terça-feira, 3 de maio de 2011

UMA CÂMARA RICA NUM RICO PAÍS, DÁ NISTO...







Escola de Calvinos - Casais


Património escolar a cair que bem podia ser vendido

António Freitas


Pedem-me alguns moradores de Calvinos, freguesia de Casais, que vá fotografar a velha escola, construída em 1935, por onde passaram centenas de alunos e onde eu próprio andei alguns dias, quando as professoras juntavam os alunos, nos idos anos 60 do século passado. Aqui funcionaram também, várias vezes, as mesas de voto, no desdobramento de Casais. Fechada a escola e havendo hoje o moderno centro escolar Alviobeira/Casais, na Venda Nova, este do Calvinos é mais um edífício público, edificado com dinheiro dos contribuintes, que o Ministério da Educação entregou à Câmara e  que vai caindo aos poucos. Sem honra nem proveito para ninguém, uma vez que a autarquia nem cuida, nem entrega à Junta de Freguesia, nem vende. O velho hábito de nem coiso, nem saír de cima. E como este há dezenas de edifícios cada vez mais arruinados, espalhados por todo o concelho. Uma vergonha!
Vender seria uma boa solução, uma vez que na terra há capela, casa mortuária e boas instalações do Centro Recreativo, que estão fechadas há anos. A escola daria uma boa habitação para uma família, ou uma confortável casa de campo, bastando para isso algumas obras pouco dispendiosas. Por enquanto ainda tem algum valor. Não tarda, porém,  que não valha nada, por se encontrar aberta e à mercê de qualquer malfeitor. O edifício, que não é do estilo "Estado Novo", tem uma sala, um alpendre, duas casas de banho exteriores e um pequeno pátio, onde uma pinheira vai crescendo sem ser podada, contribuindo para a degradação do telhado. Continua a ter contador da EDP, embora a luz esteja cortada, podendo muito bem suceder que a câmara até esteja a pagar o respectivo aluguer.
O recheio, composto por cadernos e outros trabalhos dos alunos, já foi vandalizado, encontrando-se espalhado pelo chão, mais ainda ninguém arranjou coragem para levar a fotocopiadora... talvez por dar muito trabalho!
Quando se sabe que a autarquia de Tomar já deve quase 35 milhões de euros = 7 milhões de contos e que a dívida global continua a aumentar todos os meses, havendo encargos futuros da ordem dos 8 milhões de euros = 1,6 milhões de contos, só para a Bragaparques, vendam mas é este património e outro que herdaram de mão beijada, uma vez que este abandono causa uma profunda tristeza em quem ali aprendeu a ler, a escrever e a fazer contas, habilidades em que tanto o senhor presidente, como  os senhores vereadores, já mostraram bastas vezes não serem nada peritos. É pena!

PS
Entretanto constatei que o site da Festa dos Tabuleiros se encontra inoperacional, por falta de pagamento. Já estamos assim? Ou ainda é só desleixo?

11 comentários:

Anónimo disse...

Uma câmara rica que até deixou de publicar no seu site as actas das reuniões desde 27 de Janeiro 2011. Há algo que não convém que os eleitores mais atentos saibam?

Anónimo disse...

Isto é o retrato fiel de um país governado,a todos os níveis,quase só por "meninos bem" e boys que não sabem quanto custa a vida ao comum dos cidadãos.

O país tem de ser governado por gente NORMAL,com profissão,com provas dadas,com ética e princípios.

Enquanto isso não acontecer não há FMI,nem troika que nos valha.

Hoje,em todo o mundo,são muito raros os países governados por gente SÉRIA e ESCRUPULOSA na defesa do interesse e dos bens públicos.

É um problema que nos atinje violentamente mas que existe à escala global.

O dinheiro e o "faz de conta",as traficâncias,a incompetência,a desvergonha,o despudor,TOMARAM O PODER.

E não se vê luz ao fundo do túnel.

Estamos por conta dos Ferreiras,dos Relvas,dos Sócrates,dos PPC e de toda a camarilha - dezenas de milhar - que os rodeia,que suga os recursos do país,através de vencimentos e mordomias "pornográficas" e de negócios corruptos e ruinosos.

Venha "UM DITADOR" com tomates para por tudo isto na ordem,mas sem por em causa as LIBERDADES FUNDAMENTAIS.

Que ponha GENTE SÉRIA a governar,que mande fazer uma auditoria aos últimos 25 anos de governação,que promova a responsabilização civil e criminal de todos os responsáveis pela situação do país,que os leve a julgamento justo,que proíba a entrada e carreiras na função pública sem ser por necessidade,concurso e mérito.

Para que não haja confusões,esta minha visão nada tem a ver com os neo-fascitas do PNR.

Anónimo disse...

Apoiado António Freitas! E tem razão, também, o comentador das 13:45. O País está entregue a gente sem qualificação, sem experiência, para o desempenho dos cargos que ocupam. São todos senhores doutores, engenheiros, deputados municipais (!). Enchem de vento, como os pavões! As escolas fechadas pelo Partido Socialista, país fora, estão a transformar-se ou vão transformar-se em pardieiros. São instalações, muitas delas do tempo da outra 'Senhora', com melhor qualidade do que muitas construídas recentemente. São edifícios que poderiam ser aproveitados para outros fins. Mas vivemos num País rico...
Podemos pedir a um membro Governo, seja quem for, que entre num combóio no Entroncamento e vá reparando, até Lisboa, no estado de abandono em que se encontram tantas e tantas instalações que outrora deram trabalho e riqueza aos portugueses? Faça-nos esse favor!

ANTÓNIO FREITAS disse...

Caros anónimos

Um dia destes prometo quando estiver uns dias em Tomar vou fotografar todas as escolas do concelhod e Tomare Ferreira do Zêzere fechadas e a cairem por desleixo das câmaras que bem as pdoiam vender ou entregar a quem se compromote-se a dar-lhes uso colectivo. Começo por uma ponta e acabo noutra

António Freitas

ANTÓNIO FREITAS disse...

Quem diz escolas diz estações de comboios em linhas activas e não activas, verdadeiros tesouros de arquitectura a cair, quando a REFER bem as podia vender. PRIVATIZAÇÃO DA CP E REFER JÁ

ANTÓNIO FREITAS disse...

Afinal o meu amigo mordomo João Victal diz que o site da festa dos tabuleiros esta operacional e pago mas que está difícil o acesso por tanto tráfego. Que raio está como o siete das Finanças ou do STAPE quando estão 3 milhões a tentar aceder. Se assim for rejubilemos que afinal há cada vez mais procura de informação online da FESTA GRANDE

Anónimo disse...

Um pouco por todo o país existem escolas como a retratada deixadas ao abandono pelo Ministério da Educação, mas que têm tido destinos diferentes. Em Grândola, por exemplom, a edilidade conseguiu dar um destino honroso a todas as escolas do concelho que foram desactivadas. Algumas foram vendidas em hasta pública e passaram para mãos privadas, sendo agora casas de férias ou mesmo habitações permanentes. Outras foram oferecidas a Associações e Colectividades de interesse público.
Por cá, espera-se que esta e outras que se lhe sigam na desdita, apodreçam com o tempo e terminem como ruínas. Assim o ditará a inércia camarária que já não nos surpreende, não é?

Pois...a massita do mês continua a pingar de Lisboa, ou melhor, via Lisboa.
Por tudo isto até acho muito bem a ideia dos representantes do FMI de reduzirem o número de Câmaras e Juntas de Freguesia. Em Tomar, por exemplo, não me chocaria que as juntas passassem a metade.

ANTÓNIO FREITAS disse...

E vão passar, pode crer. Segundo dados confidenciais é mesmo isso. Com o devido tempo e quando a informação poder ser pública direi quantas Juntas de Freguesia acabam no concelho de Tomar, pois a TROIKA quer menos 1000 e nessas mil lutarei com todas as forças e até que os dedos me doam a escrever, que sejam as das cidades por não serem precisas para nada e acabando com as da cidade, logo com maiores orçamentos e despesas, deixavam estar as rurais que d everdade fazem falta
António Freitas

Anónimo disse...

Acabem com todas as Juntas de Freguesia de Tomar (e até do País) que não sejam do bloco central!

Anónimo disse...

António Freitas:
As Juntas de Freguesia, mesmo as rurais, servem hoje para quê? para organizar os passeios dos idosos e as eleições. Nada mais. E mantê-las quanto custa??
Servem essencialmente o cassiquismo local, sem competências nem dinheiro para nada, a não ser arranjar umas ruelas com uma mistura de betuminoso que as pinta...até ao próximo acto eleitoral.
Sejamos pragmáticos: a extinção da maioria delas, assim como das Câmaras e Governos Civis, só traria benefícios,visto que os serviços necessários à população podem muito bem ser equacionados noutros moldes, sem manter estruturas de pessoal, burocracia com cos custos que tem hoje.
Mas atenção: lá se acabava o "poder local" da cassicagem que por cá anda na politiquice dos burgos.
Essa medida é das mais urgentes e necessárias, mas creio que vai ter uma teia tão grande, tão grande, que vai ser substituída...por mais cortes, mas aí não mexem os políticos. Por falta de coragem, mas também por interesse dos próprios e das concelhias partidárias, que não hão-de deixar. Depois uma concelhia dos partidos, servirá para quê????

Anónimo disse...

Ó António (Freitas), conheço-te de ginjeira. Se não fosse a politicazita baixa não eras nada! Deixa-te de lérias! Claro que um chico-esperto como tu teria de vir logo de entrada puxar a brasa à sua sardinha. Esqueces-te que freguesias como a tua há muito que não têm razão de existir. Aliás, neste país criaram-se freguesias onde haviam meia dúzia de pessoas. Será mais fácil acabar com a tua que com qualquer uma urbana, e aglutinar algumas rurais nas urbanas.
Mas subsistem problemas que a ti nem te passam pela cabeça. Há os factores históricos, factores demográficos decorrentes dos nascimentos e devidamente expressados nos Bilhetes de Identidade. Vai lá dizer aos lisboetas para se acabar com a Freguesia do Castelo, ou de Alfama, só para citar dois exemplos. E mesmo aqui em Tomar, acabavas com as freguesias de S. João e Santa Maria? Com toda a carga histórica que arrastam consigo? Acabavas com a freguesia da Asseisseira, sabendo-se o que ela representou no passado? Ou pura e simplesmente eliminavas todo esse simbolismo e passavas a designar as freguesias por A1, A2, A3...etc, etc?

Cuida-te e poupa-nos às tuas alarvices!