quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Resposta às araras armadas em ratas sábias

Em circunstâncias normais, nem sequer perderia tempo com os ruins defuntos que sois. Se ainda não percebesteis a triste figura que fazeis com as vacuidades que garatujais, não será agora que ides aprender. Sucede, contudo, que os leitores fiéis deste blogue me merecem todo o respeito, o que me obriga por vezes a fazer aquilo que mais me desagrada -falar de mim próprio. 
De cada vez que aqui se publicam factos ou opiniões que não encaixam na vossa lúgubre ortodoxia, vindes imediatamente com a vossa paupérrima prosa de gente enxofrada com tudo e com todos, tentanto arranhar-me os apêndices masculinos. Debalde. Desde há mais de um quarto de século que me habituei a ligar tanto aos tomarenses que, como vós, detestando-me por inveja, procuram caluniar-me, como à Porca de Murça, que só visitei uma vez na vida.
Nestas condições, tende decência e dó! Ide procurar encrencar para outro lado, uma vez que aqui no blogue, gaste-se muito ou pouco tempo, ninguém arrecada mal empregadas senhas de presença. Tal como tão pouco se usam telemóveis, computadores, impressoras, gabinetes, tinteiros, papel ou outros consumíveis à custa da autarquia, que é como quem diz dos contribuintes como eu.
Sobre a vossa argumentação gasosa, tipo flato, julgo útil assinalar-vos que essa do "é curioso mas toda a gente pensa o mesmo", já nem no tempo do Botas de Santa Comba e do PCP clandestino era prosa convincente, quanto mais agora.
Na capital usa dizer-se "vão mas é chatear o Camões!". Aqui nas berças nabantinas, cada vez mais berças, não havendo o poeta zarolho, ide mas é chatear o Gualdim e o respectivo...perfil.
Na comunicação social local, temem-vos e estão fartos das vossas práticas sarrafeiras, pelo que lá vos vão aparando as "pancadas". Aqui em Tomar a dianteira, pelo contrário, tendes azar. Fala-se claro e mija-se a direito. Doa a quem doer, molhe quem molhar. E assim vai continuar a ser.

Em tempo

Por uma questão de pragmática linguística, dado que em geral sois originários das faldas da Estrela, cuidei que usando quando possível a segunda pessoa do plural, quiçá possais compreender melhor e mais depressa a mensagem subliminar supra.

Sem comentários: