quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

OS ELEITOS SÃO COMO OS ELEITORES






Cão Tinhoso
As três fotos de cima pretendem documentar a nossa presente situação de desmazelo, desdém, desenrasca, desânimo, falta de abertura ao mundo, ausência de civismo e de ética.
Os leitores em geral, incluindo os seguidores deste blogue, apreciam devidamente quando se "dá cacetada", desde que seja nos outros e de preferência de outro partido. Compreende-se. No país em geral e em Tomar em particular, a culpa é sempre dos outros e tem tendência nata para morrer sempre solteira.
Vivendo no mesmo meio, falando a mesma língua, tendo os mesmos contactos e os mesmos costumes, lógico é que todos sejamos muito semelhantes sob o ponto de vista comportamental, particularmente quando nos falta abertura de espírito para comparar com imparcialidade. Não espanta, por isso, que os autarcas não desempenhem os seus cargos como a maioria gostaria, tal como os eleitores, funcionários ou não, se encontram exactamente na mesma situação. Todos padecemos das mesma maleita...
Na primeira fotografia, a contar de cima, pode ver-se o resultado quase final da actuação cívica de determinada família. Tendo mandado podar duas árvores no pequeno quintal, resolveram colocar os ramos à porta e telefonar aos serviços de limpeza, para que os viessem buscar. Afinal, para alguma coisa hão-de servir as taxas de saneamento, de conservação e de resíduos sólidos. (Será que, num futuro próximo, ainda vamos ter de pagar uma taxa de resíduos líquidos e gasosos?).
A funcionária que atendeu foi muito simpática e três dias depois vieram recolher os resíduos. Lamentavelmente deixaram a rua no estado documentado na fotografia, pois apenas recolhem os detritos, não varrem. Quanto ao varredor, há-de passar um dia destes...
Não está certo -dirão os leitores. Pois não, de modo nenhum, confirmo eu. Mas estará certo o que outros cidadãos/eleitores resolveram fazer, ali para as bandas dos Pegões, como mostram as duas outras fotografias? Também não, pois claro. Mas tudo indica que o terão feito por considerarem que era mais rápido, evitando assim telefonemas, dias de espera e uma limpeza mais ou menos.
É por estas e por outras parecidas, que os estrangeiros nos consideram muito hospitaleiros, com um clima excelente e praias magníficas, mas o país mais porco da Europa Ocidental, fazendo parte do tal grupo dos PIGS = Portugal, Italy, Greece, Spain, de acordo com a gíria corrente em Bruxelas, nos meios da União Europeia. Os nórdicos e os protestantes pagam milhões para os fundos que cá chegam. Mas não perdoam. Sempre conseguimos ser os primeiros em qualquer coisa! Valha-nos isso!
Para concluir, um tema tradicional conhecido: Estamos neste estado/Tudo isto existe/Tudo isto é triste/Tudo isto é fado. Infelizmente!

4 comentários:

Unknown disse...

Pois!

Mera questão cultural.

Na mouche!

Anónimo disse...

pena que não se vinculem às fotos do sondagemtomar.blogspot.com

Aí é que era ver as contagens dos marmelões.

Anónimo disse...

Ó Prof... uns sujam e fazem por poluir... outros pagam. Bem visto, sim senhora!

Anónimo disse...

"Jornal de Notícias" e "Diário de Notícias" vão dispensar cerca de 25 pessoas cada
Grupo Controlinveste avança com despedimento colectivo de 122 trabalhadores
15.01.2009 - 11h15 Lusa, PÚBLICO
A administração da Controlinveste deu início a um processo de despedimento colectivo que abrange 122 colaboradores em diferentes áreas do grupo, de acordo com um comunicado interno a que a Lusa teve acesso.

Cerca de metade dos dispensados são jornalistas, sendo que os títulos mais afectados serão os dois maiores jornais do grupo, o "Diário de Notícias" e o "Jornal de Notícias", segundo uma fonte da empresa, citada pela Lusa.

De acordo com a mesma fonte, estes dois jornais irão dispensar cerca de 25 pessoas cada um.

Também o desportivo "O Jogo" irá reduzir cerca de 15 trabalhadores, enquanto o "24Horas" extingue a delegação do Porto, onde trabalham 10 pessoas.

Os departamentos comuns a todo o grupo, como os recursos humanos, a contabilidade ou a informática também irão sofrer uma redução de trabalhadores.

"A evolução acentuadamente negativa do mercado dos media, em particular na área da imprensa tradicional, e a profunda quebra de receitas do sector impõem à Global Notícias Publicações e à Jornalinveste Comunicação uma opção difícil mas inadiável: iniciar um processo de despedimento colectivo que abrange 122 colaboradores, em diferentes áreas das duas empresas", pode ler-se na nota.

No comunicado, a administração do grupo refere a "retracção" do mercado, que tem vindo a desenvolver-se, "particularmente na área da imprensa".

Com este "pano de fundo", o grupo indica no comunicado que tem "vindo a desenvolver um conjunto de acções de reestruturação, a todos os níveis, que todavia se têm revelado ainda insuficientes para permitir inverter os desequilíbrios existentes".

A administração garante ainda na nota que "tudo fará para garantir a sustentabilidade das suas empresas e a perenidade dos seus principais títulos, assegurando que a legalidade no processo ora iniciado será respeitada".

O presidente do Sindicato dos Jornalistas, Alfredo Maia, vai reunir-se com a administração da Controlinveste e promete para mais tarde um comunicado com aquilo que foi transmitido na reunião e com a posição do sindicato.

O grupo Controlinveste, conta com quase mil trabalhadores e é detentor de vários meios de comunicação e tem participações em diversas empresas quer da área dos media, quer do desporto.

O grupo detém a SportTV, na televisão, a TSF, na rádio, e o "Jornal de Notícias", o "Diário de Notícias", o "24Horas" e "O Jogo". Para além destes títulos, possui ainda outras publicações mais especializadas, como o jornal "Ocasião", jornais de imprensa regional, como o "Açoriano Oriental", o "Jornal do Fundão", o "Diário de Notícias da Madeira".

As revistas "Evasões", "Volta ao Mundo" e ainda uma participação accionista na Lusa, agência de notícias, são pertencentes ao grupo. A Controlinveste controla ainda empresas na área da impressão e da distribuição de imprensa.