domingo, 29 de maio de 2011

RECORTES DA IMPRENSA DE HOJE

Comprava um carro em 2ª mão a José Sócrates?
José Diogo Quintela

"Eu confesso que não sei. Tenho uma grande dificuldade em responder a esta questão metafórica. Sei que é uma mera hipótese académica, que pretende avaliar a confiança em alguém, mas, como tudo o que é académico e envolve José Sócrates, as coisas nunca são tão transparentes.
O meu problema não é indecisão na resposta, é incapacidade de perceber a pergunta. Não consigo imaginar o cenário. Quer dizer, eu consigo ver Sócrates como um bem sucedido vendedor de carros em 2ª mão. Mas ninguém em Portugal pode garantir que, fosse Sócrates um vendedor de carros em 2ª mão, não se deixaria convencer a comprar-lhe um chaço. Há mesmo muita gente que não pode garantir que, fosse Sócrates um agente imobiliário, não se deixaria convencer a comprar-lhe o mesmo chaço, mas como T3. Até aí chego. Mas a minha criatividade já não é bastante para conceber um José Sócrates vendedor que admitisse que o carro não era novo. Não tenho imaginação para tanto.
No stand imaginário em que encontro Sócrates, passa-se isto:
-Vejo que está de olho neste último modelo.
-Último modelo? Mas este carro não é usado?
-Novinho em folha! Garanto-lhe!
-O conta-quilómetros diz que tem 87.502 kms.
-Isso é segundo a nova metodologia do INE. Se aplicar a antiga, dá zero.
-Até tem aqui umas mossas...
-É mesmo assim. Design italiano.
-Num Toyota?
-Toyotini. Um modelo especial, lançado em Milão.
-E a chapa de matrícula, que é preta com os números brancos, como antigamente?
vintage. Para dar estilo. Imagine o vistão que fará com as raparigas, num domingo de sol, a entrar com esta máquina no parque de estacionamento da faculdade.
Não consigo ultrapassar estes obstáculos que a minha mente insiste em colocar à minha imaginação. Só um Atlas da ficção é que tem força para suspender a incredulidade desta forma. Uma coisa é alinhar com a inverosimilhança dos elfos do Senhor dos Anéis; outra é com a idoneidade do vendedor José Sócrates.
Serei o único português que tem esta limitação? Não me parece. Acredito que haja outros que, sem ajuda dos efeitos especiais do Avatar, esbarrem neste bloqueio criativo. Proponho então que, em vez de procurar saber se se comprava um carro em 2ª mão a Sócrates, se pergunte se se vendia um carro em 2ª mão a Sócrates.
Assim já é mais fácil responder. Eu digo que não. Passados seis anos, recebia uma série de multas de estacionamento por pagar e era aí que descobria que Sócrates nunca chegara sequer a mudar o carro para seu nome."
José Diogo Quintela, publica@publico.pt, 29/05/2011, página 4

4 comentários:

Alfredo Martins Guedes - Entroncamento disse...

Comprar um carro usado a Sócrates? Isso seria uma temeridade! Seria correr o risco de ficar logo apeado nos primeiros quilómetros do percurso, pois ele certamente estaria tão podre de encobertas ferrugens como as que nos deixou durante a sua desastrosa governação!

Anónimo disse...

E isto é com o Socas. Imagine o que seria com o senhor dos passos.

Anónimo disse...

Eu não!!! Não senhor!!! Mas atropelava-o! Isso sim! Mas infelizmente não o posso fazer com o meu carro porque foi comprado novo há alguns anos e por isso é em primeira mão! Mas empresto-o com toda a alegria a quem queira!

Anónimo disse...

Vá lá, que o amigo Rebelo não transpôs a compara para Tomar e para o nosso querido Presidente Corvelo...talvez nem saib ao que é 2ª mão...