terça-feira, 24 de maio de 2011

CONFISSÕES DE UM PAPAGAIO AZUL COM DONO LARANJA

Edição Leya/Livros d'hoje, Maio 2011, 133 páginas, 10,98 euros no Modelo/Continente/Tomar

Em tempo útil recomendou-se aqui uma obra satírica sobre o actual primeiro-ministro, a qual veio a obter um enorme sucesso, com sucessivas edições esgotadas. (Ver no arquivo do blogue, no lado direito do seu ecrã, o post Cão de esquerda, de 11/03/2011).
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, grafou o zarolho há mais de quatro séculos, chegou a vez  do líder laranja, num livro ao que tudo indica do mesmo autor do anterior. Aqui vai uma sucinta apresentação, tal como se pode ler na contra-capa:
"Se pensam que é só o país que está depenado, estão enganados. Nada disso! Também eu, o Piu-Piu de Passos Coelho, o seu amuleto da sorte pessoal, perdi as penas por causa  do estado de nervos em que me tem deixado o país e os últimos acontecimentos políticos. Ao fim de tantos anos ao lado do Pedro decidi, enfim, sair de casa no passado dia 16 de Abril. A gota de água foi a história de Fernando Nobre mais a sua ideia descabida de querer garantir, sem votação, o lugar de presidente da Assembleia da República. Uma história delirante onde o Pedro se enterrou até às orelhas.
Naquele momento percebi, de uma vez por todas, que por mais que eu desse orientações ao meu dono, o meu esforço pessoal de nada valeria porque ele só faz mesmo o que quer. Foram anos de uma participação discreta, mas activa, na formação de um homem em quem acreditava. E  para quê? Para ele não parar de dar tiros nos pés, justamente no momento em que estava mais próximo do que nunca do seu objectivo de poder. O resultado desta falta de estratégia não podia dar grande coisa. Basta olharmos para as oscilações nas sondagens para percebermos que o Pedro não está em bons lençóis. Depois de tudo aquilo por que passámos juntos, querem saber como me sinto? Desesperado? Desiludido? Deprimido? Escolha múltipla, qualquer uma está certa.
Desisti, essa é que é a verdade. O Pedro e o José estão cada vez mais parecidos. Sempre a darem-nos uma grande cantiga, ao estilo da União Europeia, que no entretanto parece ter esquecido que "união" quer dizer solidariedade e partilha e não apenas juros mais altos.
Por tudo isto vos aconselho que antes de tomarem uma decisão sábia sobre o futuro do país (que na verdade será relativa, porque agora é a troika quem mais ordena), leiam as minhas inconfidências com atenção. E depois? Depois, se ficarem no mesmo estado de nervos que eu, o melhor é mudarem de país.

Sent from my iphone (sou um pássaro e não um burro, ok?). depois de abandonar os subúrbios, a caminho de umas férias numa comunidade Xamã, em Tarifa, para ver se distraio a cabeça."

Indo numa perna e vindo noutra, ainda é possível encontrar o livrito na Bookit do ex-Modelo tomarense, agora Continente (ainda lá ficaram 3 exemplares). Está na prateleira central da loja, do lado esquerdo quando se entra, na face virada para fora do estabelecimento, dissimulado na vertical e na parte posterior da primeira prateleira mais larga. Boa sorte! (Não tem nada que agradecer. Um criado ao seu serviço.)

15 comentários:

CARLOS ROSA disse...

Meteu-me nojo, nojo mesmo e mesmo sendo do PSD jamais votarei em Passos e Relvas pois se estamos mal com Sócrates ( não com o PS) com estes imberbes que nem presidentes de Junta sabem ser, seria pior. Mas meteu-me nojo ver ali funcionários públicos ( teriam metido férias) a beijar o homem e vira casacas, lambe botas e empresários no grupo que tem ordenados em atraso aos seus empregados.
Alguém me diz que fazia ali o Madureira. É assim que quer que comprem e anunciem no seu jornal, quando o director não vai ao seu emprego em Lisboa, falta, para estar no beija mão. Por isso o jornal está nas ruas da amargura, pois se não é jornalista e tinha-os lá, não devia. Depois o arrasador de Tomar o Paiva que desempregado que está ( já mandou para o lixo a Aquino SA) e espera um tacho em Lisboa, este incompetente e prepotente. Deus no livre desta gente no governo. Esta gente não presta e o cortejo dos tabuleiros na saída de coroas transformou-se NA CAMPANHA ELEITORAL DO PSD

ATÉ COM A FESTA DOS TABULEIROS ESTES TIPOS IRÃO DAR CABO. VEJAM O QUE SE ESTÁ A PASSAR NA SAÍDA DE COROAS E VEJAM QUE O MORDMO COITADO (psdito) TEM QUE GRAMAR COM O RELVAS. EM VEZ DE BANDEIRAS DO ESPIRITO SANTO LEVEM AS DO PSD QUE ASSIM SERIA ÁS CLARAS.

Podemos gostar de um partido, mas não é preciso disto que isto cheira a aves de rapina que esperam pela preza para atacar.

Anónimo disse...

O Madureira está a fazer-se a chefe de gabinete do próximo ministro da presidência: Miguel Relvas.
Andamos todos ao mesmo...

Anónimo disse...

De facto, com a previsão de vitória de PPC (Pedro Passos Coelho) é o pior do PSD (e afins) que está a vir ao de cima: Relvas, Paiva, Madureira,...

Deus tenha piedade de nós e do nosso futuro!

Anónimo disse...

A subserviente comunicação social tomarense diz que o Passos Coelho teve uma significativa recepção em Tomar, quando não teve. Além de que tratou Tomar como residual.
Leiam o insuspeito Diário de Notícias de hoje (insuspeito porque o seu Director, João Marcelino, viu o Passos Coelho a ganhar debates onde os perdeu).
Diz o DN:

"O dia (ontem) foi passado no distrito de Santarém, onde o cabeça-de-lista é o número dois do PSD, Miguel Relvas".

"Passos fez uma pequena arruada em Tomar,onde chegou bastante atrasado" - pequena arruada, Tomar não merece mais, ou Tomar já não dá mais ao PSD?

"Mobilização a sério só sentiu à noite, num restaurante de Ourém", e mesmo assim tiveram de vir camionetas de outros lugares.

Sobre o almoço com as IPSS e os Provedores das Misericórdias nada se diz, porque na televisão viu-se que foi fraco. O Provedor da Misericórdia de Tomar foi ao almoço, ou na ponte Velha, abandonou a comitiva e foi à sua vida? Jesus já foi?

Numa "festa popular", organizada pelo PSD, "na Póvoa da Isenta (arredores de Sanatrém) - iniciativa, aliás, onde a mobilização falhou clamorosamente".
Ó Relvas, ó Relvas, distrito à vista, por um canudo.

A comunicação social tomarense (?) é que viu o que não existiu, mas não viu o que Carlos Rosa e outro comentador disseram, inclusivé os do PS que estavam à espera do "boss" (ou bwana?) Relvas, ou os das empresas que não pagam salários.
Para a comunicação social tomarense o prémio "piu-piu do Coelho", porque não piam.
Militante do PSD com as quotas em dia.

Anónimo disse...

Um papagaio é o melhor símbolo para Passos Coelho, palra e não diz nada.
A Grécia está aflita.
O Partido Popular, em Espanha, está a ser aconselhado a não pedir eleições antecipadas porque pode levar a Espanha à bancarrota.
Portugal vai comer por tabela, da Grécia, da Espanha, e da sua situação.
Com o papagaio Passos Coelho, com o Sócrates e o Paulinho, ou os outros, o destino dos portugueses está traçado, é só miséria.
Em Tomar vai fechar tudo. Vejam o que se tem dito nos últimos dias sobre o Ensino Superior.
Vá lá votem, ajudem os rapazes a ter uma boa vida.

CARLOS ROSA disse...

Há a Comunicação Social de Tomar? Há uns carregadores de pianos e mesmo o Gaio quer é anúncios e fala consoante lhes pagam. Em Tomar até os jornais estão na merda. Olhem o Cidade de Tomar do Madureira já não paga ordenados aos escrivantes desde Fevereiro deste ano.

Querem mais

Ha o jornal vai ser comprado pelo RELVAS daí o Madureira andar ali a mostrar-se

Anónimo disse...

O Relvas de verdade pode lá meter o Madureira em troca do pasquim e depois com o pasquim o PSD nunca mais descola das nossas vidas a nivel da Câmara e Juntas de Freguesia.
Aliás foi graças a este pasquim que o empregadod e fazer caixotes da fruta no Freitas Lopes veio a ser conhecido a a ganharem a Câmara. Há aqui jogadas. O Nabão vai ser editado e se isto está mau não percebo as JOGADAS

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

O PSD com a actual direção fez renascer a velha ortodoxia portuguesa, há muito arredada do poder de interpretação das velhas e novas leis e do pensamento filosófico português - refiro-me àquele que se subordina à velha Teologia de contra-reformistas de todo o tipo.

Esta actual direção do PSD, aventureira e irresponsável, não resistiu, quando viu a ameaça de pesada derrota a cair-lhes em cima da cabeça, a entregar-se à camarilha cavaquista avessa a debater pintelhos, agarrada aos ronçosos conceitos que nos afundaram sempre bem nas mais profundas trevas, de há quinhentos anos a esta parte.

Ei-los aí, com todo o vapor, janelas das televisões escancaradas para as suas tiradas, pelos vistos muito apreciadas pela esquerda do BE e PCP, também ela saudosa de brincadeiras à moda antiga, estereotipadas, onde o povo é carne para canhão.

Miguel Relvas, promovido a excelso tomarense nos últimos tempos pelos que se masturbam com a sensação de à seita deles pertencerem, esclareu muito bem, há dias, na SIC Notícias, numa máxima patriótica... ultimamente muito escarrada por gente importante da nossa praça.

Disse o sujeito (MR) com um sorriso: "Portugal já viveu momentos muito difíceis" - "mas sempre se saíu muito bem das dificuldades...".

Esgravatando por um exemplo - como convém nestes assomos de profunda intelectualidade e conhecimento da nossa história - lá descobriu este maravilhoso exemplo:
"Lembremo-nos da grande crise do final da primeira República...".

Todos nós conhecemos o modo como saímos dessa crise, digo eu.

Se associarmos esta tirada do magnânimo Relvas à de PPCoelho ("Certificação da ignorância"), a propósito das N.Oportunidades, ficamos esclarecidos sobre esta gente.

Ficamos também a saber o crime que cometeram certos partidos de esquerda, com a sua retórica exibicionista peripatética para encanto desta velha ortodoxia que, de supetão, se vê na eminência de recuperar o poder todo: presid. da República, A. da República e Governo.

Ah! valente gente de esquerda!

Valente e esclarecida.

Pela minha parte lutarei até ao último segundo pela vitória do meu Zézito, o primeiro heterodoxo da história da política portuguesa, em perigo sério de decapitação por parte da senil ordotoxia que nos tolheu no passado e nos compromete agora o futuro.

Abram os olhos e votem em José Sócrates.

Anónimo disse...

"Alguém me diz que fazia ali o Madureira"
Consta que o Madureira será o candidato do Relvas e cunhado à candidatura a Provedor da Misericórdia de Tomar, daí ele estar ali, e, possívelmente, partiu para o almoço em Torres Novas com os Provedores das Misericórdias.
Há tempo atrás, o Alexandre já tinha aqui dito estar a apoiar uma candidatura surpresa à Misericórdia de Tomar; ele anda sempre com o Madureira.
O Jesus, pelos estatutos não se pode recandidatar, para além de Relvas e companhia não quererem um processo judicial, Jesus jão não interessa. Na Misericórdia há grande movimento para o afastar.
Fala-se muito da candidatura do DR. Sérgio Martins, a acontecer seria uma revolução positiva para a Misericórdia e o concelho. Quem foi a conhecida figura da oposição que disse, em público, a alguém do PSD que escutasse o Dr. Sérgio Martins que é um bom conselheiro?
Consta-se outras surpresas.

Anónimo disse...

Relvas e Coelho também eles são filhos do facilismo que tomou conta das nossas universidades há uns anos a esta parte e que, em vez de continuarem com o rigor e qualidade característica, resolveram leiloar e passar a distribuir licenciaturas.

Não é apenas Sócrates que teve uma licenciatura na "farinha Amparo". Também esta nova geração de laranjinhas foi beneficiadas pelas "novas oportunidades" criadas por um ensino universitário ordinário e que em nada dignifica Portugal.

P.M.

Anónimo disse...

Se o PS não tivesse descartado o Dr Sérgio Martins em troca pelo Dr Pedro Marques só porque era mais conhecido (na altura presidente do U. Tomar), este concelho teria tomado outro rumo e não estaríamos agora a derramar lágrimas pelos graves erros do Paulinho. Paulinho este que deixou Tomar na mesma situação em que o Sócrates colocou Portugal - de tanga.

Anónimo disse...

O acelerador de mentiras

"O CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear) construiu recentemente o maior acelerador de partículas, o LHC (Large Hadron Collider). Cujo principal objectivo é obter dados sobre colisões de feixes de partículas.

Parece que Pedro Passos Coelho não quer que Portugal fique atrás e criou o AM, o Acelerador de Mentiras, vulgarmente conhecido por Miguel Relvas. O divertido secretário-geral do PSD, homem dado à cozinha e segundo o Correio da Manhã especializado em doçarias com as marketeiras que vai buscar ao Brasil ficou conhecido como o acelerador ao admitir em tribunal na semana passada que acelerou uns processos em nome do interesse nacional. Pois, eu também trabalho todos os dias para que em nome do interesse nacional possa receber o meu vencimento no fim do mês.

Mas com este caso infeliz das supostas nomeações metidas na gaveta para ludibriar os próximos governantes, que segundo Miguel Relvas deverão ser uns idiotas chapados nomeados por Passos Coelho percebe-se que a grande função do secretário-geral do PSD é a de acelerador de mentiras.

Esta crise política começou com uma mentira propalada por Miguel Relvas, foi o secretário-geral o primeiro a dizer que Passos Coelho tinha tido conhecimento do PEC IV por um telefonema, informação que depois Passos Coelho confirmou. Isto é, eles combinam a mentira e depois é o acelera, o acelerador de mentiras, que as espalha pela comunicação social.

Desta vez foi mais uma vez o acelerador de mentiras que fez o trabalho sujo, ainda que Passos Coelho tenha achado esta mentira um petisco, optando por ser ele a anunciá-la, cabendo ao acelerador de mentiras a divulgação das provas. E o que provam as provas apresentadas pelo acelerador de mentiras? Provam precisamente que ele é mentiroso.

Poder-se-ia pensar que a linguagem burocrática é hermética e que os emails apresentados pelo acelerador de mentiras provam o que ele disse. Mas não, nem a linguagem é hermética, nem os emails suscitam dúvidas.

A publicação de nomeações foi rejeitada porque quando chegaram à Imprensa Nacional já existiam instruções para que não fossem publicadas nomeações. O tal email que prova que as nomeações ficaram na gaveta até depois das eleições dizem precisamente o contrário, que o procedimento da publicação e não a publicação deve ser iniciado depois de o próximo governo tomar posse. Ora, para se mandar uma nomeação tem de existir um despacho e esse despacho terá de ser emitido na ocasião.

Que o PSD queira fazer os outros passarem por mentirosos é coisa a que já estamos habituados, mas que o faça recorrendo à mentira já eé demais. E se o fizer recorrendo a uma mentira evidente então são mesmo maus mentirosos, enfim, até como mentirosos são incompetentes.
O JUMENTO

Anónimo disse...

NÃO ME FAÇAM RIR!...

Então mas o Relvas precisa de comprar o que está comprado há dezenas de anos?

O que é o "Cidade de Tomar",senão o órgão oficioso do PSD/Tomar?

Ontem com Carrão,hoje com Madureira e Garcia Esparteiro...

Anónimo disse...

Os jornais em Tomar perderam o peso de outrora.

Tem mais influencia uma qualquer opinião no face ou no twiter, do que aqueles textos infindáveis no CT que ninguém lê.

Os mais velhos nao lêem nada e os mais novos lêem na internet.

Anónimo disse...

ahahahahahah