segunda-feira, 4 de junho de 2012

Prossegue o desastre







Com problemas e mais problemas, prosseguem as intermináveis obras da envolvente ao Convento de Cristo. A infelizes pinheiras cinquentenárias da Cerrada dos Cães vão sendo depenadas como os contribuintes portugueses pelo fisco. A da foto, que ficou sem grande parte da rede radicular menos profunda, dificilmente sobreviverá. Veremos.
Entretanto, junto à Senhora da Conceição (última foto) temos um perfeito retrato da política autárquica tomarense, na sua versão actual. Não há dinheiro, não há pessoal ou não há vontade para mandar limpar a calçada e mantê-la limpa. Mas há para fazer calçada nova. Que dentro de algum tempo estará como a antiga. Transformada em pastagem, com lindas papoilas.
Embora com algum exagero, o grafiteiro do paredão retratado na penúltima foto acertou a 50%: Os autarcas que temos não roubam com a cabeça mas governam com os pés. E devido à inépcia da oposição, vamos ter de os aturar até Dezembro de 2013. É o nosso purgatório.

1 comentário:

Leão_da_Estrela disse...

Professor, apenas um pequeno reparo técnico:

Das duas, uma, ou se constrói a calçada e se arrancam os pinheiros (os pinus pinea), ou se preserva estes e não se constrói aquela, porque são incompatíveis, precisamente por causa das raízes, que cedo ou tarde darão cabo da calçada.

Provavelmente a opção de cobertura é que foi errada, se se queria preservar as árvores cinquentenárias. Tratadas desta forma, dificilmente conseguirão arribar, mas se isso acontecer, as raízes vão-se encarregar de "tratar" da calçada. Bom, se antes as ervas não fizerem o seu (dos pinheiros) trabalho.