domingo, 11 de janeiro de 2009

MAZELAS TOMARENSES -Ratoeira para turistas


















Cão Tinhoso, com a colaboração de António Rebelo
PRÓLOGO
Às vezes, durante as longas noites que passo aqui na redacção do TAD, ponho-me a pensar se não serei demasiado severo, ou até injusto, nas minhas críticas, que faço sempre com recta intenção: A de que as coisas mudem para melhor, em termos de bem comum. No caso do turismo, que todos proclamam a actividade que salvará Tomar, tenho visto por aí tanta coisa que considero estar mal, e tanta farronca, que as minhas dúvidas eram enormes. Por isso pedi ao nosso companheiro de redacção António Rebelo, que há mais de 40 anos percorre o mundo como turista, depois o ter feito como profissional de turismo, para me dar uma ajuda. Graças à sua leal colaboração, eis o que conseguimos.
A RATOEIRA DE LEIRIA/FÁTIMA
Começou-se por imaginar que éramos turistas estrangeiros. Daqueles que não gostam de andar em grupos organizados, porque estes nunca vão aonde desejam e visitam tudo em ritmo demasiado acelerado. Decidimos então comprar um bom guia, para preparar a nossa viagem.
Já em Portugal, resolvemos fazer a Rota do Património Mundial. Após a visita ao Jerónimos e à Torre de Belém, alugámos um carro sem condutor e saímos rumo a Sintra. No dia seguinte fomos até Alcobaça e Batalha, após o que nos detivemos em Fátima. Seguindo sempre as indicações do guia já referido, metemos pela estrada até Ourém onde, de acordo com o narrador "Muitos turistas param por engano, confundindo o castelo lá no alto comTomar." (Routard/Portugal/2008, página 337). Como o leitor pode ver, a sinalização é boa por todo o lado. Os turistas é que... Pois!
A partir daqui, para um bom entendimento do texto, cada qual fará o favor de ir vendo as fotografias de baixo para cima, com a atenção possível.
Visitado o Castelo de Ourém, com entrada gratuita e visitas guiadas a um euro por pessoa, eis-nos na N113, rumo a Tomar. Logo após Carregueiros, aparece-nos a indicação Tomar Oeste( foto 1, que finalmente permite explicar algumas coboiadas nocturnas ali na Cerrada dos Cães) e Convento de Cristo, com o logótipo "Património da Humanidade". Exactamente aquilo que procuramos. A coisa começa bem!
A seguir apareceu-nos a bifurcação sem nome, mas que nós tomarenses sabemos ser da Venda da Gaita (foto 2). Como nos pareceu, de acordo com a indicação anterior, que o Convento ficava em Tomar Oeste, resolvemos continuar para a direita, pois não queríamos ir para Tomar Centro. Poucos metros mais adiante, (foto 3) nem Convento de Cristo nem Tomar Oeste, nem Coimbra, nem Algarvias. Deduzimos que era melhor continuar em frente, como se faz quando não há sinalização em contrário.
Cerca de 500 metros depois, outra sinalização (foto 4). Algarvias Lisboa para a direita, Painel de limite de Tomar, para a esquerda. Nem Tomar Oeste, nem Convento de Cristo, nem Coimbra. Seguimos em frente, de acordo com a dedução anterior.
Percorrido cerca de quilómetro e meio, mais indicações (foto 5). Que remédio senão virar à esquerda. Mas nada de Convento de Cristo nem de Tomar Oeste. Finalmente naquilo que nos pareceu a cidade de Tomar, as coisas não melhoraram, pois não há qualquer sinalização adequada para quem vem da estrada de Paialvo/Torres Novas (foto 6). Se fôssemos mesmo turistas, teríamos sido forçados a perguntar onde fica o Convento a pessoas de passagem.
Chegados lá acima, há ainda aquele parque de estacionamento, que já é conhecido dos tomarenses, o pessoal pouco acolhedor (salvo raras excepções) do IGESPAR, as entradas a quatro euros e meio (diz o guia), e vão andando por aí adiante, que visitas guiadas não há.
Se teve a paciência de nos ler até aqui, responda agora a uma pergunta singela. Apesar da Janela ser uma das 19 maravilhas do país, que nenhum turista deve perder; depois de tanta peripécia, estaria satisfeito e capaz de voltar, ou de recomendar a vinda a Tomar aos seus amigos?
Somos da mesma opinião. A menos que o leitor seja masoquista. Ou espírito de contradição. Ou vítima dos "óculos partidários".




10 comentários:

Anónimo disse...

Sebastião Barros = Anselmo Anjos, Jerónimo Foice = António Rebelo, Salvador Sem Sorte = Josefina, A Velha Senhora Indigna = Odete das Farturas

Anónimo disse...

Sebastião Barros = Anselmo Anjos, Jerónimo Foice = António Rebelo = Salvador Sem Sorte = Josefina = A Velha Senhora Indigna = Odete das Farturas

8 heterónimos? Safa que o P8 é polifacetado e depois vem com a história de que o conhecem. Ninguém quer saber de ti além desses setes que inventaste. E se fosses sério nem pertencias a um blogue com gente anónima a produzi-lo. Ficas colado aos anónimos. Fazias um blogue teu, com o teu nome, davas a cara sozinho e aceitavas depois que outros participassem tipo "Algures aqui". Ainda tens muito que aprender, tenrinho. Por isso este blogue já era. P8 não sabes que o inglês é a lingua universal? Usas o google em pt ou fr? É em inglês P8. A velhice é tramada. Já eras. É a lei da vida E cada um tem o seu tempo. Quanto à RTT... senhor... onde está a inteligência? Para que é que te meteste na toca do lobo mau. Um doutorado com gente daquela... é mesmo de anjinho. Bem diz o MMP que vives no céu!


Friend for ever

Anónimo disse...

P8, O BURRO É BURRO MAS ADVERTE QUE NÃO SE ESCREVE "SÒZINHO" É "SOZINHO", P8... É "SOZINHO".
AI ESSE FRANCÊS A ESTRAGAR O PORTUGUÊS.


O BURRO!

Anónimo disse...

Os automoblistas/camionistas/ciclistas portugueses sção os mais argutos do mundo!

Porquê?

Porque com a errada, ou deficientíssima sinalização, ou mesmo com a falta dela conseguem chegar sempre ao destino!

E isso já vem dos ancestrais tempos das descobertas, mantêm-se e vai prolongar-se!


ZÉ ACELERA PAGANTE
Membro da Comissão de Utentes e Sobreviventes das Estradas de Portugal e Arredores

Anónimo disse...

"O Turismo como uma Importante Actividade Económica" em http://orionabao.blogspot.com/

Rui Ferreira disse...

De facto parece-me que há algo estranho sobre algumas placas que no IC9(?) apontam para o Convento, obrigando os automobilistas a passar por dentro de Tomar!!!

Anónimo disse...

"A situação mundial, tal como se apresenta antes do final da primeira década do
século XXI, surpreende tudo e todos porque sofreu profundas alterações em aspectos
tão diversos, como a situação económica e financeira, o equilíbrio geoestratégico, ou o
preço das matérias-primas.
A palavra ‘crise’ passou a ser a mais usada na análise de qualquer sector e é a face
mais visível do fenómeno da globalização que até há pouco era um conceito
apreendido, mas que só actualmente é verdadeiramente sentido.
Por isso, a Europa se uniu, de forma pouco usual, procurando soluções comuns e
olhando com prudência o evoluir da situação, travando os ímpetos insensatos que
comprometam o futuro.
Mais do que nunca, o que se pede aos povos é solidariedade, compreensão e
esperança, o que implica verdade sobre as decisões a tomar e seus fundamentos.
Mais do que nunca, a criação de confiança é o objectivo fundamental de todos os
políticos responsáveis.
Mais importante do que as medidas a tomar, é a sua aceitação e a compreensão dos
seus fundamentos.
É verdadeiramente o tempo da humildade e não da arrogância." MANUELA FERREIRA LEITE IN EXPRESSO, CADERNO DE ECONOMIA, 10/1/2009

OLHA SE FOSSE O P8 A ESCREVER ISTO!
O MEGA SALTAVA-LHE LOGO EM CIMA.


