quarta-feira, 5 de junho de 2013

"Vox populi, vox Dei"

Sob este título latino, que significa "A voz do povo é a voz de Deus", inicia-se em Tomar a dianteira a publicação de "sondagens" de ouvido, provindas dos diversos centros informativos nabantinos: mercado, comerciantes, barbeiros, cafés... A de hoje tem origem num conhecido comerciante da cidade velha, tomarense de nascimento, que conhece e ouve muita gente.
Segundo ele, O PSD e portanto Carlos Carrão, têm sempre três vereadores garantidos. Caso o candidato não cometa muito mais erros, poderá até vir a conseguir um quarto eleito. O outro candidato com boas possibilidades, segundo a mesma fonte, é Pedro Marques. Sabe ouvir e ouve muita gente, conhece bem o concelho e continua a frequentar meios bastante influentes. Embora sem hipóteses de vencer, deve conseguir manter os dois eleitos, faltando apenas saber se conseguirá averbar mais um vereador, ou se este irá para o tal quarto lugar dos laranjas. Isto porque, sustenta a nossa fonte, na situação actual, o PS não tem qualquer amparo. Nem a nível local nem nacional, por falta de confiança do eleitorado. É quase certo que vai perder um vereador, regressando à situação de 2005/2009. Com ou sem mandatários cabotinos relapsos. 
Como bem reza o anexim, "A raposa muda de pêlo, mas não de hábitos." E o passado não abona.
A cidade e o concelho precisam com urgência é de projectos profícuos e realistas, pilotados por quem tenha gabarito para os implementar. Com apresentações de candidatos, inaugurações de sedes, indicações de mandatários e muita literatura para mobilar, não vamos lá. Nem coisa parecida.
As outras candidaturas, conclui a fonte, nem sequer vão chegar a molhar a sopa, na terra que inaugurou os respectivos congressos.
No próximo Outono logo veremos quem tinha razão e quem andava apenas a vender água sem caneco, tentando ocultar a cruel  e nua verdade sob o manto diáfano da fantasia, tendo na mira a manipulação dos eleitores. Como tem sucedido até agora...

Sem comentários: