segunda-feira, 24 de junho de 2013

Velhos hábitos

 Foto 1- 2011

Foto 2 - 2013

A Rua do Pé da Costa da Cima é bem conhecida dos tomarenses. Trata-se  da única em toda a cidade cujos moradores só conseguem chegar a casa de automóvel passando antes por dentro do famoso ParqT, agora municipal, mediante a bagatela de quase sete milhões de euros. Como se isso não bastasse, os senhores autarcas, ao mesmo tempo que vão proclamando a necessidade de requalificar o património construído da cidade  antiga, nada fazem para facilitar a vida aos infelizes proprietários.
Como sucedeu com o imóvel acima. O dono viu-se envolvido com o poder judicial, accionado pelo defunto IGESPAR, entretanto integrado na DGPC, mas ainda a aguardar uma monda séria, designadamente no Convento de Cristo. Alegam que o esqueleto do prédio foi demolido, quando afinal ruiu. Tomarense dos quatro costados, o nosso conterrâneo não se deixou abater e mandou reedificar, uma vez conseguida a aprovação do projecto pela autarquia. 
Concluído o exterior (foto 2), solicitou à EDP que voltassem a colocar o candeeiro que se vê na foto 1. Qual não foi a sua surpresa ao receber, lá nos Açores onde reside, esta resposta lacónica e nada canónica: -"Roubaram o candeeiro!"
Fiel aos velhos hábitos do tempo do monopólio estatal e do quero, posso e mando, o empregado autor da resposta da agora empresa privada EDP nem sequer se deu ao incómodo de ponderar que, mesmo se houve roubo, (o que falta provar), o munícipe dono do prédio e autor do pedido nada tem a ver com o assunto. Ou agora os consumidores e os proprietários dos imóveis, além de pagarem o IMI e a energia a preços de queimar, também estão obrigados a vigiar a iluminação pública à borla?!
Deixem-se mas é de atitudes caricatas e ponham lá o candeeiro quanto antes!

Sem comentários: