quarta-feira, 12 de junho de 2013

Encontrar outro modo de vida


 Foto 1
Foto 2

Foto 3

Embora uns não entendam e outros não queiram entender, o que nestas linhas se tem procurado inculcar é a urgente e imperiosa necessidade de encontrar outro modo de vida aqui em Tomar. Porque o modelo do século passado, quase exclusivamente à sombra do Estado, esse está a mirrar irremediavelmente de dia para dia. De forma que o melhor, pareceu-nos, era aconselhar uma vez mais o retorno aos clássicos. O back to de basics dos anglo-saxões e respectivos seguidores. Tratem por conseguinte de ler ou reler quanto antes o evangelho do Gandanóia, que tem muito de aproveitável.
(Para o pessoal da esquerda pura, dura e sem mácula, fica desde já a promessa de se publicitar e comentar qualquer obra sobre a crise do Jerónimo, do Seguro ou do Louçã. Desde que apareçam, é claro!)
Entretanto, seria bom que os tomarenses, e os que se tomam por tal, descessem dos respectivos pedestais onde julgam estar, começando a ter em conta os contornos desta apagada e vil tristeza (Foto 3, colhida ontem frente ao Paraíso).
Deixem-se de "rumo certo", "mudança", "força da cidadania" e quejandos. Tratem mas é de elaborar quanto antes uma táctica e uma estratégia, ambas adequadas aos jogadores, aos treinadores e aos dirigentes que há em Tomar. Considerem que mesmo se, por grande milagre de Fátima, o União viesse a ser treinado pelo Mourinho ou pelo Guardiola, de certeza que, sem muitos reforços e novos dirigentes, nem mesmo assim conseguiria vencer a 1ª Liga.
E por falar em mudar de vida, Tomar a dianteira faz uma pausa até dia 24 do corrente. Estará para as bandas de Atenas, Olímpia, Mikonos, Corfu porque, se quem não sabe é como quem não vê, a inversa também é pertinente: quem não vê é como quem não sabe. O pessoal aqui do burgo é que teima em acreditar no contrário. Porque assim lhes convém. Mas sem Mundo...

Sem comentários: