quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Análise sucinta da imprensa local de hoje




Apetece escrever "Tudo como dantes, miséria em Tomar, precisão em Abrantes." Refíro-me a notícias, mas poderia alargar à economia, ao emprego, à cultura ou à política. Enquanto cidade e concelho, somos cada vez mais uma irrelevância. A tal ponto que O Mirante, jornal da região sediado fora de Tomar, mais precisamente na Chamusca, consagra-nos nesta edição apenas cinco notícias, qual delas a mais palpitante: Informatização de processos na CMT, Sporting de Tomar campeão regional de infantis, Aluno do IPT na selecção nacional de rugby, Carnaval de Tomar e Carnaval da Linhaceira. Concordemos que não é nada abonatório, para uma cidade e um concelho que se acham importantes.
"Os gajos do Mirante não nos gramam", pensarão alguns. Erradamente, julgo eu. Vejamos sucessivamente os dois semanários da urbe gualdina. O Templário traz uma entrevista com Pedro Marques, que convém ler atentamente, tratando-se de um dos líderes políticos locais com mais experiência. Foi o que eu fiz. Confesso que não encontrei nada de novo. Tudo previsível. E até algumas afirmações de que discordo, como por exemplo a da chamada de primeira página: "Batemos no fundo". Infelizmente tal não foi ainda o caso, como se verá, sem margem para dúvidas, lá mais para diante. É pena que Pedro Marques assim não o entenda. Mas cada um é como cada qual. Certo certo é que, no estado actual das coisas, muito dificilmente os IpT voltarão a dispor de uma conjuntura política tão favorável à vitória. Caso o líder natural daquela formação saiba jogar os trunfos de que dispõe. O que, pelo menos por enquanto, não parece ser o caso. Aguardemos.
Também no Templário, aquilo a que podemos chamar o estranho caso dos bombeiros municipais. Em plena festa de aniversário, o comandante da corporação queixa-se de falta de ambulâncias em condições, a ponto de ter recusado participar na evacuação dos feridos no recente acidente do IC8, na Sertã. O responsável regional da defesa civil ataca a câmara por não ter comprado ambulâncias atempadamente. Posteriormente, respondendo a perguntas durante a reunião semanal do executivo, o presidente Carrão sustenta que não sabia de nada e que vai ter de conversar com o comandante dos bombeiros. Estranho. Tudo muito estranho. A cheirar a lavagem de roupa demasiado suja... E as eleições ainda são só daqui a nove meses. Parece-me que vamos ter um Verão tórrido...
Mais pacato, Cidade de Tomar destaca em manchete os danos provocados pelas obras da A13 nalgumas zonas da freguesia de S. Pedro. Igualmente na primeira página, a inesperada candidatura PSD de Rui Costa à nova Freguesia de Santa Maria de Tomar. Trata-se da primeira cara nova no panorama autárquico local, o que mostra bem o imobilismo tomarense. Tão desconfortável que origina o desabafo que mais se ouve pela cidade -"Não vou votar; não vale a pena porque não há escolha." Os responsáveis políticos locais que se cuidem, que isto pode resultar numa bronca a nível nacional. Depois não venham com a usual cantiga de que ninguém avisou, por isso não sabiam. Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

Sem comentários: