêlo, como alternativa, é muito fraco... muito fraco. Não vale a pena referenciar os partidos minoritários.
1.ª nota: não há correlação empírica que uma depreciação da libra esterlina em relação ao euro reduza o turismo do Reino Unido no Algarve. O que acontece é que os desvios fazem-se para outros destinos turísticos como o sul de Espanha onde o preço do turismo é até mais alto. Aprendam que não é pelo facto dos bifes terem menos rendimento disponível para outbound tourism que o deixam de fazer em países de destino com ofertas formativas (turismo do sol e praia) idênticas. O que acontece é que a influência do lobby espanhol e do seu marketing turístico (governo, operadores, agências) junto deste país emissor (UK) é muito forte. Contudo é de salientar que, segundo o INE, na Conta Satélite do Turismo de 2005-2007, o país que mais dormidas fez em Portugal na nossa hotelaria foi o UK (28,8%), isto em 2006. Como corolário devo dizer que antes de se escrever vamo ler com rigor os documentos. E é, por conseguinte, falso que a queda da libra esterlina possa infuenciador os fluxos turísticos para o Algarve. Na Madeira têm subido! São outros factores que desviam os fluxos turísticos por exemplo para a Macedónia ou para a Turquia.
Fico por aqui mas aconselho a que se escreva com mais precisão e fundamento. Quando não se sabe escreva-se sobre futebol ou política ou culinária. Mas acima de tudo seja-se intelectualmente honesto se o fito do blogue é manter alguma qualidade.
Um dia destes escreverei sobre a relevância de alguns suplementos alimentares no bodybuilding. Por exemplo a creatina é realmente eficaz para o crescimento e vasculação musculares? Ou será um gasto desnecessário?



*Mega Massa Pro*

Anónimo disse...

Rabisco sujeito a apreciação:

1.ª nota: boas e atempadas fotos. Faltava alguém que mostrasse a realidade aos senhores que gerem, muito mal, este município.
Falta um Marques... falta um Marques pois o Corvêlo, como alternativa, é muito fraco... muito fraco. Não vale a pena referenciar os partidos minoritários.
2.ª nota: não há correlação empírica que uma depreciação da libra esterlina em relação ao euro reduza o turismo do Reino Unido no Algarve. O que acontece é que os desvios fazem-se para outros destinos turísticos como o sul de Espanha onde o preço do turismo é até mais alto. Aprendam que não é pelo facto dos bifes terem menos rendimento disponível para outbound tourism que o deixam de fazer em países de destino com ofertas formativas (turismo do sol e praia) idênticas. O que acontece é que a influência do lobby espanhol e do seu marketing turístico (governo, operadores, agências) junto deste país emissor (UK) é muito forte. Contudo é de salientar que, segundo o INE, na Conta Satélite do Turismo de 2005-2007, o país que mais dormidas fez em Portugal na nossa hotelaria foi o UK (28,8%), isto em 2006. Como corolário devo dizer que antes de se escrever vamo ler com rigor os documentos. E é, por conseguinte, falso que a queda da libra esterlina possa infuenciador os fluxos turísticos para o Algarve. Na Madeira têm subido! São outros factores que desviam os fluxos turísticos por exemplo para a Macedónia ou para a Turquia.
Fico por aqui mas aconselho a que se escreva com mais precisão e fundamento. Quando não se sabe escreva-se sobre futebol ou política ou culinária. Mas acima de tudo seja-se intelectualmente honesto se o fito do blogue é manter alguma qualidade.
3.ª nota: um dia destes escreverei sobre a relevância de alguns suplementos alimentares no bodybuilding. Por exemplo a creatina é realmente eficaz para o crescimento e vasculação musculares? Ou será um gasto desnecessário?



*Mega Massa Pro*

Anónimo disse...

Para que conste na acta deste blogue fica imortalizado o meu direito de resposta a uma CABRA transsexual mal disfarçada.

«A minha resposta a ti CABRA é dada em "apenas" dois pontos.

1.º A doença obsessiva compulsiva está a agravar-se e por consequência estás mesmo desnorteada ao ponto de em quatro itens não acertares um que seja por isso estás reprovada e com erros ortográficos :-(

2.º Aprende um pouco como eu aprendo humildemente todos os dias:

