quinta-feira, 6 de junho de 2013

Viver em Tomar? Uma maravilha!!!


Três anos após o encerramento compulsivo do mercado pela ASAE; mais de dois anos após a compra e montagem da tenda-sauna, que custou perto de 300 mil euros; a relativa maioria laranja lá chegou finalmente à conclusão que era necessário cumprir as normas europeias. Resolveu agora adjudicar, por cerca de 100 mil euros, IVA incluído, a substituição da respectiva cobertura em placas de amianto, material proibido na Europa, porque cancerígeno. Custou mas lá vai.
Entretanto continuam a arrastar-se as obras da envolvente ao Convento de Cristo, o que só surpreenderá os menos atentos a estas coisas. O que nasce torto, tarde ou nunca se endireita. Três grandes problemas se perfilam já, mesmo antes da conclusão da empreitada, mais lá para o Outono. 1- O arranjo da via pedonal através da Mata afinal não terá servido para nada, a manter-se a obtusa situação actual. A  direcção do monumento recusa manter aberto o portão da Torre da Condessa e o do lagar está fechado por razões desconhecidas, sem data prevista de reabertura. Parece que estamos no reino do deixa andar... 
2 -Após a monumental asneira que consistiu em arranjar estacionamentos lá em cima, enquanto os comerciantes e hoteleiros se queixam que os turistas não vêm cá baixo por falta dos ditos, falou-se em tarifar a sua utilização. Como? Parece que por agora ainda ninguém sabe. Cobrança automática? Os carros de matrícula estrangeira e os de aluguer sem condutor só não se escapam se não quiserem. Não há qualquer modo eficaz de multar os condutores recalcitrantes. E os parquímetros correm sérios riscos de ser aliviados durante a noite, que os locais são isolados. Presença de cobradores? Como são três parques (dois para ligeiros, um para autocarros), o produto da cobrança não chegará para pagar aos funcionários. Nem coisa que se pareça. Resta um outro detalhe bicudo: como proceder com os condutores que estacionam fora dos parques, junto aos passeios, por exemplo? Será necessário instalar uma esquadra privativa da PSP no Convento de Cristo? Espaço não falta. Efectivos é que não há.
3 - No âmbito das infelizes obras, a cafetaria da Cerrada dos Cães está pronta há meses, mas não equipada. Fala-se agora em concessioná-la. Uma vez que a raposa muda de pelo mas não de hábitos, já consta que o futuro concessionário é conhecido, mesmo antes da abertura do concurso. O que promete.
Uma vez que a oposição é maioritária, seria bom que, pelo menos neste caso tão sensível, levasse a relativa maioria a fazer as coisas como mandam as boas práticas: caderno de encargos elaborado, corrigido e difundido atempadamente, condições concursais estritas, igualdade de oportunidades, propostas entregues em carta fechada e lacrada, abertas só perante os concorrentes e o júri, posterior rateio se necessário, devido a igualdade de propostas. Será pedir demasiado? Sacudir a água do capote é sempre muito mais fácil, lá isso é verdade... mas as eleições são praticamente já a seguir.

Sem comentários: