sábado, 7 de maio de 2011

SOBRE O 18º CONGRESSO DOS LAMBUÇAS




Trazer o mundo a Tomar! Não queriam mais nada? Caso para citar a estafada frase "Estes publicitários são cá uns exagerados!" Vai-se a ver, dos esperados milhares de congressistas, terão comparecido bem menos de metade. Felizmente! Porque se realmente tivessem vindo os desejados 6 mil, seriam acomodados aonde?
Um milhar de mastigantes, portanto. Apesar da distribuição gratuita de malgas na baixa lisboeta. Talvez porque as previsões meteorológicas não ajudaram. Talvez devido aos tempos de crise que atravessamos, embora nem sempre pareça. Talvez porque em época de acentuada penúria, sopa possa ser uma palavra desagradável, funesta até. A lembrar a micha à porta dos conventos, mais tarde à dos quartéis, a sopa do Sidónio e a Sopa dos Pobres. E pobre é coisa que nesta terra e neste país ninguém gosta nem admite ser, salvo quando vai mendigar junto da Cáritas ou das várias organizações da indústria assistencial, geralmente com telemóvel na mão, cigarro na boca e mp3 nos ouvidos. Somos assim. Pelintras falidos, mas arrotando para nos fazermos lordes.
Neste caso do conclave da manducação, que muitos tomarenses apelidam também de "Festa da Lavadura", é bem capaz de existir ainda um outro factor. É que se ninguém gosta de levar sopa, todos esperam vir a receber um porco quando decidem oferecer um presunto. Há até o caso daquele encarregado autárquico já falecido que, perante um desses brindes entregue por um munícipe, desabafou: Então olhe lá! O sacana do porco era coxo?
Nesta conformidade, eu se fosse autarca, providenciaria desde já para 2012 uma mudança na designação do evento. Que seria "XIX CONGRESSO DA SOPA E 1º ENCONTRO NACIONAL DE PORCOS ELEITOS. Estou crente de que viriam milhares e milhares de participantes, até porque o povo, que destas coisas sabe como ninguém, não cessa de se lastimar que os políticos são todos uns porcos, pelo que não admira que o país esteja uma porcaria. Para já não falar dos eurocratas e dos jornalistas da imprensa internacional de referência, que de há muito nos englobam nos PIGS (Portugal, Itália, Grécia, Spain = Espanha). Disfrutamos, por conseguinte, de uma sólida reputação entre os anglo-saxões.
Graças a ela teríamos assim -finalmente!- em Tomar um evento da área turística que não só não daria prejuízo como até nos prestigiaria. Afinal não há nada como uma boa reunião de família, sendo consensual que "quem sai aos seus não degenera!", pelo que todos se sentiriam em casa. Mesmo os ingleses e os irlandeses, que ultimamente...

6 comentários:

Anónimo disse...

Oh Professor!
O Senhor também é Mestre na ironia. Nem o Pinto da Costa!

Anónimo disse...

Por falar em "lambuças".Era intrigante porque é que a troika insistia tanto em reduzir as horas extraordinárias (uma questão de pormenor, pensava). Sabe-se agora que os médicos receberam em horas extras 350 milhões em 2010! Ou seja, em extras, para alem do ordenado, os srs. drs. portugueses recebem 1 milhão de euros por dia! Do SNS, claro.São estes que não querem aumentar as vagas nos cursos de medicina, não querem médicos estrangeiros cá e defendem a medicina privada. Depois dizem mal do SNS.

Anónimo disse...

Um flop ainda maior do que o do ano passado?... Só o aluguer da tenda...

Anónimo disse...

O anterior vereador do pelouro, já veio no blogue dele zurzir nas tendas, pois parece que não foi só esta que a câmara alugou.

Vamos ter mais outra na Praça da Republica: benza-os Deus! Amem!

Anónimo disse...

Quem é especialista em dar barraca também aluga ou compra tendas (pró Mercado, pró Cãogresso, Pró eventoX).

Enfim uma barracada à la Paulino!!!!

E Viva a desbunda!!!!!!

Anónimo disse...

O SNS é óptimo para os médicos. Ganham por todos os lados...
E depois ainda dizem que o país é dominados pelas coorporações!
Até o cego vê esta roubalheira!