sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL

Redacção de Tomar a Dianteira Colaboração PAPELARIA CLIPNETO
A imprensa da região desta semana espelha muito bem, no nosso entender, alguns dos males de que sofremos. Não vamos dizer quais, para não frustrar as eventuais expectativas dos leitores. Para facilitar a leitura, optou-se desta vez por apresentar primeiro as manchetes (as notícias principais, para quem não fala "jornalês"). Seguem-se os destaques de primeira página. A seguir as outras notícias de interesse para a cidade e/ou o concelho, se entendermos que as há.
Nova iluminação pública no concelho em 2009, titula o semanário Cidade de Tomar. Já numa página interior, ficamos a saber que, durante este ano, de acordo com declarações de um alto responsável da EDP, vão ser substituídos todos os Bips (Braços de iluminação pública) do concelho. Passaremos a ter lâmpadas de vapor de sódio de 75W, nalguns casos de 100/150w, em vez das actuais, de mercúrio e de 50w. Qualquer que seja a opção política de cada um, reconheça-se que é obra! Valha-nos Nª Sª d'Agrela, que não há santa como ela!
O Templário destaca o despiste mortal que vitimou um jovem tomarense, nos seus primeiros dias de trabalho.
O Mirante publica, a toda a largura da primeira página, que "SMAS de Tomar recusam livro de reclamações a quem quer protestar contra o aumento da água." Na página 4, com foto de um dos tomarenses que já protestaram, ficamos a saber que o Eng. Fernando Caetano, daqueles serviços, afirma que o citado livro não serve para tal tipo de protesto, dada a natureza específica da empresa. Infelizmente para ele, bem como para quem lhe encomendou o recado, logo adiante a DECO responde que tal argumentação não anula a obrigação de facultar o livro de reclamações sempre que solicitado. Assim estamos...
"As mudanças da saúde no distrito" é a manchete d'O Ribatejo. Na página oito ficamos a saber que doravante há quatro agrupamentos de saúde, com sede em Santarém, Torres Novas, Almeirim e Constância. Do nosso ponto de vista, a escolha de Almeirim como uma das sedes justifica-se plenamente. É que sempre são 5 quilómetros até Santarém! Só é pena que, no caso de Constância, não tenham optado antes por Santa Cita, que também fica a 5 quilómetros de Tomar. Andam a brincar com os tomarenses, é o que é!
Ainda na primeira página, Cidade de Tomar informa que "Não há nenhum processo para desclassificar o Convento de Cristo", de acordo com o presidente da Comissão Nacional da UNESCO. Ficamos mais descansados, dizemos nós, não resistindo contudo a acrescentar que não há nenhum processo nem é preciso. Aquilo como está, e sobretudo como funciona, desclassifica-se a si próprio aos olhos dos visitantes, sobretudo estrangeiros, mais habituados a outras maneiras de agir e a outra qualidade de serviços de acolhimento. Jovem com 27 anos morreu em acidente de viação, Quinta das Valadas, Areias, Ferreira do Zêzere e Dorme sobre um amontoado de restos de sapatos, completam os destaques de primeira página do semanário dirigido por António Madureira.
Convento de Santa Iria e Colégio Feminino à venda por 1,5 milhões de euros e Em ano de eleições Câmara de Tomar contrata empresa de comunicação, são os destaques d'O Templário, para além da já mencionada manchete.
Quanto à hipotética venda do Convento de Santa Iria, recordamos que, no Orçamento camarário para o corrente ano, aparece consignada a soma de 6 milhões de euros, como produto dessa eventual transacção. Caso para exclamar "Isto é que vai uma crise!"? Já sobre a contratação dos serviços de uma empresa de comunicação, convirá ler uma peça subscrita por Isabel Miliciano, na página 7, sob o título "Relações perigosas". Ela lá sabe!
Segundo os destaques de primeira página d'O Mirante, "Notícias sobre a degradação do Convento de Cristo são alarmistas" e "Jovem tomarense expõe a sua pintura em Berlim". Igualmente na 1ª página, uma grande fotografia de um habitante do Concelho de Tomar, que "Vive no carro mas almoça no restaurante e possui duas casas". Problemas...
Numa outra página, O Mirante publica uma foto do lamaçal Fernando Lopes Graça, alí entre a Rua do mesmo nome e o hospital. Dado que Tomar a dianteira já publicou o mesmo tema em 1ª mão, há já algum tempo, desconfiamos que Elsa Ribeiro Gonçalves é uma das nossas seguidoras,embora não o refira. Até porque, no caso do Convento de Cristo , "alarmistas" "há trinta anos", são os precisos termos usados pelo nosso colaborador AR, no seu comentário ao Expresso, reproduzido n'O Templário.
Como habitualmente, O Ribatejo não inclui qualquer notícia relevante sobre Tomar. Nem na primeira página, nem nas interiores. A confirmar que, por razões ainda não conhecidas, não dispõe de adequada cobertura humana local. Sendo assim, não se compreende o que levará o sr. Presidente da Assembleia Municipal de Tomar a determinar, por escrito, que as convocatórias devem ser publicadas nesse semanário, entre outros. Conveniências pessoais? Ficamos a aguardar uma resposta. Que inclua, se possível o total de leitores do citado jornal, na cidade e no concelho.

5 comentários:

Anónimo disse...

O BURRO, POR MOTIVOS QUE NÃO PODE DIVULGAR, DEIXOU, POR UM TEMPO... POSSIVELMENTE LONGO, DE PARTICIPAR EM BLOGUES.
ESCLARESSE, AINDA, QUE NÃO SERVIRÁ OS INTERESSES DE NENHUMA FORÇA POLÍTICA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS... NEM QUE CRISTO VENHA À TERRA.
ATÉ UM DIA DESTES,


O BURRO!

Anónimo disse...

O Mega Massa Pro, é solidário com O BURRO e fará o mesmo.
Bons treinos e até um dia destes,


*Mega Massa Pro*

Anónimo disse...

Ó burro, antes de te ires embora, deixa-me dizer-te que não se escreve (ESCLARESSE) mas sim esclarece.

Não podia deixar de corrigir esta falta, especialmente na prosa de alguém que sempre se dedicou a dar lições na net!!!

Boa viagem Engº Pívias!!

Anónimo disse...

Afinal, O BURRO e o Mega Massa Pro sempre eram uma e a mesma pessoal. Que incluía também o Special One e, se calhar o Friend for ever.
Como estas coisas acontecem!
Resta agradecer a colaboração e desejar tudo quanto nos desejam a nós, mas a dobrar!
Somos ou não somos amigos dos pobres? De espírito...

Cão Tinhoso

Anónimo disse...

"Ó burro, antes de te ires embora, deixa-me dizer-te que não se escreve (ESCLARESSE) mas sim esclarece.

Não podia deixar de corrigir esta falta, especialmente na prosa de alguém que sempre se dedicou a dar lições na net!!!

Boa viagem Engº Pívias!!"



Burro felizmente que te foste. Já era tempo de acabar com tanta falta de educação pois até mandaste o P8 foder-se. Que falta de respeito pelo cabeça de lista do bloco de esquerda em Tomar.
Dessa forma, o teu primo acima, deixa de dar erros pois o "inteligente" escreve:
- "Ó" em vez de "Oh" e
- "Engº" em vez de "Eng.º"
Oh munícipe, aproveita a boleia do burro ou então enriquece o blogue mais ocioso de Tomar.
Não... bate pívias.
Boa viagem burro e não voltes que não fazes falta onde a merda é muita. Merda por merda prefiro esta aqui. Merda é merda e nesta merda não há mais que merda.