sexta-feira, 20 de maio de 2011

ATÉ ARREPIA...

A cidade continua pacata, como se tudo corresse pelo melhor, no melhor dos mundos. Até as mães clientes assíduas da CÁRITAS aparecem com a descendência cheia de conforto em carinhos último modelo, de rodados duplos direccionais. Quando me lembro que há apenas 30 e poucos anos o meu filho só teve direito a uma modesta alcofa, constato a enorme mudança de hábitos ocorrida no país. Hábitos que agora vão ter de mudar novamente, pois não há recursos para os sustentar, qualquer que venha a ser o próximo primeiro-ministro e apesar das abundantes promessas do actual.
Entrementes, em Tomar, a desgraça acentua-se de dia para dia, perante a aparente indiferença da população. Na reunião de Câmara de ontem, que era pública, lá prosseguiu a usual abordagem dos mais diversos assuntos, com pelo um deles a ser retirado para mais adequada preparação. O costume...
Para os eleitores-contribuintes, sobretudo para aqueles que pagam mais para a autarquia do que dela recebem, aqui vão alguns elementos de reflexão: Trabalhos de arqueologia durante a empreitada em curso junto ao Convento de Cristo = 35 mil euros = 7 mil contos; Assessoria técnica à execução da empreitada do futuro elefante branco da Levada = 70 mil euros = 14 mil contos. -Há fundos europeus para o efeito, será a resposta dos senhores autarcas, como é habitual.
Mudemos então de matéria. Segurança privada dos parques de estacionamento cobertos da Zona desportiva e das traseiras da câmara = 289 mil euros + 66.470 euros de IVA = 355.470 = 71 mil e 94 contos. Também há fundos europeus disponíveis? As receitas apuradas chegam para liquidar tal montante? Com cerca de 500 funcionários, a autarquia não dispõe de recursos humanos para tal tarefa, pelo menos de forma parcial?
Já que se fala de avultadas despesas, quando terão os cidadãos direito a informação completa e verídica sobre os transportes urbanos - TUT? Ao que consta custam à autarquia à roda de 500 mil euros anuais = 100 mil contos + os bilhetes pagos pelos utilizadores. Com a autarquia cada vez mais endividada, onde tencionam os senhores eleitos da transitória maioria ir conseguir recursos para o referido financiamento, tendo em conta que todas a receitas municipais vão baixar de forma drástica nos tempos mais próximos, pelo menos até ao final do mandato? Quem vier a seguir que resolva o assunto?
Uma pessoa depara-se com estas despesas muito peculiares, como por exemplo os 7 mil contos para os arqueólogos e fica a cismar. Realmente, se quisermos ser imparciais, os europeus do norte têm toda a razão quando nos intimam a ter mais juízo. Constatar que estas coisas são bem mais baratas além-Pirinéus, apesar da nítida diferença de preços, até arrepia... É afinal como disse em tempos da TV o ex-presidente da CIP Pedro Ferraz da Costa? "O país é demasiado pequeno para se roubar tanto"?
Terá sido por causa de tais assuntos que desta vez o vereador Luís Ferreira "se esqueceu" de publicar a ordem de trabalhos da reunião autárquica no seu blogue? Seria mau sinal...

3 comentários:

Anónimo disse...

Afinal o vereador Ferreira faz falta. Quem diria?

Porque não te queixas do site oficial da câmara, orientado pela cospe fininho, onde nada consta?

Eu, como tu, quando quero saber algumas informações fiáveis da Câmara consulto o blogue do Ferreira. Sempre lá está mais do que há nos outros lados.

O único e grave problema é que levamos com aquela carantonha convencida da peça.

Anónimo disse...

E quanto é que a Câmara anda a pagar de luz e água ao Santa Cita, todos os meses?

Anónimo disse...

Eu lamento é o dinheiro que dão ao coiso todos os meses, esse sim, é dinheiro deitado à rua.