sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL

Redacção de Tomar a Dianteira
Colaboração PAPELARIA CLIPNETO
RECADO COM DESTINATÁRIOS
Hoje começamos com um "Recado com destinatários". Foi-nos encomendado por diversas fontes e por isso o vamos dar. Como não é nada agradável, conquanto o intenção seja boa, estava-se mesmo a ver que teríamos de ser nós a fazer o "biscate", por causa do nosso lema "Os meios saber e a coragem para o dizer." Então aqui vai, e seja o que Deus quiser!
Estranham muitos leitores e assinantes que os jornais locais sejam originais em dois aspectos -Os directores raramente escrevem e nunca há editoriais. Com um director que nunca ou quase nunca escreve, um periódico é quase como um coxo; anda muito devagar e não consegue ir longe. Sem publicar editoriais, um semanário quererá fazer-se passar por objectivo, neutro, imparcial, que é a pior forma de tomar posição pela negativa. Vale mais admitir que se defendem determinadas opções, do que tentar defendê-las encapotadamente, pela calada. Nem todos os leitores são assim tão "tapados".
Está dito e fazem-se votos para que seja lido onde e por quem deve ser. Como é óbvio, se optássemos pelo confortável silêncio, nunca mais era domingo. E nos agora alvejados então nem se fala. O pequeno mundo local, o chamado microcosmo, é assim...
O TEMPLÁRIO
A principal notícia da edição de 23 de Janeiro tem por título "Ferreira do Zêzere - Presidente da Câmara no banco dos réus". Abstraindo os eventuais leitores e assinantes que o semanário tomarense possa ter por aquelas bandas, salta à vista que, para os tomarenses, a referida ocorrência é de um interesse extraordinário. O mesmo acontece, aliás, com aqueloutra da página 7 "Câmara de Ourém tem novo presidente". Mais dois títulos na primeira página: "Nova esquadra custou 1,15 milhões" e "Desacatos na noite tomarense".
Em páginas interiores, aparecem "Câmara de Tomar debate plano de recuperação do centro histórico", "Combate à crise ainda não passou de debate" e "PSD confirma candidatos dia 12". Há também artigos de opinião de Becerra Victorino, João Simões e José Soares.
A fechar, na última página, sob o título www.otemplário.pt -Novo site elogiado pelos leitores e anunciantes, podem ler-se seis comentários bastante favoráveis. Se pretendêssemos ser "mauzitos", terminaríamos com um conhecido dito popular: "Gaba-te cesto que vais para a vindima!"
CIDADE DE TOMAR
"PSP agora com instalações condignas" e "Nenhuma instituição em Tomar possui equipamento de leitura para o novo cartão do cidadão", são os temas da primeira página do semanário da Praça da República. No interior há duas páginas com "Assembleia Municipal debate a crise" e as crónicas de António Freitas, Jorge Franco e Pedro Vasconcelos. Esta última faz parte do já longo e fastidioso jogo de ping-pong Luís Ferreira/Pedro Marques, sendo que, pelo tipo de escrita, dificilmente será fruto da árvore identificada. Mas enfim...
Ainda no interior, a informação de que foi adiada, sem data, a prevista venda em hasta pública do antigo Convento de Santa Iria, ou do que dele resta, bem como uma notícia assaz curiosa. Graças a Cidade de Tomar, os tomarenses -sobretudo as tomarenses- ficaram a saber que "Português melhor cabeleireiro de França é natural de Ourém". Calcule-se a utilidade de tal informação, sobretudo quando se acrescenta que o referido profissional doravante virá uma semana por mês a Lisboa, para exercer em determinado Salão de Beleza, cuja morada se indica. Consultada, a nossa colega Odete das Farturas, referiu logo que, com o dinheiro que por aí há, até vai haver fila à porta do citado estabelecimento. Ele há coisas! (Sem esquecer o Código da Publicidade, que impõe certas obrigações, não cumpridas no caso em apreço.) Para que conste: Nada temos contra o referido profissional, que por acaso até é familiar de alguém aqui da redacção. Apenas defendemos a transparência de processos, mais nada.
O RIBATEJO
O RIBATEJO ocupa a sua primeira página com dois grandes temas: "Autarquias com programas de combate à crise" e "Desemprego cresceu no distrito". No interior refere-se a inauguração das instalações da PSP, e na última página "Tomar quer reabilitar zona histórica do Flecheiro". Para quem não viva cá, até parece que há alguma zona histórica para aqueles lados...
A título de mera curiosidade "Deputada PS Fernanda Asseiceira estudou 10 anos na Escola de Gestão do Instituto Politécnico de Santarém." Será que obteve aprovação nalgumas disciplinas por antiguidade?
O MIRANTE
A presente edição d'O Mirante tem na realidade duas primeiras páginas. Na A, que faz parte de um encarte exterior, lê-se que "Jornalistas de O MIRANTE elegem Personalidades do Ano de 2008". Na outra, com interesse para o nosso concelho, "Novo mestrado em Turismo Cultural no IPT"e "Inauguração das instalações da PSP". Em "Primeiro plano", uma página inteira para Henrique Marques, de Santa Cita, e as suas miniaturas. Ficámos igualmente a saber que o presidente da Câmara da Golegã vai também leccionar no novo mestrado em Turismo Cultural, no IPT, embora não se refira que matéria ou matérias.