Rabisco 1 - Qual é o maior contribuidor para o turismo tomarense: o turista nacional ou o estrangeiro?
O turista nacional com 68% das dormidas em estabelecimentos hoteleiros (dados de 2006). O turista estrangeiro contribui com o restante… ou seja 32% das dormidas em Tomar. O turista predominante em Tomar, em 2006, foi o espanhol porque está mais próximo de nós e usa o automóvel como meio de transporte relativamente rápido e pouco oneroso? Não. É batido pelo italiano! Do total de turistas com residência habitual fora de Portugal e que dormitaram em terras nabantinas, em 2006, 28% eram italianos, 19% alemães, 16% franceses (França é o país que exporta mais turismo no mundo tendo em conta o número de visitantes. Quanto ao volume de receitas turísticas é o país de Mr. Bush que lidera o ranking mundial) e 14% espanhóis (1.718 hóspedes em estabelecimentos hoteleiros dos 51.252 totais no Médio Tejo).
E quanto às dormidas? Os valores percentuais são similares.
Poderia agora determinar (fica para outro dia) a permanência média em Tomar fazendo o rácio entre as dormidas e os hóspedes e aferir da capacidade, das nossas infra-estruturas físicas e naturais, na retenção e atracção do turismo interno e estrangeiro aos hotéis, pensões, etc. Devo assinalar que a estada média, em 2006, de hóspedes estrangeiros em Portugal é de 3,9 noites enquanto que Tomar surge com 1,4 noites! Abaixo da média do Médio Tejo com 2 noites. Dos dez concelhos que compõem a nossa NUT III é Ourém (com o turismo religioso fatimense) que sobressai, neste (2,1 noites) e nos outros indicadores acima referidos. Tomar pode assim manter o segundo lugar (se é impossível competir com Fátima porque não fazer uma parceria estratégica e reduzir o seu problema de sazonalidade turística usando Tomar como parceiro catalizador?) no Médio Tejo, ser um verdadeiro pólo de excelência em heritage tourism, touring, turismo de negócios e atrair mais espanhóis e ingleses. Vamos pensar que além dos que ficam pelos menos 24 horas em Tomar existem aqueles que estão só de passagem e contribuem, mesmo assim, para o consumo turístico tomarense e consequentemente para o nosso PIB local?

Rabisco 2 - Como sabem... o heritage tourism provoca efeitos directos (gastos no alojamento ou restauração), indirectos (contratualização de serviços de conservação e restauro de monumentos ou edifícios; outsourcing na conservação e manutenção de recursos naturais como os jardins, o rio ou a mata) e induzidos (criação/manutenção de emprego que provocará aumento do rendimento disponível local com consequente acréscimo da procura global: compra de casa, automóvel, mobiliário).
Ora perante tamanhas barbaridades cometidas pela câmara PSD o resultado de 10 anos de gestão camarária está bem à vista nas fotos apresentadas. Com tantos recursos financeiros desperdiçados, por exemplo, num complexo desportivo realizado sem qualquer estudo custo/benefício e sem qualquer sensibilidade pelo que de melhor temos em Tomar canalizaram-se recursos para obras "megalómanas".
Ora sair do marasmo em que Tomar esteve desde 1996 poderia ter sido evitado apostando e estimulando os vários agentes turísticos em torno da nossa cidade com uma estratégia concertada. Como em tudo na vida foram tomadas decisões e opções e os resultados estão à vista: os eleitores que os julguem em Outubro como é normal na nossa democracia. Falta um Marques... falta um Marques pois o Corvêlo, como alternativa, é muito fraco... muito fraco. Não vale a pena referenciar os partidos minoritários.
Recomendo que vão ao largo que dá entrada para o Castelo de Tomar/Convento de Cristo e que façam o registo em vídeo (para mais tarde recordar) do abandono e desprezo a que foi deixado o local. Até turistas ou excursionistas se sentirão aturdidos com tanta degradação à volta. Será o heritage tourism - que não é a mesma coisa que turismo cultural - uma prioridade de alguma força partidária candidata a eleições este ano em Tomar?

Rabisco 3 - Não há correlação empírica que uma depreciação da libra esterlina em relação ao euro reduza o turismo do Reino Unido no Algarve. O que acontece é que os desvios fazem-se para outros destinos turísticos como o sul de Espanha onde o preço do turismo é até mais alto. Aprendam que não é pelo facto dos bifes terem menos rendimento disponível para outbound tourism que o deixam de fazer em países de destino com ofertas formativas (turismo do sol e praia) idênticas. O que acontece é que a influência do lobby espanhol e do seu marketing turístico (governo, operadores, agências, etc.) junto deste país emissor (UK) é muito forte. Contudo é de salientar que, segundo o INE, na Conta Satélite do Turismo de 2005-2007, o país que mais dormidas fez em Portugal na nossa hotelaria foi o UK (28,8%), isto em 2006. Como corolário devo dizer que antes de se escrever é nosso mester ler com rigor os documentos. E é, por conseguinte, falso que a queda da libra esterlina possa infuenciador os fluxos turísticos para o Algarve. Na Madeira têm subido! São outros factores que desviam os fluxos turísticos por exemplo para a Macedónia ou para a Turquia.
Fico por aqui mas aconselho a que se escreva com mais precisão e fundamento. Quando não se sabe escreva-se sobre futebol ou política ou culinária. Mas acima de tudo seja-se intelectualmente honesto se o fito do blogue é manter alguma qualidade.
Um dia destes escreverei sobre a relevância de alguns suplementos alimentares no bodybuilding. Por exemplo a creatina é realmente eficaz para o crescimento e vasculação musculares? Ou será um gasto desnecessário?
Quanto aos interesses políticos cá estaremos para avaliar o último decénio de governação PSD comandado pelo Salticocas.
Julgo que até sou um bom candidato a cronista do semanário Expresso. Acho que faria melhor figura que Ferreira Leite, por exemplo :-)



*Mega Massa Pro*»



*Mega Massa Pro*