quarta-feira, 18 de maio de 2011

CASO DSK - ALGUNS DETALHES AINDA POR DIZER

Começo por esclarecer (antes que me acusem de estar a tentar branquear DSK) que com este post apenas procuro  corresponder a pedidos que me foram feitos. Dito isto, aqui vai.

DSK é um alto funcionário francês, de religião judaica, diplomado pela ENA, doutorado em direito e igualmente doutorado em Economia. Já foi ministro das Finanças, num governo de François Mitterrand, sendo fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. É casado em terceiras núpcias com Anne Sinclair, jornalista franco-americana, ex-pivot do telejornal da TF1 e actualmente jornalista em regime livre. Descende do grande negociante de arte, igualmente de religião judaica, Paul Rosenberg.
A foto é da fachada do apartamento do casal, na Place des Vosges, a mais antiga e a mais cara de Paris. Tem 240 metros quadrados habitáveis + porta de acesso para automóveis + jardim à francesa + 3 quartos para criados ou convidados. Foi comprado em 2007 por 4 milhões de euros. Dado que o casal assinou contrato de casamento "com simples separação de bens", consta da escritura que um décimo é de DSK e o restante de Anne Sinclair. O apartamento foi pago a pronto, sem recurso aos bancos.
O apartamento do último andar era a morada do casal, antes da compra do da Place des Vosges. Fica no XVI bairro, o mais chic de Paris, dispondo de acesso exclusivo ao terraço, com vista para o Bois de Bologne  Tem 6 assoalhadas, cozinha e 4 casas de banho. Foi adquirido em 1990 por 17 milhões de francos = 2,59 milhões de euros, pagos a pronto. O apartamento do 1º andar pertence também a Anne Sinclair, que o obteve por herança por falecimento da mãe, que aí habitara.
Uma foto do casal durante uma refeição na cozinha do apartamento acima referido, em  2001.
Nomeado director do FMI em 2007, por indicação do seu amigo pessoal mas adversário político Sarkozy, presidente da república, DSK passou a residir obrigatoriamente em Washington, auferindo honorários anuais de 420.930 dólares, acrescidos de 75.350 dólares para despesas pessoais. Anne Sinclair resolveu então adquirir esta casa na capital federal americana, no bairro de Georgetown, por 4 milhões de dólares, como de costume pagos a pronto. São 380 metros quadrados habitáveis, 5 quartos, 6 casas de banho, piscina e um grande jardim. Só a posterior remodelação da cozinha (obras + electrodomésticos) custou  cerca de 125.000 dólares.
Fachada principal do riad  (casa típica árabe, com pátios interiores) dos Strauss-Khan em Marraquexe (Marrocos).
Fachada de tardoz (como gostam de dizer os senhores quadros superiores da autarquia) do mesmo riad, com   1270 metros quadrados de área de implantação ( 8 assoalhadas, cozinha, 5 casas de banho, salão,  dois pátios, piscina e jardim privativo). Foi adquirida no ano 2000 por 500 mil euros (uma pechincha, comentam maliciosamente alguns amigos marroquinos do casal), vale actualmente 4 milhões de euros, segundo os especialistas locais de imobiliário.
A avó com a mãe de Anne Sinclair ao colo, em 1918, numa pintura de...Pablo Picasso! O quadro foi doado por Sinclair ao Estado Francês, para pagamento do imposto de sucessão, aquando do falecimento da mãe, em 2008. O seu valor actual é de 35 milhões de euros. Faz parte da colecção exposta no Museu Picasso, em Paris.

Outro quadro que pertenceu a Anne Sinclair, "L'odalisque, harmonie bleue" de 1937, da autoria de Henri Matisse, vendido em 2007, em Nova Iorque, por 33,6 milhões de dólares.

Conclusão: Ignoro nesta altura se DSK é ou não culpado. Sexta-feira próxima já se saberá se vai mesmo haver julgamento. Mas parece-me tudo um bocado estranho. Sobretudo dois factos: 1 - Se ele surgiu nu, vindo da casa de banho, porque lhe fizeram análises ao fato? 2 - Que fazia ele naquele luxuoso hotel, quando dispõe de um apartamento pessoal no quarteirão ao lado, onde habita a filha do casal, estudante na Universidade de Colúmbia e que com ele almoçou no dia dos factos?
Não estranharia que viesse a ser ilibado e mesmo futuro candidato vencedor às presidenciais franceses, porque as multidões adoram os mártires e se ele não vier a ser condenado...
Mas é apenas uma hipótese minha.

As ilustrações foram copiadas  de L'Express nº 3123, de 11/05/2011

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho que o sr. Kahn devia ser perdoado e nem ir a julgamento, dado ser uma pessoa muito influente no mundo e muito rico.
É como o sr. Carlos Cruz. Depois de ser o "senhor comunicação", e de se dever a ele a realização em Portugal do Euro 2004, porque não perdoar-lhe o facto de gostar duns rabinhos da Casa Pia?

Anónimo disse...

E EM QUE TODO ESTE POST TEM INTERESSE? QUE INTERESSE?

Anónimo disse...

Mas que filhos da p....? E se fossem tb levar no cu ou fazer broches para o prque Eduardo VII?
Não seria melhor do que perder tempo com essa merda de conversas?