sexta-feira, 8 de junho de 2012

Leitura para o fim de semana

DN, 08/06/2012, página 7
(Clicar sobre a ilustração para ampliar)

Como em Portugal tudo funciona na base do amiguismo, das redes e da fulanização, havendo até aquele anexim segundo o qual "Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és", convém esclarecer que a autora do texto supra "andou" com José Sócrates, tanto antes como já primeiro-ministro. Ou pelo menos da fama não se livra. Para evitar confusões.
Além de pôr o dedo na ferida a nível nacional -as oposições protestam, insurgem-se, apoiam greves e o diabo a sete, mas não avançam com propostas alternativas, porque as não têm nem buscam- Fernanda Câncio foca, em simultâneo e involuntariamente, a raiz da desgraça tomarense. Enquanto em Lisboa há um governo que tem a coragem de ir fazendo aquilo que é preciso, embora nem sempre da melhor maneira, pelas bandas do Nabão é a pasmaceira total. O trio laranja não governa nem tem a intenção de tal vir a fazer até final do mandato. Limitam-se a ganhar tempo e dinheiro, na esperança pacóvia de que alguém acabará por vir salvá-los do descrédito total em que já estão.
A oposição, por seu lado, apesar de maioritária, está exactamente na mesma posição da lisboeta. Vai mobilando com uns protestos e umas bravatas para agradar às tropas respectivas, mas já se percebeu que também não têm quaisquer propostas alternativas compatíveis com a actual e futura penúria. Estão outrossim a procurar ganhar tempo, na expectativa vã e idiota de que entretanto venha a acontecer algo de milagreiro. Só assim se explica que nada façam para se entender, no sentido de derrubar os incapazes, tornando-se seus cúmplices objectivos.
Tanto para uns como para outros, "Os tomarenses que se lixem!" A seu tempo se verá o resultado eleitoral desta política calculista e manhosa. Que os eleitores tomarenses, embora não sendo em geral geniais, nem coisa parecida, também não são inteiramente desprovidos de massa cinzenta...

14 comentários:

HC disse...

Caro prof. Rebelo

permita apenas que o esclareça que Fernanda Câncio já "andava" com José Sócrates antes de ele ser primeiro-ministro, e assim permaneceu quase até ao fim dessas (dele) funções.

É aliás, uma boa prova da postura ética de Sócrates. Quando pessoas (algumas nossas conhecidas) orquestraram as várias e recorrentes campanhas negras contra ele, a primeira e longa delas assentou na sua pretensa homossexualidade. Uma campanha que seria da maior parvoíce, se não estivéssemos em Portugal...
Ora, teria sido muito fácil a Sócrates acabar imediatamente com essa campanha difamatória, até porque a sua então namorada é uma conhecida e respeitada jornalista, mas ele manteve-se fiel à postura de deixar de fora a sua vida privada. Noutros países mais cultos, essa postura mereceria aplausos, por cá mereceu toda a espécie de insultos e mesquinha propaganda.

Depois, prof. Rebelo, desculpe que lhe diga mas, no que diz respeito a Tomar, continua a confundir a não apresentação de propostas alternativas (o que em todo o caso não corresponde à verdade) com o não as ter.
Primeiro porque, o PS (e não só) apresentam recorrentemente propostas alternativas para muitas matérias;
segundo e principalmente, quase ninguém está interessado em ouvi-las.

A triste realidade é esta: por muito que no mundo ideal, que é o de cidadãos cultos e interessados, o importante da política e dos partidos, sejam as suas ideias e os seus programas eleitorais, esse não é o mundo real onde a grande generalidade dos cidadãos se está borrifando para isso.
Basta lembrar por exemplo que em Tomar, Paiva e o PSD ganharam as eleições de 2005, sem apresentar uma linha que fosse de programa eleitoral.

Unknown disse...

Meu caro Hugo Cristóvão:
Do meu ponto de vista, não estou a confundir nada. Há as propostas avulsas e as outras, as que fazem parte de uma estrutura teórica articulada, coerente e compatível com o actual estado do país e da cidade.
Quanto à aventura de António Paiva, foi semelhante à de Pedro Marques. Só que ele virou-se para a sua especialidade -as obras- e Pedro Marques par a dele -a burocracia. Outros tempos Hugo! Outros tempos! Para não dizer que em ambos os casos não houve mérito mas apenas evidente inépcia da oposição. Exactamente como agora está a acontecer. O trio dorme há longos meses à sombra da bananeira, com os opositores à espera não se vê de quê.

Luis Ferreira disse...

O Prof.Hugo Cristóvão já lhe deu a resposta, mas o meu estimado amigo insiste.

Uma coisa que ninguém, com honestidade, pode acusar o PS em Tomar é de não dizer o que pensa sobre TODAS as matérias importantes para a nossa comunidade. E está tudo on-line desde Fevereiro de 2004 em pstomar.blogspot.com

E mais, fizemos e dissemos sempre o que pensávamos, incluindo os dois anos em que partilhámos os poder com os tótós do triunvirato de serviço. E prová os que era possível fazer diferente. E melhor.

Que não queira valorizar o PS, numa defesa acrítica do "dono" do PPD local é problema seu, agora que podia analisar com verdade o que defende o que propomos, podia. Poder podia, mas não era a mesma coisa é certo...

Unknown disse...

Prezado amigo Luís:

Sejamos francos: não é a lembrar o que se fez que se vai reanimar Tomar, que está praticamente em paragem cardíaca. Importante, indispensável mesmo, é explicar como e quando tencionam sair do pântano onde se enfiaram, ao viabilizar a relativa maioria durante dois anos. Acabaram por se dar conta do logro em que caíram, é certo. Mas com que resultados práticos até agora?
Dizes que o Hugo Cristóvão já me respondeu. Julgo que tentou, mas não me convenceu. Por uma razão simples: como de costume, o PS vai fazer tudo para ganhar as eleições, não para encontrar soluções aos cada vez mais complicados problemas locais. E sem isso... se calhar até acaba por não ganhar.

Luis Ferreira disse...

Estimado

Como sabe e poderá constatar no seu contador de visitas, sempre que eu ou o meu camarada Cristóvão lhe damos resposta, as visitas sobem em flecha.

Sabemos há anos que em Tomar reina o taticismo, poucos ousam opiniar e então políticos no ativo, tirando os do PS, nem um. Anónimos e ressabiados são mato, mas dar a cara e arriscar apresentar as soluções, tirando nós, convirá que não há.

E se quiser fazer o favor. Faça que pergunta fizer sobre o nosso futuro, procure em pstomar.blogspot.com, em alguresaqui.blogspot.com ou em vamosporaqui.blogspot.com e decerto encontra. Que não concorde ou não goste das soluções está no seu direito, agora que estão todas lá estão.

Permita-me a brincadeira: os nossos blogues estão para Tomar, como o livrinho vermelho de Mao Tsé Tung estava para todos os maoistas dos anos 60-70 - têm lá tudo.

E como eu costumo dizer e escrever: quem sabe sabe e nós (mas não só nós) é que sabemos. E o resto é conversa...

alexandre leal disse...

Não vou óbviamente comentar os elogios em casa própria que alguns comentadores têm o cuidado de distribuir generosamenrte cada vez que o visitam, Prof. Rebelo. E a modéstia até os faz afirmar que essa visita é razão acrescida ao sucesso deste blog.

Apenas acho de reter uma descoberta certamente de estrondo no mundo cientifico e também do maior interesse e actualidade para o País: quem tem ou exibe uma namorada é heterossexual ! Diz a Jovem promessa...

Cumprimentos.

Cumprimentos

Unknown disse...

Está bem visto, sim senhor! E o amigo Luís Ferreira também está cada vez mais modesto. "Está tudo on-line em psdigital", segundo afirma no seu comentário anterior.Isto é que vai uma crise!

HC disse...

Caro Dr. Alexandre,

deixe que lhe retribua a frase que em tempos me dirigiu, se não me engano era mais ou menos assim:
"essa é demagógica e mal direcionada, não o esperava vindo de si"

É um facto que a escrita depende sempre mais da compreensão de quem lê que da lucidez de quem escreve, mas estou habituado a que para pessoas inteligentes não seja preciso fazer o desenho todo.
Para os outros aplica-se o princípio "não te expliques, os inimigos não aceitarão qualquer que seja a explicação e os amigos não precisam dela".

cumprimentos "da jovem promessa"

alexandre leal disse...

Caro Dr. Hugo Cristovão

Aceito com humor, afabilidade e satisfação a sua corretíssima resposta.
Diria que em termos de demagogia estamos "empatados".

Peço-lhe desculpa pela excessiva assertividade.

E, pela fleuma e capacidades patentes , começo mesmo a acreditar que você seja a próxima certeza , goleando as fraquezas locais(príncipalmente os habituais comprometidos do seu PS).



Cumprimentos

Luis Ferreira disse...

Gostei da troca de galhardetes, cuidada e estudada, cheia de torneados do dr.Correia Leal e do meu camarada Cristóvão.

A vantagem neste mundo privado, que os bloguers criaram, é que há quem tenha prazer em mudar o mundo na reflexão, o que é importante, outros efectivamente intervêm cívica e politicamente, promovendo a mudança reflectida. E essa é uma das vantagens dos socialistas em Tomar e sem qq modéstia. Afinal sendo todos de Tomar, que mal isso faz?

templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

Aproveitando o diálogo cavaleiresco em curso, e o tema da amizade entre políticos/jornalistas, quer se manifeste na cama quer nas relações político-empresariais-partidárias/órgãos de comunicação social, é oportuno realçar a amizade, porventura cavaleiresca, entre um membro da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, a ex-jornalista da SIC Raquel Alexandra e o tenebroso político Miguel Relvas, "tomarense do coração"; ERC que vai "julgar" aquele conflitozinho sem importância, que apenas provocou o auto-despedimento de uma jornalista do "Público" do Sr. Belmiro de Azevedo, talvez pela circunstância rara de não ser amiga do predador da liberdade de imprensa, cuja actividade nessa área em Tomar tem sido o fim da macacada... de há uns bons anos a esta parte, o que lhe tem granjeado um êxito heróico em simpatias e amizades, algumas de última hora, outras acobertadas.. Convém realçar que esta jornalista mandou o emprego às urtigas para preparar uma tese de doutoramento, que nada deve ter a ver com a oportunidade de o seu amigo Miguel Relvas ser hoje, paradoxalmente, o "patrão" da comunicação social.

José Vitor Malheiros, hoje no "Público", informa que a jornalista descansou toda a gente - e a Pátria em particular: "não me sinto minimamente condicionada pelo facto de ser amiga do ministro". As últimas palavras do artigo do jornalista JVMalheiros: "...da nossa consabida promiscuidade".

De facto, os tomarenses em geral bem se podem virar para o outro lado, dormirem sem preocupações políticas de qualidade nenhuma, e nas próximas eleições autárquicas votarem outra vez no PSD (nos últimos tempos um partido/caverna de ladrões), porque a oposição mostra não prestar para nada ao assistir cavaleirescamente a esta novela com um sorriso, sem uma tomada de posição determinada, nomeadamente, num claro e aprofundado balanço da actividade política deste senhor nos últimos 10/15 anos, e especialmente no uso da imprensa local. Não admira, assim, o silêncio total da imprensa local sobre este caso, em que a Raquel, que se vai doutorar (e disso ninguém tenha dúvidas), vai ter voto decisivo, porque o Charlesmagne já lhe mimou a gravata...

Como sabem todos os participantes neste diálogo, o ideal cavaleiresco era muito querido da nobreza medieval; por isso actualizo aquele princípio ético bem conhecido, neste outro: quando os políticos e os jornalistas (e bloguistas) são amigos não necessitam de justiça.

alexandre leal disse...

Já dei para esse peditório.

Só entro em diálogo com quem dá a cara.

alexandre leal disse...

Quanto ao sr.Vereador Luis Ferreira devo dizer que é agradável estarmos quase de acordo de vez em quando!

Cumprimentos

Leão_da_Estrela disse...

E isto tudo, por causa de uma "paneleirice".

Olha se fosse alta política...