11 comentários:

Anónimo disse...

Essa do Vasconcelos atacar o iLUISinista não lembra ao diabo. Atão mas o o dito senhor não foi derotado pelo outro há 5 anos lá no PS?

Não teve tacho e então mudou de equipe?

Deve ser mas é resposta do Dr.Pedro Marques, ao relembrar que o Luis faz no seu blog pessoal de que o prazo que a lei lhe permite para pôr o Luis em Tribunal está a acabar.

De facto a coisa parce estar para durar e alvitro que não será fácil de facto. Ou o Dr.Pedro Marques, que é advogado tem matéria e põe o Luis em Tribunal com acusação por difamação, ou o Luis pode de facto cantar vitória, de acusar o Dr.Pedro de cobardia e de assumir que tudo o que escreveu é verdade.

Temos mesmo história, que se calhar só termina quando os meus netos tiverem filhos.

E ou me engano muito ou está muita gente a ver o que dá a refrega.

Anónimo disse...

de tão explícito só falta a assinatura do dito cujo na prosa, não é sr. adjunto?!

isto é que vai uma açorda!

Anónimo disse...

Com todo o respeito agradecemos-lhe as palavras de análise que dedica a "O Templário".
É sempre bom sabermos o que pensam de nós!
Com estima

Isabel Miliciano

Anónimo disse...

Para o anónimo das 4:26:

Se se queria fazer passar pelo Adjunto esqueça, que ele quando escreve, é sabido que costuma assinar.

E de facto devia ter vergonha de vir misturar o Dr.Pedro marques por aquela espécime de gente que é o Luis Ferreira, bastando para tal ler o seu blogue para se perceber que nem escrever sabe.

Anónimo disse...

Srª Dª Isabel Miliciano

Vá la´!

Convide o Sr. Dr. António Rebelo para umas "crónicas pé de orelha" no Templário!

E também para uns "diários de viagem" pela estranja.

O Conde de Vincennes iria aceitar com gosto e a maralha só tinha a ganhar.

Obrigado!

Anónimo disse...

atão pá e a crise acabou?

atão o corvelo e corja análoga já nada têm a dizer?

acabou a crise?

já não querem saber disto e fogem p'ra cascais c'mo outro?

rico serviço.

Anónimo disse...

Dr. António Rebelo.

Quero felicitá-lo pelo seu blogue, que se torna muito interessante de ler, pela análise crítica que faz a quase todos os aspectos da vida de Thomar.

Defina-se em termos do apoio que dá para a Câmara: ao PSD, ao PS ou aos Independentes, para que possamos saber de facto porque escreveo que escreve.

Isso seria bom para si e para nós que gostamos de o ler. Como sabe em França todos os jornais assumem a sua opção. Tenha a ousadia de fazer o mesmo.

Su

Anónimo disse...

o ex.mo sr. dr. António Rebelo é apoiante do Gualdim Pais que está na Praça da República, e costas para a Câmara (mas com o cuzinho protegido!) e com vista dos SMAS para ser mais explícito.

o ex.mo colunista tem o rabo muito pelado e não se deixa apanhar facilmente,

é raposa muito velha, um gigante na arte

Anónimo disse...

Para anónimo Su: Tencionamos tomar posição como Tomar a Dianteira e eu pessoalmente. Tudo no seu devido tempo, que as cadelas apressadas...
Não podemos saber ainda quem vamos apoiar. Nem sequer se vamos apoiar algum dos candidatos/programas. O andar da carruagem não é nada animador.Cumprimentos

António Rebelo/Tomar a Dianteira

Anónimo disse...

Pedro, Pedro, não te mistures com gente reles. Não ligues ao Luís Ferreira. Nunca ouviste dizer "nunca se deve lutar com um porco. Nós ficamos sujos e o porco fica na mesma!"

Cumprimentos

Anónimo disse...

Isabelita, Isabelita, estás mais comedida nos disparates que dizes!
Já pagaste ao Faria o que o tribunal ordenou? Olha que se te atrasas muito levas com juros de mora em cima!