terça-feira, 25 de junho de 2013

E a Grécia? Como é que está? - 2

Foi muito comentada por estas bandas a posição do presidente António Paiva, referindo não querer em Tomar turismo de pé-descalço. Os conhecidos "mochileiros" ou "caracóis". Como se no turismo a selecção pudesse ser feita de acordo com os absconsos critérios de cada autarca. Mas fica sempre bem e rende muitos votos afirmar que se pretende para qualquer burgo apenas turismo de luxo e nunca o de massas = grandes quantidades. O problema é que, posteriormente, para repelir os visitantes "pé-descalço", acaba-se por afastar igualmente os outros. Como sucede em Tomar.
Embora em crise, os gregos aceitam todo o tipo de visitantes, oferecendo-lhes um riquíssimo património histórico, muita praia, boa comida, simpatia, boas estruturas de acolhimento, folclore e sol com fartura. Daqui resulta o que as fotos seguintes mostram. Que começa a ocorrer igualmente em Lisboa, graças à nova política de turismo de António Costa, tendo como um dos principais objectivos o incremento das escalas de cruzeiros.
Contudo, cada um dos novos navios da especialidade é uma verdadeira cidade flutuante, com mais de três mil passageiros e perto de mil tripulantes. De forma que, ao atracar em cada porto, são necessários muitos autocarros para acolher todos os inscritos nos diversos circuitos. Geralmente entre 15 e 60, a 55 passageiros cada. Estão a imaginar a coisa aqui em Tomar? Com estacionamento onde? O novo parque junto à fachada norte do Convento dá para apenas 10. E os outros?
Entretanto vão olhando para as fotos e pensando se valerá mesmo a pena ir votar em Setembro...

Autocarros de turismo num dos parques de estacionamento de Santorini, uma ilha com 14 mil habitantes.

 Turistas numa das ruas da capital de Santorini.

 O calor aperta, a sede desperta... e há que aguardar a sua vez para se aliviar no WC!



Três aspectos da Ilha de Santorini

Um dos autocarros aguardando o regresso dos turistas. Na placa amarela o nº 16 e no para-brisas a indicação "English and Ind." = guia em inglês para clientes individuais (não englobados num grupo pré-organizado).
Bagagens aguardando embarque no Porto do Pireu - Atenas

Sem comentários: