domingo, 3 de junho de 2012

Resposta a Luís Ferreira

Prezado conterrâneo:

Obrigado pelo teu comentário ao texto Um futuro digno para Tomar, de ontem, ao qual decidi responder aqui, sobretudo porque o assunto o merece, mas igualmente porque assim me posso alongar um pouco mais.
É ponto assente que a mesma água nunca passa duas vezes debaixo da mesma ponte e que tudo tem a sua época. Já não tenho idade para pedagogias políticas de longo alcance, nem paciência para o catecismo socialista. Ademais, a conjuntura local e nacional estão em tão trágica situação que, perder mais tempo com rituais ultrapassados e em grande parte ineficazes, pode considerar-se de certo modo um crime de lesa concelho e país. É urgente, isso sim, encontrar e implementar soluções que possam vir a ser um caminho para sair deste pântano onde chafurdamos em círculo, a maior parte sem entender sequer o que lhe está a acontecer.
Como bem sabes, não será por acaso que em cada consulta eleitoral cá por estas bandas, quase metade dos eleitores decide ficar em casa. O que mostra bem o desencanto da população e o cada vez maior fosso entre o microcosmo partidário e o país real, de resto progressivamente mais ornamentado com formações independentes, em quase todos os casos lideradas por ex-eleitos ressabiados.
Para propiciar um renascimento local, urge portanto reaproximar os movimentos políticos dos cidadãos e/ou vice-versa, pois sem que tal aconteça é altamente improvável que algum projecto consequente seja encontrado, debatido e implementado. A tempo e a horas, bem entendido, pois de nada serviria encontrar a terapêutica adequada após a morte do doente. Não te parece? E que melhor via para atingir tal objectivo que uma eleição primária aberta e limpa? Cada qual pode candidatar-se, se assim o entender, defender o seu projecto e facultar aos eleitores realmente interessados na vida política local a oportunidade para uma pré-selecção/legitimação, permitindo assim separar o trigo do joio. Foi o que sucedeu há pouco no PSD/Tomar, com a compita entre duas listas. Os militantes, filiados e eleitores laranja ficaram enfim a saber que afinal o actual detentor do poder já não representa a maioria dos social-democratas nabantinos. Conseguiu-se também, ainda que sem o ter deliberadamente procurado, dar um tiro certeiro naquilo que usualmente se designa como afigurações políticas. Aquela indiossincrasia tão nabantina que consiste em considerar-se sempre o mais capacitado e o melhor do mundo e arredores para desempenhar qualquer lugar, para depois se vir a verificar que afinal tudo não passava de basófia oca... Os resultados aí estão, à vista de todos. Infelizmente.
Sugeres no teu comentário que proponha a solução das primárias abertas ao PSD. Tens razão Luís. Em democracia plena, as eleições limpas nunca fizeram mal a ninguém de alma lavada. De resto, se bem leste o meu texto, terás verificado que nele não existe qualquer delimitação ideológica. Qualquer formação, partidária ou independente, poderá seguir o mesmo directório. Seria até excelente para a saúde democrática citadina e concelhia se todas enveredassem por tal via. Os resultados finais é que poderiam não ser agradáveis para todos. Por causa das tais afigurações...
A concluir, deixa-me contar-te uma anedota recente. Um açoriano há anos radicado em Tomar fazia os cem passos na Praça da República quando por distracção pontapeou uma pedra da calçada. Surpresa das surpresas, saiu de lá um génio bom. Que logo lhe disse: -Tiveste sorte; sou o génio do bem e posso satisfazer-te um desejo. Mas só um, que tem havido muitos pedidos, agora com a crise.
Aturdido, o nosso patrício adiantou a medo: -Olha génio, sou açoriano e morro de saudades da minha amada terra. Mas quê?! Não consigo andar de avião. É uma fobia. Vomito, tenho febre, tonturas, desmaios, diarreia... Como há poucos barcos, que são muito caros e lentos, vou-me consumindo aqui pelas margens do Nabão, nostágico e convivendo com gente cada vez mais acabrunhada.... -Tá bem, já percebi; agora diz lá qual é afinal o teu desejo. -Era uma pontezita para os Açores. Assim já podia ir e vir por terra, de forma rápida e económica... -Tu és maluco! Uma ponte com milhares de quilómetros?! Sobre o Atlântico, com enormes profundidades e ondulação da ordem dos 8 metros?! Tem lá paciência, mas esse não! Arranja outro desejo!
-Então nesse caso, como os meus negócios em Tomar vão de mal a pior, e as pessoas com quem costumo falar se queixam do mesmo, se me pudesses arranjar uma antevisão da evolução política e económica de Tomar nos próximos dois anos, era baril. Já podia tomar uma decisão fundamentada sobre o meu futuro por estas paragens... -Pois, estou a perceber. E olha lá, a tal ponte para os Açores, queres com duas ou com quatro faixas?
Pensa bem Luís. Para mais tarde não te vires a arrepender...

6 comentários:

templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

Dei uma volta pelos sites dos partidos políticos de Tomar, incluindo o dos Independentes de Tomar, e a ideia que se colhe é de completa ausência de perspetivas para o futuro do concelho e fechar de olhos à realidade presente. O mais activo e em dia é o do PS; a última intervenção no site do PSD de Tomar é do passado dia 15 de Janeiro, o que é estranho; já no da CDU..., a última é de 14 de Março deste ano; o último artigo no dos Indep's de Tomar é a anunciar uma reunião para Janeiro 2012. Em nenhum deles se descortina a mínima apetência para debater políticas de médio prazo para o concelho. Pormenor interessante: o site do PSD de Tomar informa-nos do número de visitantes, que considero significativo, levando-me a supor que este modo de comunicação com as populações devia merecer mais atenção. Numa conclusão rápida, fica a impressão de que estes instrumentos de comunicação das organizações políticas locais estão essencialmente direcionadas para os seus militantes, com reduzida e muito espaçada informação, selecionada..., com evidente exceção do PS local, que mesmo assim deixa muito a desejar. Na imagem em que aparece a Sra. Anabela Freitas a apresentar a sua recandidatura, aparece o Dr. Hugo Cristóvão, de braços cruzados, encostado à porta de saída.... Falha na escolha das fotos?

Conheço um jovem em Tomar muito interessante do ponto de vista político, que gostaria de apresentar ao PS. Tenho-me como bom olheiro político (até aprendi a conhecê-los pelo cheiro), e se encontrar o meu amigo Américo Freire, na minha próxima visita a Tomar, tratarei isso com ele. Um abraço para ti Américo, espero que faças parte da lista da Sra. Anabela Freitas, e a convenças a tomar um pequeno almoço connosco (sentir-me-ia honrado), pago a conta, para ela me contar peripécias loucas dos bastidores da heróica luta que travou o NOSSO Zézito contra a canalha que nos governa e seus aliados, embora ela me parecesse sempre inSegura. Tens de me contar.

Pata Brava Tomarense disse...

Siceramente não percebo como o Professor Rebelo dá conversa a tipos como Luís Ferreira este mesmo senhor que é em Tomar o Relvas do PS. O homem põe quem quer na concelhia PS, no Centro de Emprego, a deputado na AR etc. O que me consola é em ouvir e ler Miguel Sousa Tavares e o Prof. Rebelo de Sousa. Dois homens sem medo, sem interesses de no futuro necessitarem de dinheiro e suporte de um PSD para tentar ganhar uma câmara municipal. Como o Prof. Rebelo não é parvo nem estúpido nem um calhau com dois olhos deixo-lhe com muito gosto quem tem coragem de o dizer sobre Relvas: http://expresso.sapo.pt/relvas-devia-sair-do-governo-pelo-seu-pe-diz-marcelo=f730639

Unknown disse...

Cara conterrânea:

Obrigado pelo seu comentário, cuja frontalidade apreciei. Gostaria, contudo, de lhe assinalar que Luís Ferreira não é o essencial do problema tomarense, tal como Relvas não faz parte das grandes dificuldades nacionais. Nós -portugueses e tomarenses- é que adoramos alambicar as coisas, fulanizando-as. Por isso estamos como estamos. Não será tempo de adoptarmos novos modelos de raciocínio? Com querelas fulanizadas, invejas, inimizades e ódios de estimação a fingir de opções políticas, não vamos a lado nenhum.

HC disse...

Caro amigo "cantoneiro"

Concordo com aquilo que diz em relação às questões da comunicação. No PS não só lhe atribuímos importância como achamos ser um dever, e por isso mesmo temos um site permanentemente atualizado desde 2004, onde são colocadas todas as informações pertinentes não só acerca de questões internas, mas também todas as propostas, críticas, causas, etc.
Recentemente a este instrumento juntou-se a página facebook que começa a ter mais preponderância na comunicação, quer externa, quer interna.
Infelizmente, em Tomar continuamos a ser os únicos... o que não é estranho, se mesmo a câmara foi a penúltima do distrito e das últimas do país a ter um site - e que mesmo assim funciona tão mal!

Quanto às fotos, tem também razão, as da apresentação da candidatura não estão grande coisa, mas o que dizer, eu gosto de fotografar mas quanto a ser fotografado não tenho nem grande gosto nem jeito. O que está atrás de mim, contudo, é uma janela...

Quanto à conversa com a presidente do PS Tomar, Anabela Freitas, estou certo que estará disponível para conversar consigo, como é apanágio dos socialistas, sem precisar de intermediários. Bastará contactá-la, por exemplo através do email oficial «tomar.ps@gmail.com»

---
Sr "pata",
normalmente nada diria, mas já que aqui estou...
O prof. Rebelo já apontou e bem o problema da fulanização que não só é nacional como, é bem tomarense e causa para muitos problemas.
Mas às vezes também tem vantagens.
No país (ainda) há um culpado para tudo, chama-se Sócrates. Em Tomar e em relação ao PS alguns acham que se chama Luís Ferreira, e todos nós socialistas agradecemos, sempre folga as costas...

cumprimentos a todos.

Pata Brava Tomarense disse...

Prof. Rebelo,
agradeço a atenção dispensada e adianto que não retiro nada do que disse até porque só os burros não mudar e como não há nada de novo para mudar cá estamos a aturar Luís Ferreira, Pedro Marques, Hugo Cristovão e outros mais. Relva e Paiva foram à vida deles porque destruíram a terra e com a anuência da tríade acima mencionada. Gente incompetente atrai gente incompetente e que nunca fez nada na vida. Gente que vive de biscates, nomeações, comissões de serviço justamente o que este petulante Hugo Cristovão leva na sua mala de viagem e no seu CV. A política não serve para nada que não seja para ganhar a vida como testa de ferro/comissário de padrinho Luís Ferreira (Anabela Freitas é outra). Este HC nunca vai pensar pela sua própria cabeça pois está formatado pelo oráculo da inteligência Luís Ferreira sem estudos superiores e que nem escrever sabe/falar correctamente (vá o seu comissário HC tira um mestrado que só serve para encher chouriços porque não tem qualidade mas qual Relvas o título é que interessa não é?). Pedro Marques é o pior de todos sem quaisquer dúvidas. Aquele rapaz o João Tenreiro tem que se apressar pois dentro em pouco é um dinossauro na medida em que já está há muito na política e anda a saltar de lugares em lugares e como advogado não é nem nunca será nem bom nem mau. Para mim se um tipo é bom numa profissão e se é honesto não precisa da política para nada. Por isso resta olhar para a gente nova que trabalha em Tomar. Ninguém fala do humilde Paulo do BE), que não vive de comissões de serviço em escolas do ensino básico e quem nunca constituiu família nem sabe o que é estar na fila do hipermercado (gente que vive na lua, nos livros, jornais, blogues e viagens.). Uma pergunta: se tanto escrevem e avançam com propostas porque não congregam vontades por Tomar? Porque cada um luta por si e o resto é conversa da treta. Tanta escrita que dava para 100 teses de mestrado tiradas em escolas superiores de terceira linha. Tanta escrita para acender fogueiras no Inverno. Prof. Rebelo faça por Tomar um estudo de opinião sobre si... ponha no correio uma auscultação à sua pessoa que depois verá se o conhecem. Basta Santa Maria e São João. Sabe é lindo dizer que estava 0,5% da população residente em Tomar na última manifestação em prol do Hospital. Faça isso inquira-se que se calhar nem 50 pessoas lhe ligam porque o modus operandis do meu amigo está fora do prazo. Os tomarenses estão a borrifar-se por blogues pois blogues não fazem trabalho no terreno. Como já reparou quando vai na rua praticamente ninguém lhe dá importância. Não é com blogues caro senhor que vai lá e nem com entrevistas na rádio porque as pessoas têm mais do que fazer. Faça mais e escreva menos. Não tem mal ir ter com as pessoas da rua já que tanto gosta de fotografar e dar-lhes atenção pois só assim também lhe dão atenção. Tomar é uma\aldeia e não uma cidade de verdade. Quanto a Hugo Cristovão esse rapaz que arranje uma profissão e cresça. Malta façam, estejam com os vossos concidadãos que não são otários e saiam conforto da cadeira. Os senhores procrastinam demais. Professor Rebelo o senhor tem cada vez menos clientes no blogue e quando não há clientes é tempo de mudar de vida ou não pois isso depende da teimosia/resiliência do administrador do blogue. Eu preferia vê-lo na rua a cultivar o interesse pelos tomarenses e menos em viagens mas cada um é como é. Contudo a sua marca está colada a si para o bem ou para o mal na sua campanha eleitoral mas a ser como está a ser terá dificuldade em integrar-se nalgum projecto ou até no seu projecto pois será aglutinado pelos políticos profissionais que não prestam como sabe. Passe bem e envio-lhe os meus cumprimentos pois não é aqui que se faz nada por Tomar. Aqui delicia-se gente que nada faz na vida ou tem mais tempo porque está desempregada.

Luis Ferreira disse...

Estimado Prof.Rebelo

Percebendo e respeitando o seu ponto de vista, reitero que no PS em Tomar estamos nessa, como em muitas matérias, um passo à frente.
Daí o meu desafio de fazer essa pedagogia lá para os lados do PSD.

Como já saberá neste momento a Presidente do PS de Tomar, Anabela Freitas, já assumiu que haverão primárias em Tomar, entre os militantes confirme os estatutos permitem, haja ou não mais do que um candidato.

Quanto às imagens e comunicação é como tudo e o nosso está traça