quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Sobre a sondagem a decorrer

Verifico com grande surpresa que na sondagem em curso os leitores se têm inclinado mais para "Outro partido". Não faz qualquer sentido e parece-me resultar de um lamentável mal entendido. O mal entendido terá a sua origem no facto de, nas hipóteses de escolha, não figurar o IpT. Sucede que tal omissão resulta apenas e só de dois pressupostos: A - A sondagem pretende apurar qual a importância do desgaste eleitoral a nível nacional dos partidos concorrentes em Tomar e a sua influência eventual a nível local. Como é óbvio tal não se aplica aos IpT, uma pequena formação circunscrita apenas ao concelho nabantino. B - A importância eleitoral do IpT já é sobejamente conhecida, dado que IpT = Pedro Marques e este já foi cabeça de lista sufragado pela população por quatro vezes. As duas primeiras como vencedor, as duas últimas como derrotado, tendo até obtido menos votos em 2009 (19,99%) do que em 2005 (21,05). São factos e contra factos incontroversos, pouco ou nada adianta argumentar.
Além do já exposto, não é de todo expectável que a nível local venha a surgir até às próximas autárquicas um novo partido político, pelo que a hipótese "outro partido" apenas pretendia e pretende salvaguardar a hipótese de algum partido já existente pode vir a apresentar uma lista. Só isso.
Como é uso proclamar-se, os eleitores são soberanos, livres portanto para continuar a escolher mal, ou dar caroladas nas paredes. Como até agora. Mas o aviso aqui fica. Depois não venham queixar-se dos "galos".

2 comentários:

Unknown disse...

Parece que já existe fumo branco pelo lado do PSD, segundo a Radio Hertz.
Não conhecendo eu a pessoa em causa, vou esperar para ver e analisar a composição da restante lista, quer para a Câmara, quer para a Assembleia municipal.

Leão_da_Estrela disse...

Caro professor,

Li hoje no CM que anda por aí uma empresa de sondagens a fazer-lhe concorrência.
Diz que anda querendo saber qual o mais votado para cabeça de lista do PSD.
Dinheiro lançado à rua, ou a empresa é de um amigo! basta vir aqui, sai mais barato e os resultados até podem ser mais credíveis, quem sabe...

Em modo auscultador,
Cumprimentos