O BURRO!

Anónimo disse...

ESTOU A VER O "NÓS POR CÁ" DA SIC E CHEGUEI À CONCLUSÃO QUE O TOMARADIANTEIRA INSPIROU-SE NESTE PROGRAMA.
CONTINUEM QUE ESTÃO CHEIOS DE MORAL... MAS PARA QUÊ? NÃO ADIANTA NADA... GARANTO... POIS QUEM MANDA FAZ O QUE QUER A NÃO SER QUE SEJA EM ANO DE ELEIÇÕES POR ISSO APARECERAM COM UM BLOGUE DE ESQUERDA A APOIAR O... NÃO POSSO DIZER :-)

O BURRO!

Anónimo disse...

O caro leitor que assina "Friend for ever" (pelo que deduzo tradução inglesa para "amigo da onça") apenas merece resposta porque é cómico e faz rir a bom rir, embora não sendo manifestamente essa a sua intenção. Desde logo, porque parece ter dificuldades com o vocabulário e a estrutura frásica, o que denuncia um tipo de pensamento oscilante,atribulado, capaz de tudo e do seu contrário. Depois porque, procurando tirar nabos da púcara naquela questão dos pseudónimos/heterónimos, acaba caindo no ridículo, ao evidenciar um enorme descaramento: aconselha aos outros que escrevam com o nome legal, quando ele próprio usa pseudónimo. Quem age assim...
Depois há ainda uma incongruência maior: "Ninguém quer saber de ti...", escreve o tal Amigo da Onça. Mas, mesmo admitindo que seja assim, porque é que isso lhe provoca tanta comichão nas partes íntimas? Terá vontade de acabar com a liberdade de expressão?
Quanto aos heterónimos, por razões evidentes não comentamos, não confirmamos nem desmentimos.
Sobre a balela final, onde se fala da defunta RTT, trata-se manifestamente de provocação tão asnática que só aqui se desmente para que conste. Realmente, o nosso colaborador António Rebelo nunca fez nem faz parte da RTT ou de qualquer outro organismo regional de turismo.

Ladradelas amigas,


Cão Tinhoso

Anónimo disse...

"O caro leitor que assina "Friend for ever" (pelo que deduzo tradução inglesa para "amigo da onça") apenas merece resposta porque é cómico e faz rir a bom rir, embora não sendo manifestamente essa a sua intenção. Desde logo, porque parece ter dificuldades com o vocabulário e a estrutura frásica, o que denuncia um tipo de pensamento oscilante,atribulado, capaz de tudo e do seu contrário. Depois porque, procurando tirar nabos da púcara naquela questão dos pseudónimos/heterónimos, acaba caindo no ridículo, ao evidenciar um enorme descaramento: aconselha aos outros que escrevam com o nome legal, quando ele próprio usa pseudónimo. Quem age assim...
Depois há ainda uma incongruência maior: "Ninguém quer saber de ti...", escreve o tal Amigo da Onça. Mas, mesmo admitindo que seja assim, porque é que isso lhe provoca tanta comichão nas partes íntimas? Terá vontade de acabar com a liberdade de expressão?
Quanto aos heterónimos, por razões evidentes não comentamos, não confirmamos nem desmentimos.
Sobre a balela final, onde se fala da defunta RTT, trata-se manifestamente de provocação tão asnática que só aqui se desmente para que conste. Realmente, o nosso colaborador António Rebelo nunca fez nem faz parte da RTT ou de qualquer outro organismo regional de turismo.

Ladradelas amigas,


Cão Tinhoso"


Se não sabem eu recomendo que não entrem por aí porque consigo perfeitamente estragar este blogue. É muito fácil. Aliás já está estragado!

Friend for ever