quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

MAZELAS TOMARENSES - Sinais com estilo



Uma das principais queixas dos que nos visitam é a falta de sinalização adequada. Por todo o lado aparecem turistas, ou simples viajantes de travessia, a indagar o caminho para aqui ou para acolá. Um dia destes, alguém aqui da redacção foi abordado, junto á rotunda entre o Modelo e o IPT, por duas senhoras, que depois veio a saber serem holandesas. Tinham estacionado o carro por ali, aguardando alguém que as entendesse. Pretendiam saber o caminho para a Quinta da Anunciada Velha, ali na estrada de Torres Novas, que tem turismo de habitação. Lá foram, mas atravessar a cidade não é pera doce, para quem não conhece.
Desta vez apresentamos dois painéis típicos, com estilo. O de cima indica não se sabe o quê e está ali há mais de 10 anos. O que tem a Câmara a ver com o assunto? Tudo, pois é a proprietária do terreno e do painel, embora os actuais autarcas talvez não soubessem antes de ler isto. Quanto ao estilo, é claramente impressionista, pois mete muita impressão a quem passa.
O outro, é uma ratoeira para quem circule desde a nova ponte. Logicamente deveria lá haver indicações para Albufeira, Ilha do Lombo, IPT, IC3 - Lisboa/Coimbra, Ferreira do Zêzere e Serra. Mas se calhar seria demasiado complicado. Assim está melhor, só com aquele sinal estilo gótico ramalhudo. E vivó turismo em Tomar! Mesmo que não queiram, muitos são os que têm de andar às voltas pela cidade...
Cão Tinhoso

Sem comentários: