sábado, 21 de maio de 2011

BLÁBLÁBLÁ E REALIDADE

Tem dado muito que falar o complicado acesso ao Convento de Cristo, desde que a principal estrada, a Av. Vieira Guimarães foi cortada por causa das obras. Quem vem de Lisboa, seja pela A 1/A 23, seja por qualquer outra, encontra uma espécie de novo labirinto de Creta para turistas desprevenidos. Para os que usam a via Ourém/ Tomar, o acolhimento em termos de sinalização é este. Eficaz? Bonito? Facilmente legível? Nem tanto. Para já não falar do quadro campestre, muito terceiro-mundista. Até parece que nem estamos na Europa. Ideal portanto para turistas apreciadores de exotismo. Para os outros, sobretudo se europeus do norte, habituados a contribuir, não sei não!

 A coisa até já nem tem grande impacto, uma vez que a provisória sinalização da Venda da Gaita (foto anterior) só não desvia da Estrada de Leiria os residentes na cidade ou na zona. Ainda assim, havemos de convir que semelhante cenário não é mesmo nada convidativo. Denota desmazelo, desinteresse, deixa andar, desprezo pelos moradores e pelos forasteiros. Não se poderiam retirar antes da festa? Para miséria já bastam o desemprego e o descalabro económico local. Mastros desalinhados, cruzes ao calhas e pendões esfarrapados não prestigiam nada nem ninguém. Apenas servem para testemunhar que se fala muito de turismo, mas quanto a obras é o que está à vista de todos.


Mais dois exemplos de incúria, ambos em pleno Núcleo Histórico, a mostrar que a autarquia tem pessoal a mais e trabalhadores a menos. Regulamentos a mais e obras a menos. Demasiado exigente com os cidadãos mas muito condescendente com o pessoal da autarquia. Alguns dos quais continuam a resingar por não poderem ser aumentados nem promovidos. Estavam habituados à ascensão automática por antiguidade e a fraca bagagem económica não lhes permite entender que são improdutivos, pelo que quando se refere que no país a produtividade é fraca, são sobretudo os 720 mil funcionários públicos (um em cada 14 habitantes) que estão em causa. É capaz de ser conveniente começarem a pensar no assunto com alguma atenção, que a tempestade não tarda aí... Sobretudo nas autarquias mais endividadas, que vão ser obrigadas a atirar alguma carga pela borda fora... 

3 comentários:

Funiculin disse...

Permita-me Senhor Professor de lhe dizer que ainda falta por ali um outra placa: "P'RA RUA PARASITAS DA CÂMARA"; Outra indicando "CHULOS DOS ADMINISTRADORES SMAS"; outra "EXCESSO DE CHEFIAS" e uma outra "ETC, ETC, ETC".

Anónimo disse...

O Funiculin está enganado.
O grande ladrão da terra vai agora assaltar o País.
Já tirou bilhete no comboio e espera chegar a S.Bento à hora certa.

Anónimo disse...

O grande ladrão da terra vai agora assaltar o País.
Pois é. Provavelmente arrebanhar mais uns cobres para completar a cadeia de restaurantes.