sexta-feira, 28 de junho de 2013

A Grécia em Imagens - Meteoras

É um dos mais interessantes conjuntos monumentais da Grécia, junto a Kalambaka, a 300 quilómetros ao norte de Atenas.

As Meteoras são um conjunto de mosteiros encarrapitados nos pitões rochosos erosinados pelo tempo e por um rio, edificados nos séculos XIV e XV por religiosos anacoretas, que entre nós designamos por ermitas.

Chegou a haver 24 mosteiros, mas actualmente restam apenas seis, restaurados graças aos fundos de Bruxelas, posto que o conjunto mereceu a classificação de Património da Humanidade.

Embora actualmente já disponham de acesso rodoviário, até há pouco tempo os únicos contactos com o exterior e os abastecimentos...

 ...faziam-se por meio de cordas, poleias, roldanas e força braçal.


Situados próximo das localidades de Kalambaka, (13 mil habitantes) e Kastraki, (dois mil habitantes), os cinco mosteiros de ermitõese e um de ermitoas ainda não puderam beneficiar dos excelentes conhecimentos de alguns técnicos superiores da autarquia tomarense. Por isso ainda se podem ver vendedores ambulantes à entrada de cada um deles, tanto apeados como motorizados:

Apesar da crise, das obras e dos fundos de Bruxelas, cujas escorrências têm cegado tanta gente, esta foto documenta, sem margem para dúvidas, que ainda há gregos felizes. Pelo menos quando comparados com os seus homólogos tomarenses, um dos quais até tem uma carrinha apreendida pela autarquia. Bizarrias nabantinas...





Sem comentários: